Artigo

Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos

Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os...

ver descrição completa

Autor principal: PASSOS, Thaiana Ferreira dos
Grau: Artigo
Publicado em: 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7653
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-7653
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-76532025-01-25T03:02:33Z Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos PASSOS, Thaiana Ferreira dos CARDOSO JÚNIOR, Waldemar da Silva http://lattes.cnpq.br/8498122848552606 https://orcid.org/0000-0001-5503-4716 Texto literário para surdo Propostas Libras CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os alunos ‘ditos normais’, desconsiderando os alunos surdos e/ou contexto da Língua de Sinais Brasileira, em que apresenta caráter visual-espacial e uma lei, a de no 12.319/2010 que garante o acesso aos intérpretes nos espaços escolares para interpretar e acompanhar os discentes surdos, mas, muitas escolas não possuem esse profissional. Nesse sentido, compreendemos que a falta de conhecimento e de estratégias por parte do professor a respeito do ensino do texto literário em LIBRAS, dificulta um planejamento que o leve em consideração, desse modo, a aula é pensada para os alunos ouvintes, sendo caracterizada pela oralidade, tornando os alunos surdos apenas como copistas. A partir do exposto e após leituras sobre isso, percebemos a necessidade de fazer alguns apontamentos, tais como: de que forma esses conteúdos literários poderiam ser trabalhados com alunos surdos, quais métodos podem ser usados para que os mesmos se interessem pelo assunto; além de apresentar propostas de como ensinar o texto literário para o aluno surdo, levando em consideração o papel da literatura/professor no ambiente escolar e na vida do aluno. Este trabalho caracteriza-se como bibliográfico descritivo e com análise qualitativa. 2025-01-23T16:54:04Z 2025-01-23T16:54:04Z 2023-07-19 Trabalho de Curso - Graduação - Artigo PASSOS, Thaiana Ferreira dos. Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos. Orientador: Waldemar da Silva Cardoso Júnior. 2023. [10] f. TCC - Artigo (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7653. Acesso em: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7653 Acesso Aberto Enviado por email: bibletras@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Texto literário para surdo
Propostas
Libras
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Texto literário para surdo
Propostas
Libras
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
PASSOS, Thaiana Ferreira dos
Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos
topic_facet Texto literário para surdo
Propostas
Libras
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description Quando falamos de literatura no contexto escolar, muitos assuntos vêm a nossa memória. Lembramos-nos de histórias românticas, das escolas literárias, de poemas, poesias entre outros. Porém, existem diversas maneiras da Literatura a ser trabalhada em sala de aula direcionadas, primordialmente para os alunos ‘ditos normais’, desconsiderando os alunos surdos e/ou contexto da Língua de Sinais Brasileira, em que apresenta caráter visual-espacial e uma lei, a de no 12.319/2010 que garante o acesso aos intérpretes nos espaços escolares para interpretar e acompanhar os discentes surdos, mas, muitas escolas não possuem esse profissional. Nesse sentido, compreendemos que a falta de conhecimento e de estratégias por parte do professor a respeito do ensino do texto literário em LIBRAS, dificulta um planejamento que o leve em consideração, desse modo, a aula é pensada para os alunos ouvintes, sendo caracterizada pela oralidade, tornando os alunos surdos apenas como copistas. A partir do exposto e após leituras sobre isso, percebemos a necessidade de fazer alguns apontamentos, tais como: de que forma esses conteúdos literários poderiam ser trabalhados com alunos surdos, quais métodos podem ser usados para que os mesmos se interessem pelo assunto; além de apresentar propostas de como ensinar o texto literário para o aluno surdo, levando em consideração o papel da literatura/professor no ambiente escolar e na vida do aluno. Este trabalho caracteriza-se como bibliográfico descritivo e com análise qualitativa.
author_additional CARDOSO JÚNIOR, Waldemar da Silva
author_additionalStr CARDOSO JÚNIOR, Waldemar da Silva
format Artigo
author PASSOS, Thaiana Ferreira dos
title Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos
title_short Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos
title_full Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos
title_fullStr Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos
title_full_unstemmed Propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos
title_sort propostas de ensino - aprendizagem do texto literário em sala de aula para surdos
publishDate 2025
url https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/7653
_version_ 1829093195824234496
score 11.753735