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Tese
A política de acompanhamento de egresso no IFRR-Campus Novo Paraíso: fundamentos, configurações e perspectivas dos sujeitos
Compreender os fundamentos e configurações da Política de Acompanhamento de Egresso – PAE - do IFRR-Campus Novo Paraíso e sua conjectura na relação com o sujeito-juvenil, é o que se propõe a tese. A pesquisa se organizou em torno da seguinte questão central: Em que medida a Política de Acompanham...
Autor principal: | Vasconcelos, Ada Raquel da Fonseca |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1393699953999734, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2210-5239 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-102632024-08-13T05:16:44Z A política de acompanhamento de egresso no IFRR-Campus Novo Paraíso: fundamentos, configurações e perspectivas dos sujeitos Vasconcelos, Ada Raquel da Fonseca Falcão, Nádia Maciel http://lattes.cnpq.br/1393699953999734 http://lattes.cnpq.br/5182856984673000 Lopes, Camila Ferreira da Silva Garcia, Fabiane Maia Amaral , Cledir de Araújo ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2210-5239 . . . CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Educação Profissional Egresso Juventude Compreender os fundamentos e configurações da Política de Acompanhamento de Egresso – PAE - do IFRR-Campus Novo Paraíso e sua conjectura na relação com o sujeito-juvenil, é o que se propõe a tese. A pesquisa se organizou em torno da seguinte questão central: Em que medida a Política de Acompanhamento de Egressos, desenvolvida no IFRR – Campus Novo Paraíso, tem contribuído para a qualidade socialmente referenciada dos processos formativos dos jovens sujeitos do ensino técnico integrado ao ensino médio no contexto da Amazônia Roraimense? É uma questão que parte de um enfrentamento teórico amplo, que remete à atualização do debate sobre o papel formativo da escola junto às juventudes, e se complementa com a interrogação de uma política institucional empírica e específica, na qual se buscou identificar desafios e possibilidades. Utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa, desenvolvida em três etapas, a saber: 1) Pesquisa bibliográfica, contemplando o levantamento da produção acadêmica. 2) Pesquisa documental, abarcando o estudo de documentos institucionais: Regimento Geral (2014), Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2023, Resolução 608/2021 - CONSUP/IFRR, de 26 de outubro de 2021, que dispõe sobre a Política de Acompanhamento dos Egresso (PAE) do Instituto Federal de Roraima bem como contemplando um estudo da legislação nacional referente ao tema. 3) Pesquisa de Campo com aplicação de entrevista semiestruturada a egressos do IFRR - Campus Novo Paraíso. A análise dos dados seguiu a técnica da análise qualitativa de conteúdo. Os resultados apontaram que a PAE, caso realizada numa perspectiva crítica da realidade, poderia dar suporte ao (re)conhecimento das juventudes, o que, num primeiro momento, compreenderia oferecer um processo de ensino e aprendizagem mais próximos das necessidades e potencialidades desses sujeitos, e num aspecto mais amplo, produziria suportes para que os jovens com matrículas ativas ou egressos da instituição alcançassem seus projetos de vida e trajetórias mais retilíneas. Isto, porém, denota requerer o enfrentamento das bases neoliberais que fundamentam a política. The thesis aims to understand the objectives, conceptions and configurations of the IFRR-Campus Novo Paraíso Graduate Monitoring Policy and its conjecture in the relationship with the juvenile subject. The research was organized around the following central question: To what extent has the Graduate Monitoring Policy, developed at IFRR – Campus Novo Paraíso, contributed to the socially referenced quality of the training processes of young subjects of technical education integrated into secondary education in the context of the Roraima Amazon? The issue starts from a theoretical and broad confrontation, which refers to the updating of the debate on the formative role of schools among young people and is complemented by the interrogation of an empirical and specific institutional policy, in which they seek to identify challenges and possibilities. It was used a qualitative methodological approach, developed in three stages, namely: 1) Bibliographical research, including a survey of academic production. 2) Documentary research, covering the study of institutional documents: General Regulations (2014), Institutional Development Plan – IDP 2019-2023, Resolution 608/2021 - CONSUP/IFRR, of October 26, 2021, which provides for the Graduate Monitoring Policy (GMP) of the Federal Institute of Roraima. 3) Field research using semi-structured interviews with graduates of IFRR - Campus Novo Paraíso. Data analysis followed the qualitative content analysis technique. The results indicate that, if the GMP is carried out from a critical perspective of reality, it can support the (re)knowledge of young people, which, initially, would include offering a teaching and learning process closer to their needs and potential, and in a broad aspect, allow these young people to have straighter trajectories, in terms of the scope of education and their life projects. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superior FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-08-12T12:46:32Z 2024-02-28 Tese VASCONCELOS, Ada Raquel da Fonseca. A política de acompanhamento de egresso no IFRR-Campus Novo Paraíso: fundamentos, configurações e perspectivas dos sujeitos. 2024. 170 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10263 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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PAE - do IFRR-Campus Novo Paraíso e sua conjectura na relação com o sujeito-juvenil, é o
que se propõe a tese. A pesquisa se organizou em torno da seguinte questão central: Em que
medida a Política de Acompanhamento de Egressos, desenvolvida no IFRR – Campus Novo
Paraíso, tem contribuído para a qualidade socialmente referenciada dos processos formativos
dos jovens sujeitos do ensino técnico integrado ao ensino médio no contexto da Amazônia
Roraimense? É uma questão que parte de um enfrentamento teórico amplo, que remete à
atualização do debate sobre o papel formativo da escola junto às juventudes, e se
complementa com a interrogação de uma política institucional empírica e específica, na qual
se buscou identificar desafios e possibilidades. Utilizou-se de uma abordagem metodológica
qualitativa, desenvolvida em três etapas, a saber: 1) Pesquisa bibliográfica, contemplando o
levantamento da produção acadêmica. 2) Pesquisa documental, abarcando o estudo de
documentos institucionais: Regimento Geral (2014), Plano de Desenvolvimento Institucional
– PDI 2019-2023, Resolução 608/2021 - CONSUP/IFRR, de 26 de outubro de 2021, que
dispõe sobre a Política de Acompanhamento dos Egresso (PAE) do Instituto Federal de
Roraima bem como contemplando um estudo da legislação nacional referente ao tema. 3)
Pesquisa de Campo com aplicação de entrevista semiestruturada a egressos do IFRR -
Campus Novo Paraíso. A análise dos dados seguiu a técnica da análise qualitativa de
conteúdo. Os resultados apontaram que a PAE, caso realizada numa perspectiva crítica da
realidade, poderia dar suporte ao (re)conhecimento das juventudes, o que, num primeiro
momento, compreenderia oferecer um processo de ensino e aprendizagem mais próximos das
necessidades e potencialidades desses sujeitos, e num aspecto mais amplo, produziria suportes
para que os jovens com matrículas ativas ou egressos da instituição alcançassem seus projetos
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