/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos
Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os...
Autor principal: | PASSOS, Thaiana Ferreira dos |
---|---|
Grau: | Artigo |
Publicado em: |
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7653 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7653 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76532025-01-25T03:02:33Z Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos PASSOS, Thaiana Ferreira dos CARDOSO JÚNIOR, Waldemar da Silva http://lattes.cnpq.br/8498122848552606 https://orcid.org/0000-0001-5503-4716 Texto literário para surdo Propostas Libras CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os alunos ‘ditos normais’, desconsiderando os alunos surdos e/ou contexto da Língua de Sinais Brasileira, em que apresenta caráter visual-espacial e uma lei, a de no 12.319/2010 que garante o acesso aos intérpretes nos espaços escolares para interpretar e acompanhar os discentes surdos, mas, muitas escolas não possuem esse profissional. Nesse sentido, compreendemos que a falta de conhecimento e de estratégias por parte do professor a respeito do ensino do texto literário em LIBRAS, dificulta um planejamento que o leve em consideração, desse modo, a aula é pensada para os alunos ouvintes, sendo caracterizada pela oralidade, tornando os alunos surdos apenas como copistas. A partir do exposto e após leituras sobre isso, percebemos a necessidade de fazer alguns apontamentos, tais como: de que forma esses conteúdos literários poderiam ser trabalhados com alunos surdos, quais métodos podem ser usados para que os mesmos se interessem pelo assunto; além de apresentar propostas de como ensinar o texto literário para o aluno surdo, levando em consideração o papel da literatura/professor no ambiente escolar e na vida do aluno. Este trabalho caracteriza-se como bibliográfico descritivo e com análise qualitativa. 2025-01-23T16:54:04Z 2025-01-23T16:54:04Z 2023-07-19 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo PASSOS, Thaiana Ferreira dos. Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos. Orientador: Waldemar da Silva Cardoso Júnior. 2023. [10] f. TCC - Artigo (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7653. Acesso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7653 Acesso Aberto Enviado por email: bibletras@ufpa.br |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Texto literário para surdo Propostas Libras CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
spellingShingle |
Texto literário para surdo Propostas Libras CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS PASSOS, Thaiana Ferreira dos Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos |
topic_facet |
Texto literário para surdo Propostas Libras CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os alunos ‘ditos normais’, desconsiderando os alunos surdos e/ou contexto da Língua de Sinais Brasileira, em que apresenta caráter visual-espacial e uma lei, a de no 12.319/2010 que garante o acesso aos intérpretes nos espaços escolares para interpretar e acompanhar os discentes surdos, mas, muitas escolas não possuem esse profissional. Nesse sentido, compreendemos que a falta
de conhecimento e de estratégias por parte do professor a respeito do ensino do texto literário em LIBRAS, dificulta um planejamento que o leve em consideração, desse modo, a aula é pensada para os alunos ouvintes, sendo caracterizada pela oralidade, tornando os alunos surdos apenas como copistas. A partir do exposto e após leituras sobre isso, percebemos a necessidade de fazer alguns apontamentos, tais como: de que forma esses conteúdos literários poderiam ser trabalhados com alunos surdos, quais métodos podem ser usados para que os mesmos se interessem pelo assunto; além de apresentar propostas de como ensinar o texto literário para o aluno surdo, levando em consideração o papel da literatura/professor no ambiente escolar e na vida do aluno. Este trabalho caracteriza-se como bibliográfico descritivo e com análise qualitativa. |
author_additional |
CARDOSO JÚNIOR, Waldemar da Silva |
author_additionalStr |
CARDOSO JÚNIOR, Waldemar da Silva |
format |
Artigo |
author |
PASSOS, Thaiana Ferreira dos |
title |
Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos |
title_short |
Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos |
title_full |
Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos |
title_fullStr |
Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos |
title_full_unstemmed |
Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos |
title_sort |
propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos |
publishDate |
2025 |
url |
https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7653 |
_version_ |
1829093195824234496 |
score |
11.753735 |