Dissertação

Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuld...

ver descrição completa

Autor principal: Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/5871340946645152
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10022
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10022
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-100222024-05-02T22:43:06Z Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de Afonso, Lucyanne de Melo https://lattes.cnpq.br/5871340946645152 http://lattes.cnpq.br/6629182660970020 Kienen, João Gustavo http://lattes.cnpq.br/6260084621108132 Farias, Rosejane da Mota http://lattes.cnpq.br/8461128979398997 Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil Ensino - Metodologia LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Musicograma Ensino fundamental Jos Wuytack Escuta ativa Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuldade em entender a estrutura de uma obra musical, despertaram o interesse pelo tema. Diante disso, pensamos no uso do musicograma como recurso didático para motivar e facilitar o processo de compreensão e escuta da música. Para nortear a proposta metodológica utilizamos como base a pedagogia musical de Jos Wuytack através de seu sistema de educação musical ativa. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa por meio da pesquisa quasi-experimental envolvendo uma turma de 5° ano, com aplicação das fases pré-teste, manipulação experimental com e sem o musicograma e pós-teste. Foi realizada em uma escola pública municipal integral de ensino fundamental – anos iniciais, localizada em Manaus-Am. Os resultados dos testes mostraram que, por meio do musicograma, os estudantes mantiveram maior interesse, atenção e concentração na escuta musical, assim como auxiliou na compreensão dos elementos constitutivos da música. This research aims to present a methodological proposal for teaching music in the early years based on the musicogram by pedagogue Jos Wuytack on songs by Grupo Raízes Caboclas. The lack of concentration and attention while listening to the songs used in the classroom, as well as the difficulty in understanding the structure of a musical work, sparked interest in the topic. Given this, we thought about using the musicogram as a teaching resource to motivate and facilitate the process of understanding and listening to music. To guide the methodological proposal, we used Jos Wuytack's musical pedagogy through his active musical education system as a basis. The methodology used was a qualitative approachthrough quasi-experimental research involving a 5th grade class, with the application of pretest phases, experimental manipulation with and without the musicogram and post-test. It was carried out in a municipal public elementary school in the early years, located in Manaus-Am. The test results showed that, through the musicogram, students maintained greater interest, attention and concentration when listening to music, as well as helping them understand the elements of music. São bastante passos e um pouco demorado. 2024-02-26T18:16:07Z 2023-12-06 Dissertação Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de. Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10022 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil
Ensino - Metodologia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Musicograma
Ensino fundamental
Jos Wuytack
Escuta ativa
spellingShingle Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil
Ensino - Metodologia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Musicograma
Ensino fundamental
Jos Wuytack
Escuta ativa
Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
topic_facet Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil
Ensino - Metodologia
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Musicograma
Ensino fundamental
Jos Wuytack
Escuta ativa
description Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuldade em entender a estrutura de uma obra musical, despertaram o interesse pelo tema. Diante disso, pensamos no uso do musicograma como recurso didático para motivar e facilitar o processo de compreensão e escuta da música. Para nortear a proposta metodológica utilizamos como base a pedagogia musical de Jos Wuytack através de seu sistema de educação musical ativa. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa por meio da pesquisa quasi-experimental envolvendo uma turma de 5° ano, com aplicação das fases pré-teste, manipulação experimental com e sem o musicograma e pós-teste. Foi realizada em uma escola pública municipal integral de ensino fundamental – anos iniciais, localizada em Manaus-Am. Os resultados dos testes mostraram que, por meio do musicograma, os estudantes mantiveram maior interesse, atenção e concentração na escuta musical, assim como auxiliou na compreensão dos elementos constitutivos da música.
author_additional Afonso, Lucyanne de Melo
author_additionalStr Afonso, Lucyanne de Melo
format Dissertação
author Aquino, Heloiza de Lima Cavalcante Braz de
author2 https://lattes.cnpq.br/5871340946645152
author2Str https://lattes.cnpq.br/5871340946645152
title Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
title_short Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
title_full Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
title_fullStr Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
title_full_unstemmed Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
title_sort musicograma em músicas do grupo raízes caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10022
_version_ 1831970240986087424
score 11.753735