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Dissertação
Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional
Esta dissertação, intitulada Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional, apresenta uma pesquisa em que se investigou a representação das mulheres negras no referido livro, o qual foi ofertado aos estudantes das três séries do Ensino Médio e...
Autor principal: | Level, Inaê Nogueira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7020459056703732, https://orcid.org/0000-0002-7308-639X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10231 |
Resumo: |
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Esta dissertação, intitulada Mulheres negras no livro didático Sociologia em
Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional, apresenta uma pesquisa em que
se investigou a representação das mulheres negras no referido livro, o qual foi ofertado
aos estudantes das três séries do Ensino Médio e o mais requisitado pelas escolas
brasileiras. A pesquisa se fundamentou na Teoria Interseccional - fruto do esforço
teórico das feministas negras -, que considera as diversas nuances de opressões que
atravessam a vida dessas mulheres. Buscou-se conhecer de que maneira esse livro
didático apresenta as questões referentes a raça, gênero e classe social, haja vista
que, durante séculos, a educação esteve pautada em uma visão eurocêntrica de
mundo, não conferindo importância e protagonismo à população negra, especialmente
às mulheres negras no contexto social brasileiro. Ademais, intentou-se compreender
de que forma o currículo de Sociologia no Ensino Médio aborda e cumpre a legislação
que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nos
estabelecimentos de ensino e qual a importância conferida às mulheres negras no
livro didático em tela. Em termos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa,
a partir da análise crítica do livro didático em questão, utilizando-se da
Interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica. O estudo abordou a
contextualização histórica, social e política do ensino da Sociologia no Brasil, marcada
por idas e vindas no currículo escolar, além de tecer críticas às teorias coloniais. Com
base nos pressupostos do feminismo negro, desenvolveu-se, ainda, uma reflexão
crítica acerca do currículo de Sociologia, materializado no livro didático, argumentando
que este desempenha um papel significativo na formação dos estudantes sobre as
questões de raça, gênero e classe. Os resultados evidenciaram que, em alguns
capítulos, o livro didático analisado cumpre a legislação antirracista, reconhece e
valoriza a diversidade e as complexidades das relações raciais no Brasil, destacando
a importância das mulheres negras. |