Capítulo de Livro

Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina

Este capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricul...

ver descrição completa

Autor principal: SANTOS, Raquel Amorim dos
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675
id oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-675
recordtype dspace
spelling oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-6752019-11-25T14:13:59Z Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina SANTOS, Raquel Amorim dos Currículos Relações raciais Conscientização racial em crianças Negros - Identidade racial Educação de crianças Este capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Bragança (PA), de 2017 (de 0 a 3 anos) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No primeiro momento discorre-se sobre o currículo e as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no segundo, aborda-se acerca da identidade da criança negra, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Extensão da UFPA sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e seus desdobramentos no currículo da Educação Infantil. Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança (CBRAG), Faculdade de Educação (FACED) 2019-11-21T15:42:00Z 2019-11-21T15:42:00Z 2018 Capítulo de Livro SANTOS, Raquel Amorim dos. Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina. In: PINHO, Márcia Saviczki; OLIVEIRA, Marcos Renan Freitas de; GALVÃO, Rosália Maria Saraiva (org.). Brincar, criar e inovar: refletindo o currículo e as práticas educativas na educação infantil. São Carlos: Pedro & João, 2018. p. 37-54. E-book. ISBN 978-85-7993-506-0. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675. Acesso em:. https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675 por Brincar, criar e inovar: refletindo o currículo e as práticas educativas na educação infantil Acesso Aberto https://ebookspedroejoaoeditores.wordpress.com/
institution Portal do Livro Aberto da UFPA
collection LivroAbertoUFPA
language por
topic Currículos
Relações raciais
Conscientização racial em crianças
Negros - Identidade racial
Educação de crianças
spellingShingle Currículos
Relações raciais
Conscientização racial em crianças
Negros - Identidade racial
Educação de crianças
SANTOS, Raquel Amorim dos
Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina
topic_facet Currículos
Relações raciais
Conscientização racial em crianças
Negros - Identidade racial
Educação de crianças
description Este capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Bragança (PA), de 2017 (de 0 a 3 anos) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No primeiro momento discorre-se sobre o currículo e as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no segundo, aborda-se acerca da identidade da criança negra, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Extensão da UFPA sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e seus desdobramentos no currículo da Educação Infantil.
format Capítulo de Livro
author SANTOS, Raquel Amorim dos
title Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina
title_short Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina
title_full Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina
title_fullStr Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina
title_full_unstemmed Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina
title_sort currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na amazônia bragantina
publishDate 2019
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675
_version_ 1787153413749866496
score 11.755432