Dissertação

Ensino do conceito de fração: uma atividade mediada por recursos á luz da Gênese Instrumental e dos Campos Conceituais

Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação realizada na escola Estadual Cacilda Braule Pinto localizada na cidade de Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração Instrumental que teve como objetivo analis...

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Autor principal: Silva, Luciane Alcântara da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/1162937040811050, https://orcid.org/0000-0003-1802-7650
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10176
Resumo:
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação realizada na escola Estadual Cacilda Braule Pinto localizada na cidade de Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração Instrumental que teve como objetivo analisar o processo de Gênese Instrumental por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em situações que envolvem o conceito de fração, com suporte dos artefatos discos de frações, réguas de frações e esquadros. Compreende-se a Gênese Instrumental como o processo cognitivo de transformação do artefato em instrumento. Nesse sentido, buscou-se como aporte teórico: a Teoria da Instrumentação de Rabardel, para interpretação dos processos da Gênese Instrumental; A Orquestração Instrumental (OI), sendo definida por Trouche como uma configuração didática e seus modos de exploração e articulação, e que constitui um suporte a Gênese Instrumental dos estudantes; A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, fornecendo subsídio para construção do campo conceitual da fração; E a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, como referência para apreensão do objeto matemático. Pelo exposto, a análise dos dados desse estudo recorreu à técnica da triangulação, para articulação dos dados gerados da avaliação diagnóstica, observação e vídeogravação. As informações alcançadas foram interpretadas através do modelo S.A.C.I de Rabardel e dos componentes dos esquemas de Vergnaud. Estes foram pertinentes para descrever os processos de Instrumentalização e Instrumentação dos estudantes durante as atividades instrumentadas. Onde os resultados demonstram a apropriação dos três artefatos e o desenvolvimento de instrumentos capazes de atender as diferentes situações do campo conceitual da fração. No entanto, as situações que envolvem a fração como número, assim como aquelas voltadas para os esquadros devem ser revistas, uma vez que os estudantes não apresentaram bom desempenho. Desse modo, a Gênese Instrumental dos estudantes demostrou ser gradativa, principalmente quanto aos esquadros, exigindo um período de médio a longo prazo para o desenvolvimento de competências complexas.