Artigo

As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba

This study presents a set of discussions on the crisis that the new coronavirus pandemic caused in Brazil in 2020, affecting various segments of society such as health, the economy and education. As a measure to prevent and control Covid-19, UFPA adopted the remote teaching modality through Resolu...

ver descrição completa

Autor principal: FARIAS, Klyvia Clarisse Xavier
Grau: Artigo
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7610
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7610
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76102025-01-15T03:02:23Z As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba FARIAS, Klyvia Clarisse Xavier SOUZA, Alexandre Augusto Cals e  http://lattes.cnpq.br/2652815221358066 DIAS, Jéssica Costa http://lattes.cnpq.br/8664180458168854 https://orcid.org/0000-0002-1424-5055 https://orcid.org/0009-0004-3787-6003 Educação Ensino remoto emergencial Políticas públicas Education Emergency remote education Public policy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study presents a set of discussions on the crisis that the new coronavirus pandemic caused in Brazil in 2020, affecting various segments of society such as health, the economy and education. As a measure to prevent and control Covid-19, UFPA adopted the remote teaching modality through Resolution No. 5,294, of August 21, 2020. In this sense, the aim of this study is to analyze the impact of the technological and pedagogical strategies applied by UFPA in emergency remote teaching in the context of the pandemic to the pedagogy course. The methodology is descriptive and exploratory with a quantitative and qualitative approach using bibliographic and documentary analysis and a structured questionnaire. The results of the research point to clarification of the implementation of public policies that were applied by the Federal Government initiative, then by the state of Pará and its municipalities, until their application at UFPA, pointing out the university's position in adhering to the suspension of classes and the implementation of the Emergency Remote Education (ERE) modality. In this way, the study makes it possible to discuss the technological and pedagogical strategies applied to the teaching process in the pedagogy course at the Abaetetuba campus. Este estudo apresenta um conjunto de discussões sobre a crise que a pandemia do novo coronavírus causou no Brasil no ano de 2020, afetando vários segmentos da sociedade como a saúde, a economia e a educação. Como medida de prevenção e controle da Covid – 19 a UFPA adotou a modalidade do ensino remoto por meio da Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é fazer uma a análise do impacto das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia ao curso de pedagogia. A metodologia é de caráter descritivo e exploratório de abordagem quanto-qualitativa por meio dos instrumentos de análise bibliográfica, documental e questionário estruturado. Os resultados da pesquisa apontam para o esclarecimento da implementação de políticas públicas que foram aplicadas pela iniciativa do Governo Federal, em seguida pelo estado do Pará e dos seus municípios, até a aplicação delas na UFPA, apontando o posicionamento da universidade em aderir pela suspensão das aulas e a implementação da modalidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Dessa forma, o estudo possibilita a discussão em torno das estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas para o processo de ensino no curso de pedagogia, no campus de Abaetetuba. 2025-01-14T14:25:07Z 2025-01-14T14:25:07Z 2024-06-19 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo FARIAS, Klyvia Clarisse Xavier. As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza; Co-orientadora: Jéssica Costa Dias. 2024. 20 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2024. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7610. Acesso em:. https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7610 Acesso Aberto Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Educação
Ensino remoto emergencial
Políticas públicas
Education
Emergency remote education
Public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Ensino remoto emergencial
Políticas públicas
Education
Emergency remote education
Public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
FARIAS, Klyvia Clarisse Xavier
As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba
topic_facet Educação
Ensino remoto emergencial
Políticas públicas
Education
Emergency remote education
Public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study presents a set of discussions on the crisis that the new coronavirus pandemic caused in Brazil in 2020, affecting various segments of society such as health, the economy and education. As a measure to prevent and control Covid-19, UFPA adopted the remote teaching modality through Resolution No. 5,294, of August 21, 2020. In this sense, the aim of this study is to analyze the impact of the technological and pedagogical strategies applied by UFPA in emergency remote teaching in the context of the pandemic to the pedagogy course. The methodology is descriptive and exploratory with a quantitative and qualitative approach using bibliographic and documentary analysis and a structured questionnaire. The results of the research point to clarification of the implementation of public policies that were applied by the Federal Government initiative, then by the state of Pará and its municipalities, until their application at UFPA, pointing out the university's position in adhering to the suspension of classes and the implementation of the Emergency Remote Education (ERE) modality. In this way, the study makes it possible to discuss the technological and pedagogical strategies applied to the teaching process in the pedagogy course at the Abaetetuba campus.
author_additional SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
author_additionalStr SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
format Artigo
author FARIAS, Klyvia Clarisse Xavier
title As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba
title_short As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba
title_full As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba
title_fullStr As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba
title_full_unstemmed As estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela UFPA no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de Abaetetuba
title_sort as estratégias tecnológicas e pedagógicas aplicadas pela ufpa no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia: um estudo no curso de pedagogia no campus de abaetetuba
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7610
_version_ 1829093136604856320
score 11.753735