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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Inclusão de crianças com deficiência em creches: uma revisão sistemática de literatura
O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta...
Autor principal: | MAGALHÃES, Érika Lorrany de Araújo |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5363 |
Resumo: |
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O estudo tem por objetivo identificar as pesquisas realizadas, a nível de
Pós-Graduação Stricto sensu, sobre a inclusão de crianças com deficiência em
creches. A metodologia segue uma abordagem qualitativa e se constitui em uma
revisão sistemática de literatura. Foi utilizado como fonte de coleta de dados, o
banco digital de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior. Após seleção foram escolhidos 7 (sete) trabalhos, sendo
6 (seis) dissertações e 1 (uma) tese de doutorado, e a partir das análises destes,
foram obtidos alguns dados gerais sobre o contexto histórico e cultural da educação
inclusiva e as dificuldades que pessoas com deficiência tiveram para ter a garantia
de seus direitos básicos. Desta forma, os autores após uma abordagem da história,
trazem uma análise voltada também para a atualidade, em relação a falta de
qualificação profissional, a falta de vagas ofertadas em escolas e em alguns
momentos a falta de estrutura apresentada em alguns ambientes escolares. A partir
do que foi visto no decorrer deste trabalho pode-se concluir que, por mais que os
direitos tenham sido conquistados ao longo do tempo, o processo inclusivo ainda é
algo em construção, pois quando se observa algumas dificuldades encontradas,
verifica-se que ainda é necessário haver melhorias para a garantia de seus direitos. |