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Dissertação
Ambientalização curricular na universidade para construção de sociedades sustentáveis
A universidade é referência em potencial para a transformação da sociedade por ser a maior produtora de conhecimento, responsável pela formação dos profissionais. Neste sentido, ambienta lizar os currículos das IES é um meio de inserir as questões ambientais de forma crítica e reflexiva com objet...
Autor principal: | Vilhena, Winnie Isadora Mendonça |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7763709786300694 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10267 |
Resumo: |
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A universidade é referência em potencial para a transformação da sociedade por ser
a maior produtora de conhecimento, responsável pela formação dos profissionais.
Neste sentido, ambienta lizar os currículos das IES é um meio de inserir as questões
ambientais de forma crítica e reflexiva com objetivo de formar profissionais com
responsabilidade e compromisso ambiental, usando dos princípios e valores nas
diferentes funções que assumirem. Esta pesquisa objetivou analisar, identificar e
compreender a ambientalização de currículos na Universidade Federal do Amazonas
e suas contribuições na construção de sociedades sustentáveis. Esta análise consistiu
na identificação da presença de indicadores de ambientalização estabelecidos pela
Rede de Ambientalização Curricular do Ensino Superior (ACES, 2003), nos currículos
de quatro cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas e suas
contribuições na construção de sociedades sustentáveis. A pesquisa é do tipo
qualitativa com o uso de técnicas de análise documental e de Análise de Conteúdo de
Bardin. A análise documental consistiu nos documentos institucionais: Plano de
Desenvolvimento Institucional – PDI/UFAM 2016-2025, Projeto Pedagógico
Institucional - PPI/UFAM 2016-2025 e os curriculares: Projetos Pedagógicos do Curso
– PPC, Ementas dos Componentes Curriculares, as Diretrizes Curriculares dos cursos
de quatro graduações das quatro grandes áreas de ensino da UFAM: Direito (Área de
Ciências Humanas), Engenharia Elétrica - Eletrônica (Área de Ciências Exatas),
Agronomia (Área de Ciências Agrárias) e Biotecnologia (Àrea de Ciências Biológicas).
Os resultados encontrados nos cursos investigados apontam que os currículos da
UFAM dependendo da área de conhecimento que pertencem, contemplam em maior
ou menor frequência a Ambientalização Curricular. Portanto, esta é uma instituição
comprometida parcialmente com a ambientalização curricular, uma vez que os
indícios encontrados em sua maioria estavam isolados sem a prática de um dos
princípios enfatizados na Rede ACES e no Plano Ambiental da UFAM, a
transversalidade e a interdisciplinaridade. O que contemplaria o emprego da temática
ao longo de todo o curso, promovendo de forma efetiva um compromisso ambiental. |