/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuld...
Autor principal: | Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/5871340946645152 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10022 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuldade em entender a estrutura de uma obra musical, despertaram o interesse pelo tema. Diante disso, pensamos no uso do musicograma como recurso didático para motivar e facilitar o processo de compreensão e escuta da música. Para nortear a proposta metodológica utilizamos como base a pedagogia musical de Jos Wuytack através de seu sistema de educação musical ativa. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa por meio da pesquisa quasi-experimental envolvendo uma turma de 5° ano, com aplicação das fases pré-teste, manipulação experimental com e sem o musicograma e pós-teste. Foi realizada em uma escola pública municipal integral de ensino fundamental – anos iniciais, localizada em Manaus-Am. Os resultados dos testes mostraram que, por meio do musicograma, os estudantes mantiveram maior interesse, atenção e concentração na escuta musical, assim como auxiliou na compreensão dos elementos constitutivos da música. |