/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Pedagogia social: desafios e possibilidades do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Ipixuna do Pará
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo de analisar os desafios e as possibilidades da ação pedagógica dos pedagogos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ipixuna do Pará. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1999) com princípio...
Autor principal: | CAMPOS, Tayane Ferreira do Amaral |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/965 |
Resumo: |
---|
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo de analisar os
desafios e as possibilidades da ação pedagógica dos pedagogos no Centro de
Referência de Assistência Social (CRAS) em Ipixuna do Pará. É um estudo que
assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1999) com princípio e a
pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a
produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e
abertas (SEVERINO, 2007). Os dados serão analisados a partir da técnica de
análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de
referência utilizados nesta pesquisa foram Caliman (2006, 2009, 2010 e 2011)
Gadotti(2005) e Gracianni (1997 e 2006). A mesma aconteceu na sede do município
de Ipixuna Pará onde estão lotados dois pedagogos no CRAS, lócus da pesquisa. O
resultado da pesquisa demonstra que é preciso uma reflexão acerca da formação
deste profissional, visto que o foco continua sendo a docência, mas seu perfil e suas
competências são mais abrangentes. |