Trabalho de Curso - Graduação - Monografia

A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica

The idea that human formation is a continuous process raises studies and actions in different areas, together with its actors and institutions. Likewise, this work was initially inspired by this consideration, since academic training was interpreted as part of human development and, therefore, is ap...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Regiane Caldeira dos
Grau: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7559
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7559
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75592025-01-09T03:03:59Z A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica SANTOS, Regiane Caldeira dos SOUZA, Alexandre Augusto Cals e http://lattes.cnpq.br/2652815221358066 https://orcid.org/0000-0002-1424-5055 Formação acadêmica Narrativa autobiográfica Educação quilombola Comunidade quilombola Tucumandeua Academic training Autobiographical narrative Quilombola education Tucumandeua quilombola community CNPQ::CIENCIAS HUMANAS The idea that human formation is a continuous process raises studies and actions in different areas, together with its actors and institutions. Likewise, this work was initially inspired by this consideration, since academic training was interpreted as part of human development and, therefore, is approached in this work as a stage and/or continuous search, starting in childhood and lasting until adulthood. Thus, the present work is an autobiographical narrative, of a woman belonging to Quilombo Tucumandeua, guided by the question of: what is the academic training trajectory of a woman belonging to a Quilombola Community? To this end, contributions from autobiographical, bibliographical and field collections were used, with the fundamental objective of reflecting on the importance of Quilombola Education and the challenges proposed to quilombolas to reach all levels of Brazilian education. Among the authors of the theoretical framework, the following stand out: Brasil (2013; 2017), ECQ (2023) and Soares (2001). In a preliminary presentation of the results, it was found that members of the Quilombola Community of Tucumandeua experience similar difficulties, related to transportation, infrastructure and investment opportunities in Education, such as the reestablishment of a school in the Community of Tucumandeua. In conclusion, although academic training is full of challenges, for some groups, called “minorities”, these searches are even more challenging. A ideia de que a formação humana é um processo contínuo, conduz estudos e atuações de diversas áreas, junto a seus atuantes e instituições. Analogamente, este trabalho foi inicialmente inspirado nessa consideração, visto que a formação acadêmica, esteve interpretada como parte do desenvolvimento humano e por isso é abordada neste trabalho sendo uma etapa e/ou busca continua, iniciando na infância, e perdurando até a fase adulta. Dessa forma, o presente trabalho trata-se de uma narrativa autobiográfica, de uma mulher pertencente ao Quilombo Tucumandeua, norteada pelo questionamento de: como se dar a trajetória de formação acadêmica de uma mulher pertencente a uma Comunidade Quilombola? Para tanto, utilizou-se aportes de coletas autobiográfica, bibliográficas e de campo, com o objetivo fundamental de refletir sobre a importância da Educação Quilombola e os desafios propostos aos quilombolas para alcançarem todos os níveis da educação brasileira. Entre os autores do referencial teórico destaca-se: Brasil (2013; 2017), ECQ (2023) e Soares (2001). Em apresentação preliminar dos resultados, verificou-se que os membros da Comunidade Quilombola Tucumandeua vivenciam dificuldades semelhantes, relacionadas a transporte, à infraestrutura, e ao ensejo de investimentos em Educação, como o restabelecimento de uma escola na Comunidade Tucumandeua. Concluindo-se que embora a formação acadêmica seja repleta de desafios, para alguns grupos, apontados como “minorias” essas buscas são ainda mais desafiadoras. 2025-01-06T18:26:00Z 2025-01-06T18:26:00Z 2024-07-02 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia SANTOS, Regiane Caldeira dos. A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2024. 43 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7559. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7559 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação acadêmica
Narrativa autobiográfica
Educação quilombola
Comunidade quilombola Tucumandeua
Academic training
Autobiographical narrative
Quilombola education
Tucumandeua quilombola community
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
spellingShingle Formação acadêmica
Narrativa autobiográfica
Educação quilombola
Comunidade quilombola Tucumandeua
Academic training
Autobiographical narrative
Quilombola education
Tucumandeua quilombola community
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
SANTOS, Regiane Caldeira dos
A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica
topic_facet Formação acadêmica
Narrativa autobiográfica
Educação quilombola
Comunidade quilombola Tucumandeua
Academic training
Autobiographical narrative
Quilombola education
Tucumandeua quilombola community
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description The idea that human formation is a continuous process raises studies and actions in different areas, together with its actors and institutions. Likewise, this work was initially inspired by this consideration, since academic training was interpreted as part of human development and, therefore, is approached in this work as a stage and/or continuous search, starting in childhood and lasting until adulthood. Thus, the present work is an autobiographical narrative, of a woman belonging to Quilombo Tucumandeua, guided by the question of: what is the academic training trajectory of a woman belonging to a Quilombola Community? To this end, contributions from autobiographical, bibliographical and field collections were used, with the fundamental objective of reflecting on the importance of Quilombola Education and the challenges proposed to quilombolas to reach all levels of Brazilian education. Among the authors of the theoretical framework, the following stand out: Brasil (2013; 2017), ECQ (2023) and Soares (2001). In a preliminary presentation of the results, it was found that members of the Quilombola Community of Tucumandeua experience similar difficulties, related to transportation, infrastructure and investment opportunities in Education, such as the reestablishment of a school in the Community of Tucumandeua. In conclusion, although academic training is full of challenges, for some groups, called “minorities”, these searches are even more challenging.
author_additional SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
author_additionalStr SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
format Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
author SANTOS, Regiane Caldeira dos
title A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica
title_short A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica
title_full A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica
title_fullStr A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica
title_full_unstemmed A trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de Tucumandeua em busca da formação acadêmica
title_sort trajetória de vida de uma mulher da comunidade quilombola de tucumandeua em busca da formação acadêmica
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7559
_version_ 1829093122138701824
score 11.753735