Artigo

Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos

Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os...

ver descrição completa

Autor principal: PASSOS, Thaiana Ferreira dos
Grau: Artigo
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7653
Resumo:
Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os alunos ‘ditos normais’, desconsiderando os alunos surdos e/ou contexto da Língua de Sinais Brasileira, em que apresenta caráter visual-espacial e uma lei, a de no 12.319/2010 que garante o acesso aos intérpretes nos espaços escolares para interpretar e acompanhar os discentes surdos, mas, muitas escolas não possuem esse profissional. Nesse sentido, compreendemos que a falta de conhecimento e de estratégias por parte do professor a respeito do ensino do texto literário em LIBRAS, dificulta um planejamento que o leve em consideração, desse modo, a aula é pensada para os alunos ouvintes, sendo caracterizada pela oralidade, tornando os alunos surdos apenas como copistas. A partir do exposto e após leituras sobre isso, percebemos a necessidade de fazer alguns apontamentos, tais como: de que forma esses conteúdos literários poderiam ser trabalhados com alunos surdos, quais métodos podem ser usados para que os mesmos se interessem pelo assunto; além de apresentar propostas de como ensinar o texto literário para o aluno surdo, levando em consideração o papel da literatura/professor no ambiente escolar e na vida do aluno. Este trabalho caracteriza-se como bibliográfico descritivo e com análise qualitativa.