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Dissertação
Ensino do conceito de fração: uma atividade mediada por recursos á luz da Gênese Instrumental e dos Campos Conceituais
Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação realizada na escola Estadual Cacilda Braule Pinto localizada na cidade de Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração Instrumental que teve como objetivo analis...
Autor principal: | Silva, Luciane Alcântara da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1162937040811050, https://orcid.org/0000-0003-1802-7650 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-101762024-07-23T05:03:47Z Ensino do conceito de fração: uma atividade mediada por recursos á luz da Gênese Instrumental e dos Campos Conceituais Silva, Luciane Alcântara da Feitosa, Francisco Eteval da Silva http://lattes.cnpq.br/1162937040811050 http://lattes.cnpq.br/1820343517767978 Oliveira, Disney Douglas de Lima Saraiva, Darlane Cristina Maciel https://orcid.org/0000-0003-1802-7650 . . . CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Fração Artefato Gênese Instrumental Orquestração Instrumental Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com procedimentos de uma pesquisa-ação realizada na escola Estadual Cacilda Braule Pinto localizada na cidade de Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração Instrumental que teve como objetivo analisar o processo de Gênese Instrumental por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em situações que envolvem o conceito de fração, com suporte dos artefatos discos de frações, réguas de frações e esquadros. Compreende-se a Gênese Instrumental como o processo cognitivo de transformação do artefato em instrumento. Nesse sentido, buscou-se como aporte teórico: a Teoria da Instrumentação de Rabardel, para interpretação dos processos da Gênese Instrumental; A Orquestração Instrumental (OI), sendo definida por Trouche como uma configuração didática e seus modos de exploração e articulação, e que constitui um suporte a Gênese Instrumental dos estudantes; A Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, fornecendo subsídio para construção do campo conceitual da fração; E a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, como referência para apreensão do objeto matemático. Pelo exposto, a análise dos dados desse estudo recorreu à técnica da triangulação, para articulação dos dados gerados da avaliação diagnóstica, observação e vídeogravação. As informações alcançadas foram interpretadas através do modelo S.A.C.I de Rabardel e dos componentes dos esquemas de Vergnaud. Estes foram pertinentes para descrever os processos de Instrumentalização e Instrumentação dos estudantes durante as atividades instrumentadas. Onde os resultados demonstram a apropriação dos três artefatos e o desenvolvimento de instrumentos capazes de atender as diferentes situações do campo conceitual da fração. No entanto, as situações que envolvem a fração como número, assim como aquelas voltadas para os esquadros devem ser revistas, uma vez que os estudantes não apresentaram bom desempenho. Desse modo, a Gênese Instrumental dos estudantes demostrou ser gradativa, principalmente quanto aos esquadros, exigindo um período de médio a longo prazo para o desenvolvimento de competências complexas. This study presents the results of qualitative research using action research procedures carried out at the Cacilda Braule Pinto State School in the city of Manaus. The intervention consisted of applying a sequence of Instrumental Orchestration that aimed to analyze the process of Instrumental Genesis by 9th grade students in situations involving the concept of fraction, with the support of fraction discs, fraction rulers and squares. Instrumental genesis is understood as the cognitive process of transforming the artifact into an instrument. In this sense, we sought theoretical support: Rabardel's Instrumentation Theory, to interpret the processes of instrumental genesis; Instrumental Orchestration (IO), defined by Trouche as a didactic configuration and its modes of exploration and articulation, which supports the students' instrumental genesis; Vergnaud Conceptual Fields Theory (CFT), providing support for the construction of the fraction conceptual field; and Duval's Semiotic Representation Registers theory, as a reference for grasping the mathematical object. The data analysis in this study used the triangulation technique to articulate the data generated from the diagnostic assessments, observation and videotaping. The information obtained was interpreted using Rabardel S.A.C.I model and Vergnaud's schema components. These were relevant to describing the students' processes of Instrumentalization and Instrumentation during the instrumented activities. The results show the appropriation of the three artifacts and the development of instruments capable of dealing with different situations in the conceptual field of fractions. However, the situations involving fractions as numbers, as well as those involving squares, should be reviewed, as the students did not perform well. In this way, the students' Instrumental Genesis proved to be gradual, especially with regard to squares, requiring a medium to long term period for the development of complex skills. 2024-07-22T19:32:14Z 2024-03-28 Dissertação SILVA, Luciane Alcântara da. Ensino do Conceito de fração: uma atividade mediada por recursos à luz da Gênese Instrumental e dos Campos Conceituais. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10176 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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Manaus. A intervenção consistiu na aplicação de uma Sequência de Orquestração
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estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em situações que envolvem o conceito de fração,
com suporte dos artefatos discos de frações, réguas de frações e esquadros. Compreende-se a
Gênese Instrumental como o processo cognitivo de transformação do artefato em instrumento.
Nesse sentido, buscou-se como aporte teórico: a Teoria da Instrumentação de Rabardel, para
interpretação dos processos da Gênese Instrumental; A Orquestração Instrumental (OI), sendo
definida por Trouche como uma configuração didática e seus modos de exploração e
articulação, e que constitui um suporte a Gênese Instrumental dos estudantes; A Teoria dos
Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud, fornecendo subsídio para construção do campo
conceitual da fração; E a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval, como
referência para apreensão do objeto matemático. Pelo exposto, a análise dos dados desse
estudo recorreu à técnica da triangulação, para articulação dos dados gerados da avaliação
diagnóstica, observação e vídeogravação. As informações alcançadas foram interpretadas
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foram pertinentes para descrever os processos de Instrumentalização e Instrumentação dos
estudantes durante as atividades instrumentadas. Onde os resultados demonstram a
apropriação dos três artefatos e o desenvolvimento de instrumentos capazes de atender as
diferentes situações do campo conceitual da fração. No entanto, as situações que envolvem a
fração como número, assim como aquelas voltadas para os esquadros devem ser revistas, uma
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