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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Subjetivação e linguagem: um estudo sobre particularidades na apropriação de linguagem de crianças surdas; filhos (as) de pais ouvintes
The present work aims to to analyze the particularities of the language appropriation process in the subjectivation of deaf children of hearing parents. We highlight in this article the importance of parental bonds for the development of language skills that circulate spontaneously in the family en...
Autor principal: | CRUZ, Juacély Raquel da Conceição |
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Grau: | Trabalho de Curso - Graduação - Monografia |
Publicado em: |
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76442025-01-22T03:02:27Z Subjetivação e linguagem: um estudo sobre particularidades na apropriação de linguagem de crianças surdas; filhos (as) de pais ouvintes CRUZ, Juacély Raquel da Conceição AZEVEDO, Alexandre Maurício Fonseca de Subjetivação Linguagem Pais ouvintes Filhos surdos. Subjectivation Language Hearing parentes Deaf children CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA The present work aims to to analyze the particularities of the language appropriation process in the subjectivation of deaf children of hearing parents. We highlight in this article the importance of parental bonds for the development of language skills that circulate spontaneously in the family environment. As theoretical support, we chose to open a dialogue with a group of authors who develop studies in the interface with psycholinguistics, among which we highlight the considerations of Solé (2005) which alerts us to the possibility of a certain negligence and ignorance on the part of hearing parents of deaf children who end up making hasty decisions regarding the linguistic development of their children. Another prominent author is Spitz (1998) which reinforces the idea of early stimulation that makes use of greater brain plasticity, which we understand as favorable to the child's global development. We consider that the decisions made by the parents in the face of the diagnosis of deafness, directly interfere in the process of subjectivation and language development and in its insertion in the school environment. O presente trabalho tem por objetivo analisar as particularidades do processo de apropriação da linguagem na subjetivação de crianças surdas, filhos (as) de pais ouvintes. Destacamos neste artigo a importância dos laços parentais para o desenvolvimento das habilidades linguísticas que circulam de forma espontânea no ambiente familiar. Como suporte teórico optou-se por abrir diálogo com um conjunto de autores que desenvolvem estudos na interface com a psicolinguística, dentre os quais destacamos as considerações de Solé (2005) que nos alerta sobre a possibilidade de certa negligência e desconhecimento dos pais ouvintes de filhos surdos que acabam por tomar decisões precipitadas em relação ao desenvolvimento linguístico de seus filhos. Outro autor em destaque é Spitz (1998) que reforça a ideia de uma estimulação precoce que se vale de uma maior plasticidade cerebral que entendemos como favorável ao desenvolvimento global da criança. Consideramos que, as decisões tomadas pelo pais frente ao diagnóstico de surdez, interferem diretamente no processo de desenvolvimento da subjetivação e linguagem e na sua inserção no âmbito escolar. 2025-01-21T16:34:21Z 2025-01-21T16:34:21Z 2022-03-21 Trabalho de Curso - Graduação - Monografia CRUZ, Juacély Raquel da Conceição. Subjetivação e linguagem: um estudo sobre particularidades na apropriação de linguagem de crianças surdas; filhos (as) de pais ouvintes. 2022. 2021 f. Orientador: Alexandre Maurício Fonseca de Azevedo. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Libras - Língua Portuguesa) - Faculdade de Letras Línguas Estrangeiras Modernas, Instituto de Letras Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7644. Aceso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7644 Acesso Aberto Enviado por email: bibletras@ufpa.br |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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ignorance on the part of hearing parents of deaf children who end up making hasty decisions regarding the linguistic development of their children. Another prominent author is Spitz (1998) which reinforces the idea of early stimulation that makes use of greater brain plasticity, which
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