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Tese
A política de acompanhamento de egresso no IFRR-Campus Novo Paraíso: fundamentos, configurações e perspectivas dos sujeitos
Compreender os fundamentos e configurações da Política de Acompanhamento de Egresso – PAE - do IFRR-Campus Novo Paraíso e sua conjectura na relação com o sujeito-juvenil, é o que se propõe a tese. A pesquisa se organizou em torno da seguinte questão central: Em que medida a Política de Acompanham...
Autor principal: | Vasconcelos, Ada Raquel da Fonseca |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1393699953999734, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2210-5239 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10263 |
Resumo: |
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Compreender os fundamentos e configurações da Política de Acompanhamento de Egresso –
PAE - do IFRR-Campus Novo Paraíso e sua conjectura na relação com o sujeito-juvenil, é o
que se propõe a tese. A pesquisa se organizou em torno da seguinte questão central: Em que
medida a Política de Acompanhamento de Egressos, desenvolvida no IFRR – Campus Novo
Paraíso, tem contribuído para a qualidade socialmente referenciada dos processos formativos
dos jovens sujeitos do ensino técnico integrado ao ensino médio no contexto da Amazônia
Roraimense? É uma questão que parte de um enfrentamento teórico amplo, que remete à
atualização do debate sobre o papel formativo da escola junto às juventudes, e se
complementa com a interrogação de uma política institucional empírica e específica, na qual
se buscou identificar desafios e possibilidades. Utilizou-se de uma abordagem metodológica
qualitativa, desenvolvida em três etapas, a saber: 1) Pesquisa bibliográfica, contemplando o
levantamento da produção acadêmica. 2) Pesquisa documental, abarcando o estudo de
documentos institucionais: Regimento Geral (2014), Plano de Desenvolvimento Institucional
– PDI 2019-2023, Resolução 608/2021 - CONSUP/IFRR, de 26 de outubro de 2021, que
dispõe sobre a Política de Acompanhamento dos Egresso (PAE) do Instituto Federal de
Roraima bem como contemplando um estudo da legislação nacional referente ao tema. 3)
Pesquisa de Campo com aplicação de entrevista semiestruturada a egressos do IFRR -
Campus Novo Paraíso. A análise dos dados seguiu a técnica da análise qualitativa de
conteúdo. Os resultados apontaram que a PAE, caso realizada numa perspectiva crítica da
realidade, poderia dar suporte ao (re)conhecimento das juventudes, o que, num primeiro
momento, compreenderia oferecer um processo de ensino e aprendizagem mais próximos das
necessidades e potencialidades desses sujeitos, e num aspecto mais amplo, produziria suportes
para que os jovens com matrículas ativas ou egressos da instituição alcançassem seus projetos
de vida e trajetórias mais retilíneas. Isto, porém, denota requerer o enfrentamento das bases
neoliberais que fundamentam a política. |