/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021)
Este estudo tem o objetivo de compreender a organização político-pedagógica da alfabetização da SEMED/Manaus no processo de transição entre a Proposta Pedagógica dos Anos Iniciais - Bloco Pedagógico (1º ao 3º ano) e o Novo Currículo Escolar Municipal. Essa transição ocorreu no período de 2020 a 2021...
Autor principal: | Valente, Paula Rejane de Araújo |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5881790780356689, https://orcid.org/0000-0002-4425-1093 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10252 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10252 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102522025-01-21T05:06:57Z Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021) Valente, Paula Rejane de Araújo Miki, Pérsida da Silva Ribeiro http://lattes.cnpq.br/5881790780356689 http://lattes.cnpq.br/7439443236145560 Teles, Luciano Everton Costa Silva, Fabrício Valentim da https://orcid.org/0000-0002-4425-1093 . . . CIENCIAS HUMANAS Alfabetização Currículo Escolar Políticas Públicas História da Educação Este estudo tem o objetivo de compreender a organização político-pedagógica da alfabetização da SEMED/Manaus no processo de transição entre a Proposta Pedagógica dos Anos Iniciais - Bloco Pedagógico (1º ao 3º ano) e o Novo Currículo Escolar Municipal. Essa transição ocorreu no período de 2020 a 2021; todavia, sentiu-se a necessidade de aprofundar e contextualizar o objeto a partir da inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental e as implicações políticas sobre esse processo, com início nos anos 2000. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia e obteve apoio da CAPES e FAPEAM. A base epistemológica desta investigação encontra-se na história da educação, fundamentada no método histórico, com a abordagem social e cultural que, a partir da Nova História, nos auxiliou na compreensão da temática em relação ao objeto de estudo. Para isso, utilizou-se de fontes bibliográficas que remetem ao contexto histórico, para a construção da argumentação, fundamentado em Mainardes (2007, 2009), Soares (2017a, 2017b, 2009, 2020), Marcílio (2016), Morais (2014, 2019, 2020, 2022), Marlucy Paraíso (2023) e Saviani (2010, 2013, 2016). Como aporte reflexivo para as análises sobre o papel do currículo escolar enquanto artefato de poder e de cultura nas práticas escolares em Goodson (2018, 2020), Apple (1999, 2005), e Arroyo (2011, 2013). E historiadores clássicos como Bloch (2001), Hobsbawm (2013), Le Goff (2013) e Julia (2001) fundamentam a construção teórico-metodológica da narrativa histórica da pesquisa. O percurso metodológico tem como base o trabalho investigativo junto aos documentos primários de natureza pública, que foram categorizados como fontes, pela pesquisadora. Dentre eles tem-se: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais/2010, a Portaria nº 867/2012, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Decreto nº 9.765/2019 da Política Nacional de Alfabetização, a Proposta Pedagógica do Bloco Pedagógico e o Novo Currículo Escolar Municipal, além das normativas e os documento de cunho político e pedagógicos implementados no período histórico. Os Boletins Eletrônicos da SEMED/Manaus e do MEC, e também os jornais contribuíram com o estudo ao trazerem representações da realidade histórica. As fontes revelam que a SEMED/Manaus, ao longo de duas décadas, utilizou-se das políticas de currículo para alcançar os objetivos da formação social emanados pelo Governo Federal, representado pelo MEC, organizando assim, o tempo e espaço para a alfabetização das crianças de seis a oito anos de idade no município de Manaus. A implementação do Novo Currículo Municipal ocasionou rupturas nos processos formativos dos professores e dos estudantes com as mudanças curriculares, na tendência de moldar o trabalho docente e, consequentemente, a identidade dos profissionais da educação sobre o que deve ser ensinado pela escola. Portanto, torna-se oportuno considerar o aspecto no qual se estrutura o currículo escolar como artefato de poder, um controlador histórico, social e cultural da educação. Acredita-se que a pesquisa poderá contribuir com outras investigações que trazem como objeto as implicações das políticas educacionais para a alfabetização no currículo escolar em uma perspectiva local, regional e nacional, ampliando conhecimentos sobre a história da educação brasileira. This study aims to understand the political-pedagogical organization of literacy of SEMED/Manaus in the transition process between the Pedagogical Proposal of the Initial Years - Pedagogical Block (1st to 3rd year) and the New Municipal School Curriculum. This transition occurred in the period from 2020 to 2021; however, it was felt the need to deepen and contextualize the object from the inclusion of the six-year-old child in elementary school and the political implications on this process, starting in the 2000s. The research is linked to Research Line 1: Education, State and Society in the Amazon, and obtained with support from CAPES and FAPEAM. The epistemological basis of this research is in the history of education, based on the historical method, with the social and cultural approach that, from the New History, helped us in understanding the theme in relation to the object of study. For this, we used bibliographic sources that refer to the historical context, for the construction of argumentation, based on Mainardes (2007, 2009), Soares (2017a, 2017b, 2009, 2020), Marcílio (2016), Morais (2014, 2019, 2020, 2022), Marlucy Paraíso (2023) and Saviani (2010, 2013, 2016). As a reflective contribution to the analysis of the role of the school curriculum as an artifact of power and culture in school practices in Goodson (2018, 2020), Apple (1999, 2005), and Arroyo (2011, 2013). And classical historians such as Bloch (2001), Hobsbawm (2013), Le Goff (2013) and Julia (2001) support the theoretical-methodological construction of the historical narrative of the research. The methodological approach is based on investigative work with primary documents of public nature, which were categorized as sources by the researcher. Among them are: the Law of Guidelines and Bases of National Education/1996, the National Curriculum Guidelines/2010, Ordinance 867/2012, the National Pact for Literacy in the Right Age, Decree nº 9,765/2019 of the National Literacy Policy, the Pedagogical Proposal of the Pedagogical Block and the New Municipal