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Tese
Redesenho da proposta curricular de formação inicial de professores de química na Amazônia pelo viés dos saberes primevos
O Redesenho da Proposta Curricular de Formação Inicial do Curso de Licenciatura em Química ofertado no Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP, vinculado à Universidade do Estado do Amazonas – UEA, teve início em 2010 em decorrência dos documentos oficiais instituídos pelo Ministério da Edu...
Autor principal: | Assis Júnior, Pedro Campelo de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/5114276083368703, https://orcid.org/0000-0002-6366-1557 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103132024-08-27T05:09:38Z Redesenho da proposta curricular de formação inicial de professores de química na Amazônia pelo viés dos saberes primevos Rredesign of the curricular proposal for initial training of chemistry teachers in the Amazonia through the knowledge bias early Rediseño de la propuesta curricular para la formación inicial de profesores de química en la Amazonia a través del sesgo del conocimiento temprano Assis Júnior, Pedro Campelo de Souza, Renato Henriques http://lattes.cnpq.br/5114276083368703 http://lattes.cnpq.br/1108446279263711 Antunes, Ettore Paredes http://lattes.cnpq.br/5717478112353570 Chassot, Attico Inácio http://lattes.cnpq.br/8159020225820727 Mesquita, Denny Willian de Oliveira http://lattes.cnpq.br/6153907026219832 https://orcid.org/0000-0002-6366-1557 CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: QUIMICA Currículo Formação Inicial de Professores Saberes Primevos Química O Redesenho da Proposta Curricular de Formação Inicial do Curso de Licenciatura em Química ofertado no Centro de Estudos Superiores de Parintins – CESP, vinculado à Universidade do Estado do Amazonas – UEA, teve início em 2010 em decorrência dos documentos oficiais instituídos pelo Ministério da Educação que propõe a reformulação dos currículos das instituições de ensino e orientam a inclusão de saberes que envolvem a pluralidade cultural dos estudantes, que se manifesta, de forma intensa, em todos os espaços sociais, inclusive nas escolas e nas universidades. Essas orientações possibilitam novas aprendizagens e um novo fazer docente. Em vista disso, surgiu a necessidade de redesenhar a Proposta Curricular de Formação Inicial de Professores de Química na Amazônia, visando reconhecer a importância dos saberes primevos (tradicionais/populares/culturais) para tecer diálogos com os saberes acadêmicos/escolares. Esse procedimento foi corroborado pelo mapeamento das temáticas abordadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, nas produções acadêmicas apresentadas em eventos da área de Química, nos projetos de iniciação científica e extensão universitária que versavam sobre os saberes primevos e contextualizados nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Química do CESP/UEA. A diversidade de saberes, vivências culturais, conhecimentos e experiências vinculadas ao contexto dos estudantes, nos permitiu olhar com outras lentes para os currículos das escolas e do Curso de Licenciatura em Química do CESP/UEA. Em vista disso, foi elaborada uma nova Proposta Curricular de Formação Inicial para atender as necessidades dos professores que ensinam Química na Amazônia, promovendo melhorias, garantindo o direito às novas aprendizagens, reconhecendo as especificidades locais, fomentando um currículo multicultural nos espaços formativos. Ressaltamos que essa cultura diversificada na maioria das vezes é invisibilizada e excluída dos currículos das escolas e das universidades na própria Região Amazônica. O propósito desta Tese doutoral não é substituir os saberes acadêmicos e/ou escolares pelos saberes primevos, mas tecer um diálogo entre eles pois, muitos conteúdos curriculares/disciplinares só fazem sentido, e podem ser compreendidos, nas especificidades históricas e culturais onde são gerados. Não queremos de forma alguma hierarquizar ou priorizar os saberes primevos, mas ampliar a maneira de observar o mundo, estimular experiências coletivas e considerar o saber da experiência (saberes tradicionais, primevos, coletivos, culturais etc.) de professores e estudantes que ainda são desvalorizados e silenciados em muitas instituições escolares e acadêmicas. The Redesign of the Curricular Proposal for Initial Training of the Degree Course in Chemistry offered at the Center for Higher Studies of Parintins – CESP, linked to the State University of Amazonas – UEA, began in 2010 as a result of the official documents established by the Ministry of Education that proposes the reformulation of the curricula of educational institutions and guides the inclusion of knowledge that involves the cultural plurality of students, which is intensely manifested in all social spaces, including schools and universities. These guidelines enable new learning and a new teaching practice. In view of this, the need arose to redesign the Curricular Proposal for Initial Training of Chemistry Teachers in the Amazon, aiming to recognize the importance of primeval knowledge (traditional/popular/cultural) to weave dialogues with academic/school knowledge. This procedure was corroborated by the mapping of the themes covered in the Course Conclusion Papers – TCC, in academic productions presented at events in the area of Chemistry, in scientific initiation and university extension projects that dealt with primal knowledge and contextualized in the disciplines of the Chemistry Course. Degree in Chemistry from CESP/UEA. The diversity of knowledge, cultural experiences, knowledge and experiences linked to the context of the students, allowed us to look with different lenses at the curricula of schools and the Chemistry Degree Course at CESP/UEA. In view of this, a new Curricular Proposal for Initial Training was developed to meet the needs of teachers who teach Chemistry in the Amazon, promoting improvements, guaranteeing the right to new learning, recognizing local specificities, promoting a multicultural curriculum in training spaces. We emphasize that this diverse culture is most often made invisible and excluded from the curricula of schools and universities in the Amazon Region itself. The purpose of this doctoral thesis is not to replace academic and/or school knowledge with primal knowledge, but to weave a dialogue between them as many curricular/disciplinary contents only make sense, and can be understood, in the historical and cultural specificities where they are generated. We do not in any way want to hierarchize or prioritize primeval knowledge, but to expand the way of observing the world, stimulate collective experiences and consider knowledge from the experience (traditional, primeval, collective, cultural knowledge, etc.) of teachers and students who are still undervalued. and silenced in many school and academic institutions. . 2024-08-26T19:50:49Z 2023-12-15 Tese ASSIS JUNIOR, Pedro Campelo de. Redesenho da proposta curricular de formação inicial de professores de química na Amazônia pelo viés dos saberes primevos. 2023. 253 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10313 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Química |
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culturais, conhecimentos e experiências vinculadas ao contexto dos estudantes, nos permitiu olhar com outras lentes para os currículos das escolas e do Curso de Licenciatura em Química do CESP/UEA. Em vista disso, foi elaborada uma nova Proposta Curricular de Formação Inicial para atender as necessidades dos professores que ensinam Química na Amazônia, promovendo melhorias, garantindo o direito às novas aprendizagens, reconhecendo as especificidades locais, fomentando um currículo multicultural nos espaços formativos. Ressaltamos que essa cultura diversificada na maioria das vezes é invisibilizada e excluída dos currículos das escolas e das universidades na própria Região Amazônica. O propósito desta Tese doutoral não é substituir os saberes acadêmicos e/ou escolares pelos saberes primevos, mas tecer um diálogo entre eles
pois, muitos conteúdos curriculares/disciplinares só fazem sentido, e podem ser compreendidos, nas especificidades históricas e culturais onde são gerados. Não queremos de forma alguma hierarquizar ou priorizar os saberes primevos, mas ampliar a maneira de observar o mundo, estimular experiências coletivas e considerar o saber da experiência (saberes tradicionais, primevos, coletivos, culturais etc.) de professores e estudantes que ainda são desvalorizados e silenciados em muitas instituições escolares e acadêmicas. |
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