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Dissertação
Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional
Esta dissertação, intitulada Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional, apresenta uma pesquisa em que se investigou a representação das mulheres negras no referido livro, o qual foi ofertado aos estudantes das três séries do Ensino Médio e...
Autor principal: | Level, Inaê Nogueira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7020459056703732, https://orcid.org/0000-0002-7308-639X |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102312024-08-06T05:03:52Z Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional Level, Inaê Nogueira Nogueira, Eulina Maria Leite http://lattes.cnpq.br/7020459056703732 http://lattes.cnpq.br/7518673342621764 Franco, Zilda Glaucia Elias ttp://lattes.cnpq.br/1576292560798601 Paes, Luciane Rocha http://lattes.cnpq.br/3087785571271331 Alves, Elis Regina Fernandes http://lattes.cnpq.br/6663555645904107 https://orcid.org/0000-0002-7308-639X . . . CIENCIAS HUMANAS Feminismo Negro Interseccionalidade Livro Didático Sociologia Esta dissertação, intitulada Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional, apresenta uma pesquisa em que se investigou a representação das mulheres negras no referido livro, o qual foi ofertado aos estudantes das três séries do Ensino Médio e o mais requisitado pelas escolas brasileiras. A pesquisa se fundamentou na Teoria Interseccional - fruto do esforço teórico das feministas negras -, que considera as diversas nuances de opressões que atravessam a vida dessas mulheres. Buscou-se conhecer de que maneira esse livro didático apresenta as questões referentes a raça, gênero e classe social, haja vista que, durante séculos, a educação esteve pautada em uma visão eurocêntrica de mundo, não conferindo importância e protagonismo à população negra, especialmente às mulheres negras no contexto social brasileiro. Ademais, intentou-se compreender de que forma o currículo de Sociologia no Ensino Médio aborda e cumpre a legislação que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino e qual a importância conferida às mulheres negras no livro didático em tela. Em termos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa, a partir da análise crítica do livro didático em questão, utilizando-se da Interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica. O estudo abordou a contextualização histórica, social e política do ensino da Sociologia no Brasil, marcada por idas e vindas no currículo escolar, além de tecer críticas às teorias coloniais. Com base nos pressupostos do feminismo negro, desenvolveu-se, ainda, uma reflexão crítica acerca do currículo de Sociologia, materializado no livro didático, argumentando que este desempenha um papel significativo na formação dos estudantes sobre as questões de raça, gênero e classe. Os resultados evidenciaram que, em alguns capítulos, o livro didático analisado cumpre a legislação antirracista, reconhece e valoriza a diversidade e as complexidades das relações raciais no Brasil, destacando a importância das mulheres negras. This dissertation, entitled Black women in the textbook Sociologia em Movimento PNLD/2018: an intersectional analysis, presents na investigation about the representation of black women in this textbook, which was offered to students in the three grades of High School and the most requested by Brazilian educational institutions. The research was based on Intersectional Theory - resulting of the black feminists’ theoretical efforts - which considers the various nuances of oppression permeating these women’s lives. The aim was to find out how this textbook presents issues relating to race, gender and social class, given that, for centuries, education has been based on a Eurocentric view of the world, failing to give importance and prominence to the black population, especially to the black women in the Brazilian social context. Furthermore, it was attempted to understand how the High School Sociology curriculum addresses and complies the legislation that makes compulsory the teaching of Afro-Brazilian and indigenous history and culture in educational establishments, and what importance is given to black women in the textbook in question. In methodological terms, a qualitative approach was adopted, based on a critical analysis of the analysed textbook, using Intersectionality as a theoretical methodological tool. The study addressed the historical, social and political contextualisation of the Sociology teaching in Brazil, marked by comings and goings in the school curriculum, as well as criticising colonial theories. Based on black feminism assumptions, it was also developed a critical reflection on the Sociology curriculum, materialised in the textbook, arguing that it plays a significant role in educating students on issues of race, gender and class. Os resultados evidenciaram que, em alguns capítulos, o livro didático analisado cumpre a legislação antirracista, reconhece e valoriza a diversidade e as complexidades das relações raciais no Brasil, destacando a importância das mulheres negras. The results showed that, in some chapters, the analysed textbook complies with anti-racist legislation, recognises and values the diversity and complexities of race relations in Brazil, highlighting the black women’s importance. Penso que se tivesse um tutorial seria mais prático. E se a análise fosse feita de uma só vez informando todos os erros agilizaria o processo. Pois é a segunda vez que faço ajustes e cada vez vocês solicitam a correção de uma informação, além de demorar mais de um mês para informar os erros e não citar todos de uma só vez. Portanto esse processo fica moroso o que faz com que o processo fique atrasado. Então se tivesse um tutorial seria mais prático e se as informações sobre erros fossem dadas de uma só vez ajudaria bastante. Não 2024-08-05T21:12:42Z 2024-05-06 Dissertação LEVEL, Inaê Nogueira. Mulheres negras no livro didático Sociologia em Movimento PNLD/2018: uma análise interseccional. 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10231 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
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TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
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se investigou a representação das mulheres negras no referido livro, o qual foi ofertado
aos estudantes das três séries do Ensino Médio e o mais requisitado pelas escolas
brasileiras. A pesquisa se fundamentou na Teoria Interseccional - fruto do esforço
teórico das feministas negras -, que considera as diversas nuances de opressões que
atravessam a vida dessas mulheres. Buscou-se conhecer de que maneira esse livro
didático apresenta as questões referentes a raça, gênero e classe social, haja vista
que, durante séculos, a educação esteve pautada em uma visão eurocêntrica de
mundo, não conferindo importância e protagonismo à população negra, especialmente
às mulheres negras no contexto social brasileiro. Ademais, intentou-se compreender
de que forma o currículo de Sociologia no Ensino Médio aborda e cumpre a legislação
que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nos
estabelecimentos de ensino e qual a importância conferida às mulheres negras no
livro didático em tela. Em termos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa,
a partir da análise crítica do livro didático em questão, utilizando-se da
Interseccionalidade como ferramenta teórico-metodológica. O estudo abordou a
contextualização histórica, social e política do ensino da Sociologia no Brasil, marcada
por idas e vindas no currículo escolar, além de tecer críticas às teorias coloniais. Com
base nos pressupostos do feminismo negro, desenvolveu-se, ainda, uma reflexão
crítica acerca do currículo de Sociologia, materializado no livro didático, argumentando
que este desempenha um papel significativo na formação dos estudantes sobre as
questões de raça, gênero e classe. Os resultados evidenciaram que, em alguns
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