Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA

A pesquisa tem como principal objetivo trazer à luz das discussões no âmbito da educação a prática dos professores na disciplina de Artes em uma escola pública na sede do município de Castanhal, Estado do Pará, tendo como referência suas metodologias durante a disciplina nas séries iniciais. Para o...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Gersie do Socorro Sarmento da
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/932
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-932
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9322019-01-09T03:00:34Z Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA COSTA, Gersie do Socorro Sarmento da ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos http://lattes.cnpq.br/5035093639365870 Artes - Estudo e ensino Prática de ensino Escolas públicas Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS A pesquisa tem como principal objetivo trazer à luz das discussões no âmbito da educação a prática dos professores na disciplina de Artes em uma escola pública na sede do município de Castanhal, Estado do Pará, tendo como referência suas metodologias durante a disciplina nas séries iniciais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionadas aleatoriamente quatro professoras de uma escola com referências de ensino no município, tendo como único pré-requisito ser lotado nas séries iniciais no local onde a pesquisa fora realizada, que deram base a pesquisa de campo, sob orientação dos benefícios da pesquisa qualitativa, tendo como técnica da coleta de dados a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Partindo das propostas de metodologias em Artes na escola de Ana Mae Barbosa e da trajetória do ensino da Arte de Dulce Osinskie outros autores também questionadores do ensino da Arte no Brasil, foi possível discorrer sobre o estado do ensino da arte atualmente na escola pública. As conclusões da pesquisa revelam que a disciplina de Artes nas séries iniciais na escola em questão é a mais estimada pelas crianças, no entanto longe de ser significativa à vida social e acadêmica. Encontramos professoras que enfrentaminúmeros desafios a sua prática, mas que ainda assim lutam por uma educação de qualidade. Desafios relacionados, como por exemplo, a infraestrutura do espaço pedagógico, ao material disponibilizado pelo setor público direcionado à disciplina, a formação dos professores pedagogos para lecionar teatro, dança, música, literatura e artes visuais. 2019-01-08T19:17:12Z 2019-01-08T19:17:12Z 2018-09-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação COSTA, Gersie do Socorro Sarmento da. Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/932. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/932 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Artes - Estudo e ensino
Prática de ensino
Escolas públicas
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Artes - Estudo e ensino
Prática de ensino
Escolas públicas
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
COSTA, Gersie do Socorro Sarmento da
Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA
topic_facet Artes - Estudo e ensino
Prática de ensino
Escolas públicas
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description A pesquisa tem como principal objetivo trazer à luz das discussões no âmbito da educação a prática dos professores na disciplina de Artes em uma escola pública na sede do município de Castanhal, Estado do Pará, tendo como referência suas metodologias durante a disciplina nas séries iniciais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram selecionadas aleatoriamente quatro professoras de uma escola com referências de ensino no município, tendo como único pré-requisito ser lotado nas séries iniciais no local onde a pesquisa fora realizada, que deram base a pesquisa de campo, sob orientação dos benefícios da pesquisa qualitativa, tendo como técnica da coleta de dados a entrevista semiestruturada e aplicação de questionário. Partindo das propostas de metodologias em Artes na escola de Ana Mae Barbosa e da trajetória do ensino da Arte de Dulce Osinskie outros autores também questionadores do ensino da Arte no Brasil, foi possível discorrer sobre o estado do ensino da arte atualmente na escola pública. As conclusões da pesquisa revelam que a disciplina de Artes nas séries iniciais na escola em questão é a mais estimada pelas crianças, no entanto longe de ser significativa à vida social e acadêmica. Encontramos professoras que enfrentaminúmeros desafios a sua prática, mas que ainda assim lutam por uma educação de qualidade. Desafios relacionados, como por exemplo, a infraestrutura do espaço pedagógico, ao material disponibilizado pelo setor público direcionado à disciplina, a formação dos professores pedagogos para lecionar teatro, dança, música, literatura e artes visuais.
author_additional ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
author_additionalStr ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author COSTA, Gersie do Socorro Sarmento da
title Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA
title_short Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA
title_full Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA
title_fullStr Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA
title_full_unstemmed Práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de Castanhal/PA
title_sort práticas de professores na disciplina de artes nas séries iniciais em uma escola pública na sede do município de castanhal/pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/932
_version_ 1787154603807080448
score 11.753735