/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico
Esta pesquisa, intitulada Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico, buscou identificar de que maneira o desenho pode contribuir para a formação intelectual, artística e cultural dos estudantes de duas escolas da rede básica de ensino da cidade...
Autor principal: | Batalha, Erinaldo de Souza |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7890159639334230, https://orcid.org/0000-0002-1266-503X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10120 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10120 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101202024-07-16T05:04:08Z Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico Batalha, Erinaldo de Souza Lopes, Valter Frank de Mesquita http://lattes.cnpq.br/7890159639334230 http://lattes.cnpq.br/1565384722921188 Mello, Claudia Carnevskis de http://lattes.cnpq.br/8738747125393663 Ramos, Evandro de Morais http://lattes.cnpq.br/0764449120814936 https://orcid.org/0000-0002-1266-503X . . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Arte Arte-educação Desenho Criatividade Amazônia Esta pesquisa, intitulada Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico, buscou identificar de que maneira o desenho pode contribuir para a formação intelectual, artística e cultural dos estudantes de duas escolas da rede básica de ensino da cidade de Parintins/AM. Destaca-se também o papel do professor/artista/pesquisador, levando-se em consideração suas experiências e seus conhecimentos no âmbito da arte-educação. Para isso, a pesquisa recorreu a autores como Martins e Picosque (2012), Loureiro (2015), Edward (2000), Derdyk (2007), Dias e Irwin (2013), dentre outros que por meio de suas teorias contribuíram para enriquecer a realização deste estudo. A proposta metodológica compreende a abordagem triangular de Barbosa e Cunha (2021) e trilha processos da Pesquisa Educacional Baseada em Arte denominada A/R/Tografia. Quanto aos procedimentos metodológicos, configura-se como pesquisa básica, bibliográfica, descritiva, qualitativa e pesquisa-ação. Os resultados são apresentados de modo a demonstrar a importância da Amazônia, da nossa cultura e nossa identidade regional, bem como comprovar o quanto a criação de desenho contribui significativamente nas aulas de arte. This research, entitled Artistic Processes: The creation of drawings in art classes in the light of the Amazonian imaginary, sought to identify how drawing can contribute to the intellectual, artistic and cultural formation of students from two schools in the city's basic education network. from Parintins/AM. The role of the teacher/artist/researcher is also highlighted, leading to an understanding of their experiences and knowledge within the scope of art education. For this, the research used great authors such as Martins and Picosque (2012), Loureiro (2015), Edward (2000), Derdyk (2007), Dias and Irwin (2013), among others who, through their theories, develop to enrich the carrying out this study. The methodological proposal comprises Barbosa and Cunha (2021) triangular approach and follows processes of Art-Based Educational Research called A/R/Tography. As for methodological procedures, it is configured as basic, bibliographic, descriptive, qualitative and action research. The results are presented in order to demonstrate the importance of the Amazon, our culture and our regional identity, as well as proving how significantly the creation of drawings contributes to art classes. 2024-07-15T21:47:57Z 2023-11-28 Dissertação BATALHA, Erinaldo de Souza. Processos Artísticos: a criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10120 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
. . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Arte Arte-educação Desenho Criatividade Amazônia |
spellingShingle |
. . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Arte Arte-educação Desenho Criatividade Amazônia Batalha, Erinaldo de Souza Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico |
topic_facet |
. . . LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES Arte Arte-educação Desenho Criatividade Amazônia |
description |
Esta pesquisa, intitulada Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico, buscou identificar de que maneira o desenho pode contribuir para a formação intelectual, artística e cultural dos estudantes de duas escolas da rede básica de ensino da cidade de Parintins/AM. Destaca-se também o papel do professor/artista/pesquisador, levando-se em consideração suas experiências e seus conhecimentos no âmbito da arte-educação. Para isso, a pesquisa recorreu a autores como Martins e Picosque (2012), Loureiro (2015), Edward (2000), Derdyk (2007), Dias e Irwin (2013), dentre outros que por meio de suas teorias contribuíram para enriquecer a realização deste estudo. A proposta metodológica compreende a abordagem triangular de Barbosa e Cunha (2021) e trilha processos da Pesquisa Educacional Baseada em Arte denominada A/R/Tografia. Quanto aos procedimentos metodológicos, configura-se como pesquisa básica, bibliográfica, descritiva, qualitativa e pesquisa-ação. Os resultados são apresentados de modo a demonstrar a importância da Amazônia, da nossa cultura e nossa identidade regional, bem como comprovar o quanto a criação de desenho contribui significativamente nas aulas de arte. |
author_additional |
Lopes, Valter Frank de Mesquita |
author_additionalStr |
Lopes, Valter Frank de Mesquita |
format |
Dissertação |
author |
Batalha, Erinaldo de Souza |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7890159639334230 https://orcid.org/0000-0002-1266-503X |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/7890159639334230 https://orcid.org/0000-0002-1266-503X |
title |
Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico |
title_short |
Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico |
title_full |
Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico |
title_fullStr |
Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico |
title_full_unstemmed |
Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico |
title_sort |
processos artísticos: a criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10120 |
_version_ |
1831970306882797568 |
score |
11.753735 |