Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal

A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa...

ver descrição completa

Autor principal: NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-961
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9612019-01-15T03:00:28Z PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das CRUZ, Carlos Renilton Freitas http://lattes.cnpq.br/7656601356595473 Alfabetização Educação - Política governamental Políticas públicas Professores - Formação Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa e de natureza qualitativa, a abordagem da pesquisa se deu pelo estudo de caso, optou-se pela entrevista e observação com coleta de dados realizada com 04 docentes que ministram aula nas series iniciais do ensino fundamental da educação básica da Escola Graziela Gabriel. Após a análise dos dados constatou-se que a formação ofertada pelo Pacto colabora com o ensino aprendizagem dos professores auxiliando na alfabetização dos alunos. Nesta pesquisa as análises dos dados sobre a formação continuada para professores alfabetizadores ofertada pelo PNAIC, se deu por meio da discursão feita com embasamento no referencial teórico composta pelos autores, Cagliari (1998), Mortatti (2006), Soares (2004), García (1999), Ferraço (2005), Libâneo (2001), entre outros. 2019-01-14T18:47:44Z 2019-01-14T18:47:44Z 2018-07-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das. PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961 Acesso Aberto 1 DVD
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Alfabetização
Educação - Política governamental
Políticas públicas
Professores - Formação
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Alfabetização
Educação - Política governamental
Políticas públicas
Professores - Formação
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das
PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal
topic_facet Alfabetização
Educação - Política governamental
Políticas públicas
Professores - Formação
Castanhal (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa e de natureza qualitativa, a abordagem da pesquisa se deu pelo estudo de caso, optou-se pela entrevista e observação com coleta de dados realizada com 04 docentes que ministram aula nas series iniciais do ensino fundamental da educação básica da Escola Graziela Gabriel. Após a análise dos dados constatou-se que a formação ofertada pelo Pacto colabora com o ensino aprendizagem dos professores auxiliando na alfabetização dos alunos. Nesta pesquisa as análises dos dados sobre a formação continuada para professores alfabetizadores ofertada pelo PNAIC, se deu por meio da discursão feita com embasamento no referencial teórico composta pelos autores, Cagliari (1998), Mortatti (2006), Soares (2004), García (1999), Ferraço (2005), Libâneo (2001), entre outros.
author_additional CRUZ, Carlos Renilton Freitas
author_additionalStr CRUZ, Carlos Renilton Freitas
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das
title PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal
title_short PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal
title_full PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal
title_fullStr PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal
title_full_unstemmed PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal
title_sort pnaic: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em castanhal
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961
_version_ 1787154613199175680
score 11.753735