/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuld...
Autor principal: | Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/5871340946645152 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10022 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10022 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-100222024-05-02T22:43:06Z Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de Afonso, Lucyanne de Melo https://lattes.cnpq.br/5871340946645152 http://lattes.cnpq.br/6629182660970020 Kienen, João Gustavo http://lattes.cnpq.br/6260084621108132 Farias, Rosejane da Mota http://lattes.cnpq.br/8461128979398997 Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil Ensino - Metodologia LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Musicograma Ensino fundamental Jos Wuytack Escuta ativa Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuldade em entender a estrutura de uma obra musical, despertaram o interesse pelo tema. Diante disso, pensamos no uso do musicograma como recurso didático para motivar e facilitar o processo de compreensão e escuta da música. Para nortear a proposta metodológica utilizamos como base a pedagogia musical de Jos Wuytack através de seu sistema de educação musical ativa. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa por meio da pesquisa quasi-experimental envolvendo uma turma de 5° ano, com aplicação das fases pré-teste, manipulação experimental com e sem o musicograma e pós-teste. Foi realizada em uma escola pública municipal integral de ensino fundamental – anos iniciais, localizada em Manaus-Am. Os resultados dos testes mostraram que, por meio do musicograma, os estudantes mantiveram maior interesse, atenção e concentração na escuta musical, assim como auxiliou na compreensão dos elementos constitutivos da música. This research aims to present a methodological proposal for teaching music in the early years based on the musicogram by pedagogue Jos Wuytack on songs by Grupo Raízes Caboclas. The lack of concentration and attention while listening to the songs used in the classroom, as well as the difficulty in understanding the structure of a musical work, sparked interest in the topic. Given this, we thought about using the musicogram as a teaching resource to motivate and facilitate the process of understanding and listening to music. To guide the methodological proposal, we used Jos Wuytack's musical pedagogy through his active musical education system as a basis. The methodology used was a qualitative approachthrough quasi-experimental research involving a 5th grade class, with the application of pretest phases, experimental manipulation with and without the musicogram and post-test. It was carried out in a municipal public elementary school in the early years, located in Manaus-Am. The test results showed that, through the musicogram, students maintained greater interest, attention and concentration when listening to music, as well as helping them understand the elements of music. São bastante passos e um pouco demorado. 2024-02-26T18:16:07Z 2023-12-06 Dissertação Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de. Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10022 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil Ensino - Metodologia LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Musicograma Ensino fundamental Jos Wuytack Escuta ativa |
spellingShingle |
Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil Ensino - Metodologia LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Musicograma Ensino fundamental Jos Wuytack Escuta ativa Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais |
topic_facet |
Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil Ensino - Metodologia LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Musicograma Ensino fundamental Jos Wuytack Escuta ativa |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuldade em entender a estrutura de uma obra musical, despertaram o interesse pelo tema. Diante disso, pensamos no uso do musicograma como recurso didático para motivar e facilitar o processo de compreensão e escuta da música. Para nortear a proposta metodológica utilizamos como base a pedagogia musical de Jos Wuytack através de seu sistema de educação musical ativa. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa por meio da pesquisa quasi-experimental envolvendo uma turma de 5° ano, com aplicação das fases pré-teste, manipulação experimental com e sem o musicograma e pós-teste. Foi realizada em uma escola pública municipal integral de ensino fundamental – anos iniciais, localizada em Manaus-Am. Os resultados dos testes mostraram que, por meio do musicograma, os estudantes mantiveram maior interesse, atenção e concentração na escuta musical, assim como auxiliou na compreensão dos elementos constitutivos da música. |
author_additional |
Afonso, Lucyanne de Melo |
author_additionalStr |
Afonso, Lucyanne de Melo |
format |
Dissertação |
author |
Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de |
author2 |
https://lattes.cnpq.br/5871340946645152 |
author2Str |
https://lattes.cnpq.br/5871340946645152 |
title |
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais |
title_short |
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais |
title_full |
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais |
title_fullStr |
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais |
title_sort |
musicograma em músicas do grupo raízes caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10022 |
_version_ |
1831970240986087424 |
score |
11.753735 |