/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Capítulo de Livro
Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina
Este capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricul...
Autor principal: | SANTOS, Raquel Amorim dos |
---|---|
Grau: | Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675 |
id |
oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-675 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--livroaberto.ufpa.br:prefix-6752019-11-25T14:13:59Z Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina SANTOS, Raquel Amorim dos Currículos Relações raciais Conscientização racial em crianças Negros - Identidade racial Educação de crianças Este capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Bragança (PA), de 2017 (de 0 a 3 anos) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No primeiro momento discorre-se sobre o currículo e as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no segundo, aborda-se acerca da identidade da criança negra, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Extensão da UFPA sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e seus desdobramentos no currículo da Educação Infantil. Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança (CBRAG), Faculdade de Educação (FACED) 2019-11-21T15:42:00Z 2019-11-21T15:42:00Z 2018 Capítulo de Livro SANTOS, Raquel Amorim dos. Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina. In: PINHO, Márcia Saviczki; OLIVEIRA, Marcos Renan Freitas de; GALVÃO, Rosália Maria Saraiva (org.). Brincar, criar e inovar: refletindo o currículo e as práticas educativas na educação infantil. São Carlos: Pedro & João, 2018. p. 37-54. E-book. ISBN 978-85-7993-506-0. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675. Acesso em:. https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675 por Brincar, criar e inovar: refletindo o currículo e as práticas educativas na educação infantil Acesso Aberto https://ebookspedroejoaoeditores.wordpress.com/ |
institution |
Portal do Livro Aberto da UFPA |
collection |
LivroAbertoUFPA |
language |
por |
topic |
Currículos Relações raciais Conscientização racial em crianças Negros - Identidade racial Educação de crianças |
spellingShingle |
Currículos Relações raciais Conscientização racial em crianças Negros - Identidade racial Educação de crianças SANTOS, Raquel Amorim dos Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina |
topic_facet |
Currículos Relações raciais Conscientização racial em crianças Negros - Identidade racial Educação de crianças |
description |
Este capítulo apresenta um estudo que dialoga com o currículo da Educação Infantil, no sentido de perscrutar acerca da construção da identidade da criança negra a partir de diferentes práticas pedagógicas realizadas no âmbito de escolas de Educação Infantil, considerando as DCNEI, Estrutura Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Bragança (PA), de 2017 (de 0 a 3 anos) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER) e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. No primeiro momento discorre-se sobre o currículo e as relações étnico-raciais na Educação Infantil e no segundo, aborda-se acerca da identidade da criança negra, a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto de Extensão da UFPA sobre a Formação de Professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e seus desdobramentos no currículo da Educação Infantil. |
format |
Capítulo de Livro |
author |
SANTOS, Raquel Amorim dos |
title |
Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina |
title_short |
Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina |
title_full |
Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina |
title_fullStr |
Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina |
title_full_unstemmed |
Currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na Amazônia bragantina |
title_sort |
currículo e relações étnico-raciais: a identidade da criança negra na educação infantil na amazônia bragantina |
publishDate |
2019 |
url |
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/675 |
_version_ |
1787153413749866496 |
score |
11.755432 |