Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Pedagogia social: desafios e possibilidades do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Ipixuna do Pará

Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo de analisar os desafios e as possibilidades da ação pedagógica dos pedagogos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ipixuna do Pará. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1999) com princípio...

ver descrição completa

Autor principal: CAMPOS, Tayane Ferreira do Amaral
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/965
Resumo:
Trata o presente estudo de uma pesquisa que teve como objetivo de analisar os desafios e as possibilidades da ação pedagógica dos pedagogos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ipixuna do Pará. É um estudo que assume a abordagem qualitativa (BODGAN E BIKLEN, 1999) com princípio e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do estudo (GIL, 2008). Para a produção dos dados foi utilizado a entrevista estruturada com questões fechadas e abertas (SEVERINO, 2007). Os dados serão analisados a partir da técnica de análise categorial temático, segundo Bardin (1977) e Franco (2008). Os autores de referência utilizados nesta pesquisa foram Caliman (2006, 2009, 2010 e 2011) Gadotti(2005) e Gracianni (1997 e 2006). A mesma aconteceu na sede do município de Ipixuna Pará onde estão lotados dois pedagogos no CRAS, lócus da pesquisa. O resultado da pesquisa demonstra que é preciso uma reflexão acerca da formação deste profissional, visto que o foco continua sendo a docência, mas seu perfil e suas competências são mais abrangentes.