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Artigo
Experiências da pedagogia social no contexto do Creas no município de Tomé-Açu-Pará
Tendo em vista que os espaços de atuação do profissional de pedagogia não se limitam apenas ao ambiente escolar, este trabalho apresenta um estudo sobre as experiências do campo da pedagogia social trabalhada no contexto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, visando comp...
Autor principal: | MOREIRA, Islene Chaves |
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Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2025
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Assuntos: | |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-75632025-01-09T03:03:59Z Experiências da pedagogia social no contexto do Creas no município de Tomé-Açu-Pará MOREIRA, Islene Chaves ASSUNÇÃO, Mariza Felippe http://lattes.cnpq.br/8675067656056250 CREAS Direitos humanos Pedagogia social CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Tendo em vista que os espaços de atuação do profissional de pedagogia não se limitam apenas ao ambiente escolar, este trabalho apresenta um estudo sobre as experiências do campo da pedagogia social trabalhada no contexto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, visando compreender a atuação do profissional de pedagogia, no processo de garantia de direitos dentro desta unidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que obteve como metodologia para o aporte teórico a pesquisa bibliográfica de estudos já publicados sobre a temática, e pesquisa de campo onde fora utilizado como técnica de coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com a profissional de pedagogia do CREAS. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a inserção deste profissional no âmbito da Assistência Social ainda é recente, e as consequências causadas pela falta de preparação na formação inicial acarretam grandes desafios para a prática do educador social inserido em uma instituição que atende vítimas de violações de direitos. 2025-01-06T18:54:39Z 2025-01-06T18:54:39Z 2024-07-02 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo MOREIRA, Islene Chaves. Experiências da pedagogia social no contexto do CREAS no município de Tomé-Açu-Pará. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2024. 24 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7563. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7563 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Tendo em vista que os espaços de atuação do profissional de pedagogia não se limitam apenas ao ambiente escolar, este trabalho apresenta um estudo sobre as experiências do campo da pedagogia social trabalhada no contexto do Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, visando compreender a atuação do profissional de pedagogia, no processo de garantia de direitos dentro desta unidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que obteve como metodologia para o aporte teórico a pesquisa bibliográfica de estudos já publicados sobre a temática, e pesquisa de campo onde fora utilizado como técnica de coleta de dados a aplicação de uma entrevista semiestruturada com a profissional de pedagogia do CREAS. Os resultados obtidos nesta pesquisa apontam que a inserção deste profissional no âmbito da Assistência Social ainda é recente, e as consequências causadas pela falta de preparação na formação inicial acarretam grandes desafios para a prática do educador social inserido em uma instituição que atende vítimas de violações de direitos. |
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