/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal
A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa...
Autor principal: | NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-961 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-9612019-01-15T03:00:28Z PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das CRUZ, Carlos Renilton Freitas http://lattes.cnpq.br/7656601356595473 Alfabetização Educação - Política governamental Políticas públicas Professores - Formação Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede municipal de educação. A pesquisa e de natureza qualitativa, a abordagem da pesquisa se deu pelo estudo de caso, optou-se pela entrevista e observação com coleta de dados realizada com 04 docentes que ministram aula nas series iniciais do ensino fundamental da educação básica da Escola Graziela Gabriel. Após a análise dos dados constatou-se que a formação ofertada pelo Pacto colabora com o ensino aprendizagem dos professores auxiliando na alfabetização dos alunos. Nesta pesquisa as análises dos dados sobre a formação continuada para professores alfabetizadores ofertada pelo PNAIC, se deu por meio da discursão feita com embasamento no referencial teórico composta pelos autores, Cagliari (1998), Mortatti (2006), Soares (2004), García (1999), Ferraço (2005), Libâneo (2001), entre outros. 2019-01-14T18:47:44Z 2019-01-14T18:47:44Z 2018-07-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das. PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961 Acesso Aberto 1 DVD |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Alfabetização Educação - Política governamental Políticas públicas Professores - Formação Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Alfabetização Educação - Política governamental Políticas públicas Professores - Formação Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal |
topic_facet |
Alfabetização Educação - Política governamental Políticas públicas Professores - Formação Castanhal (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
A presente pesquisa busca perceber as contribuições que o Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa (PNAIC) traz para a formação dos professores, analisando através do
depoimento a perspectiva de alguns educadores das séries iniciais de uma escola da rede
municipal de educação. A pesquisa e de natureza qualitativa, a abordagem da pesquisa se deu
pelo estudo de caso, optou-se pela entrevista e observação com coleta de dados realizada com
04 docentes que ministram aula nas series iniciais do ensino fundamental da educação básica
da Escola Graziela Gabriel. Após a análise dos dados constatou-se que a formação ofertada
pelo Pacto colabora com o ensino aprendizagem dos professores auxiliando na alfabetização
dos alunos. Nesta pesquisa as análises dos dados sobre a formação continuada para
professores alfabetizadores ofertada pelo PNAIC, se deu por meio da discursão feita com
embasamento no referencial teórico composta pelos autores, Cagliari (1998), Mortatti (2006),
Soares (2004), García (1999), Ferraço (2005), Libâneo (2001), entre outros. |
author_additional |
CRUZ, Carlos Renilton Freitas |
author_additionalStr |
CRUZ, Carlos Renilton Freitas |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
NEVES, Paulina Rhayssa Guedes das |
title |
PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal |
title_short |
PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal |
title_full |
PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal |
title_fullStr |
PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal |
title_full_unstemmed |
PNAIC: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em Castanhal |
title_sort |
pnaic: perspectivas dos educadores das séries iniciais de uma escola municipal em castanhal |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/961 |
_version_ |
1787154613199175680 |
score |
11.753735 |