/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Capítulo de Livro
Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina
Este capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricul...
Autor principal: | SANTOS, Raquel Amorim dos |
---|---|
Grau: | Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675 |
Resumo: |
---|
Este capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Bragança (PA), de 2017 (de 0 a 3 anos) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No primeiro momento discorre-se sobre o currículo e as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no segundo, aborda-se acerca da identidade da criança negra, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Extensão da UFPA sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e seus desdobramentos no currículo da Educação Infantil. |