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Dissertação
Ensino do conceito de fração: uma atividade mediada por recursos á luz da Gênese Instrumental e dos Campos Conceituais
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação realizada na escola Estadual Cacilda Braule Pinto localizada na cidade de Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração Instrumental que teve como objetivo analis...
Autor principal: | Silva, Luciane Alcântara da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1162937040811050, https://orcid.org/0000-0003-1802-7650 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10176 |
Resumo: |
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Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos de uma
pesquisa-ação realizada na escola Estadual Cacilda Braule Pinto localizada na cidade de
Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração
Instrumental que teve como objetivo analisar o processo de Gênese Instrumental por
estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em situações que envolvem o conceito de fração,
com suporte dos artefatos discos de frações, réguas de frações e esquadros. Compreende-se a
Gênese Instrumental como o processo cognitivo de transformação do artefato em instrumento.
Nesse sentido, buscou-se como aporte teórico: a Teoria da Instrumentação de Rabardel, para
interpretação dos processos da Gênese Instrumental; A Orquestração Instrumental (OI), sendo
definida por Trouche como uma configuração didática e seus modos de exploração e
articulação, e que constitui um suporte a Gênese Instrumental dos estudantes; A Teoria dos
Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, fornecendo subsídio para construção do campo
conceitual da fração; E a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, como
referência para apreensão do objeto matemático. Pelo exposto, a análise dos dados desse
estudo recorreu à técnica da triangulação, para articulação dos dados gerados da avaliação
diagnóstica, observação e vídeogravação. As informações alcançadas foram interpretadas
através do modelo S.A.C.I de Rabardel e dos componentes dos esquemas de Vergnaud. Estes
foram pertinentes para descrever os processos de Instrumentalização e Instrumentação dos
estudantes durante as atividades instrumentadas. Onde os resultados demonstram a
apropriação dos três artefatos e o desenvolvimento de instrumentos capazes de atender as
diferentes situações do campo conceitual da fração. No entanto, as situações que envolvem a
fração como número, assim como aquelas voltadas para os esquadros devem ser revistas, uma
vez que os estudantes não apresentaram bom desempenho. Desse modo, a Gênese
Instrumental dos estudantes demostrou ser gradativa, principalmente quanto aos esquadros,
exigindo um período de médio a longo prazo para o desenvolvimento de competências
complexas. |