/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
"Produzido no polo marginal de Manaus" : uma etnografia da profissionalização do RAP
Essa pesquisa parte de uma abordagem etnográfica em que busquei investigar o processo de profissionalização do RAP entre seus praticantes em Manaus. A hipótese levantada é que a consagração do RAP como gênero musical produzido e distribuído em escala global consolidou uma indústria em torno da músic...
Autor principal: | Santos, Christian André da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/7125752352590544 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10325 |
Resumo: |
---|
Essa pesquisa parte de uma abordagem etnográfica em que busquei investigar o processo de profissionalização do RAP entre seus praticantes em Manaus. A hipótese levantada é que a consagração do RAP como gênero musical produzido e distribuído em escala global consolidou uma indústria em torno da música responsável por movimentar um mercado de “bens simbólicos”. A chegada de todo esse movimento em Manaus fez com que muitos jovens passassem a se dedicar à construção de uma carreira artística, buscando viver de RAP. Indo além da visão comum que vê na difusão do empreendedorismo um desvirtuamento de suas práticas, busquei compreender os desafios e perspectivas do trabalho que desenvolvem no âmbito da arte e cultura. Este trabalho se fundamenta nas contribuições teóricas de Gilberto Velho (2003), para a compreensão dos projetos pessoais e do campo de possibilidades, Erving Goffman (1988), em sua abordagem sobre estigma e identidade social, e Pierre Bourdieu (2005), no entendimento do RAP como parte do mercado de bens simbólicos e as dinâmicas de poder associadas a ele. |