/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos
It analyzes the importance of the reader to the access to information by blind people, before the existence of the electronic programs. This is a qualitative, field-based and descriptive research. A bibliographic survey, theoretical study and discussion of the role of “ledor” and reading for people...
Autor principal: | ROSÁRIO, Kátia Regina Pereira do |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/86 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-86 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-862018-01-24T17:20:06Z LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos ROSÁRIO, Kátia Regina Pereira do SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da http://lattes.cnpq.br/9630600839298845 MARTINS, Joana Célia do Socorro Gomes de Andrade http://lattes.cnpq.br/7973782821378969 LEDOR Leitura inclusiva Leitor Bibliotecas e deficientes Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO It analyzes the importance of the reader to the access to information by blind people, before the existence of the electronic programs. This is a qualitative, field-based and descriptive research. A bibliographic survey, theoretical study and discussion of the role of “ledor” and reading for people with visual impairment. As well as were made semi-structured interviews, and the description and analysis of the data collected were used in this study. There were seven participants as subjects of the research, with three lenders and four readers (who are blinds). It is considered that both digital lenders and human lenders are widely used by these users. Analisa a importância do ledor para o acesso de pessoas com deficiência visual à informação, diante da existência dos programas eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de campo e descritiva. Utilizou-se neste estudo o levantamento bibliográfico, estudo e discussão teórica do papel do ledor e do ato de ler para pessoas com deficiência visual, bem como realização de entrevistas semiestruturadas, além da descrição e análise dos dados coletados. Teve sete participantes como sujeitos da pesquisa, sendo três ledores e quatro leitores (os quais apresentam deficiência visual). Considera-se que tanto os ledores digitais como os ledores humanos são bastante utilizados por esses usuários. 2017-09-12T22:27:59Z 2017-09-12T22:27:59Z 2017 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ROSÁRIO, Kátia Regina Pereira do. LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos. 2017. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/86>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/86 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
LEDOR Leitura inclusiva Leitor Bibliotecas e deficientes Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
spellingShingle |
LEDOR Leitura inclusiva Leitor Bibliotecas e deficientes Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO ROSÁRIO, Kátia Regina Pereira do LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos |
topic_facet |
LEDOR Leitura inclusiva Leitor Bibliotecas e deficientes Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
description |
It analyzes the importance of the reader to the access to information by blind people, before the existence of the electronic programs. This is a qualitative, field-based and descriptive research. A bibliographic survey, theoretical study and discussion of the role of “ledor” and reading for people with visual impairment. As well as were made semi-structured interviews, and the description and analysis of the data collected were used in this study. There were seven participants as subjects of the research, with three lenders and four readers (who are blinds). It is considered that both digital lenders and human lenders are widely used by these users. |
author_additional |
SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da |
author_additionalStr |
SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
ROSÁRIO, Kátia Regina Pereira do |
title |
LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos |
title_short |
LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos |
title_full |
LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos |
title_fullStr |
LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos |
title_full_unstemmed |
LEDOR: aquele que dá sonoridade aos textos |
title_sort |
ledor: aquele que dá sonoridade aos textos |
publishDate |
2017 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/86 |
_version_ |
1787154506414292992 |
score |
11.753735 |