School Curriculum, in addition to the norms and the document of political and pedagogical nature implemented in the historical period. The Electronic Bulletins of SEMED/ Manaus and MEC, and also the newspapers contributed to the study by bringing representations of historical reality. The sources reveal that SEMED/Manaus, over two decades, used curriculum policies to achieve the objectives of social training emanated by the Federal Government, represented by the MEC, organizing, the time and space for literacy of children from six to eight years of age in the city of Manaus. The implementation of the New Municipal curriculum caused disruptions in the training processes of teachers and students with the curricular changes, in the tendency to shape the teaching work and education professionals about what should be taught by the school. Therefore, it is appropriate to consider the aspect in which the school curriculum is structured as an artifact of power, a historical, social and cultural controller of education. It is believed that the research can contribute to other investigations that bring as an object the implications of educational policies for literacy in the school curriculum in a local perspective, knowledge about the history of Brazilian education CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Sem declarações. Nada a declarar. 2024-08-07T20:19:44Z 2024-06-25 Dissertação VALENTE, Paula Rejane de Araújo. Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021). 2024. 366 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM). https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10252 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
. . . CIENCIAS HUMANAS Alfabetização Currículo Escolar Políticas Públicas História da Educação |
spellingShingle |
. . . CIENCIAS HUMANAS Alfabetização Currículo Escolar Políticas Públicas História da Educação Valente, Paula Rejane de Araújo Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021) |
topic_facet |
. . . CIENCIAS HUMANAS Alfabetização Currículo Escolar Políticas Públicas História da Educação |
description |
Este estudo tem o objetivo de compreender a organização político-pedagógica da alfabetização da SEMED/Manaus no processo de transição entre a Proposta Pedagógica dos Anos Iniciais - Bloco Pedagógico (1º ao 3º ano) e o Novo Currículo Escolar Municipal. Essa transição ocorreu no período de 2020 a 2021; todavia, sentiu-se a necessidade de aprofundar e contextualizar o objeto a partir da inclusão da criança de seis anos no Ensino Fundamental e as implicações políticas sobre esse processo, com início nos anos 2000. A pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia e obteve apoio da CAPES e FAPEAM. A base epistemológica desta investigação encontra-se na história da educação, fundamentada no método histórico, com a abordagem social e cultural que, a partir da Nova História, nos auxiliou na compreensão da temática em relação ao objeto de estudo. Para isso, utilizou-se de fontes bibliográficas que remetem ao contexto histórico, para a construção da argumentação, fundamentado em Mainardes (2007, 2009), Soares (2017a, 2017b, 2009, 2020), Marcílio (2016), Morais (2014, 2019, 2020, 2022), Marlucy Paraíso (2023) e Saviani (2010, 2013, 2016). Como aporte reflexivo para as análises sobre o papel do currículo escolar enquanto artefato de poder e de cultura nas práticas escolares em Goodson (2018, 2020), Apple (1999, 2005), e Arroyo (2011, 2013). E historiadores clássicos como Bloch (2001), Hobsbawm (2013), Le Goff (2013) e Julia (2001) fundamentam a construção teórico-metodológica da narrativa histórica da pesquisa. O percurso metodológico tem como base o trabalho investigativo junto aos documentos primários de natureza pública, que foram categorizados como fontes, pela pesquisadora. Dentre eles tem-se: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais/2010, a Portaria nº 867/2012, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Decreto nº 9.765/2019 da Política Nacional de Alfabetização, a Proposta Pedagógica do Bloco Pedagógico e o Novo Currículo Escolar Municipal, além das normativas e os documento de cunho político e pedagógicos implementados no período histórico. Os Boletins Eletrônicos da SEMED/Manaus e do MEC, e também os jornais contribuíram com o estudo ao trazerem representações da realidade histórica. As fontes revelam que a SEMED/Manaus, ao longo de duas décadas, utilizou-se das políticas de currículo para alcançar os objetivos da formação social emanados pelo Governo Federal, representado pelo MEC, organizando assim, o tempo e espaço para a alfabetização das crianças de seis a oito anos de idade no município de Manaus. A implementação do Novo Currículo Municipal ocasionou rupturas nos processos formativos dos professores e dos estudantes com as mudanças curriculares, na tendência de moldar o trabalho docente e, consequentemente, a identidade dos profissionais da educação sobre o que deve ser ensinado pela escola. Portanto, torna-se oportuno considerar o aspecto no qual se estrutura o currículo escolar como artefato de poder, um controlador histórico, social e cultural da educação. Acredita-se que a pesquisa poderá contribuir com outras investigações que trazem como objeto as implicações das políticas educacionais para a alfabetização no currículo escolar em uma perspectiva local, regional e nacional, ampliando conhecimentos sobre a história da educação brasileira. |
author_additional |
Miki, Pérsida da Silva Ribeiro |
author_additionalStr |
Miki, Pérsida da Silva Ribeiro |
format |
Dissertação |
author |
Valente, Paula Rejane de Araújo |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5881790780356689 https://orcid.org/0000-0002-4425-1093 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/5881790780356689 https://orcid.org/0000-0002-4425-1093 |
title |
Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021) |
title_short |
Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021) |
title_full |
Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021) |
title_fullStr |
Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021) |
title_full_unstemmed |
Alfabetização manauara: organização Política - Pedagógica e o Novo Currículo Escolar Municipal (2000-2021) |
title_sort |
alfabetização manauara: organização política - pedagógica e o novo currículo escolar municipal (2000-2021) |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10252 |
_version_ |
1831970329377898496 |
score |
11.753735 |