Dissertação

"Produzido no polo marginal de Manaus" : uma etnografia da profissionalização do RAP

Essa pesquisa parte de uma abordagem etnográfica em que busquei investigar o processo de profissionalização do RAP entre seus praticantes em Manaus. A hipótese levantada é que a consagração do RAP como gênero musical produzido e distribuído em escala global consolidou uma indústria em torno da músic...

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Autor principal: Santos, Christian André da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7125752352590544
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
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RAP
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10325
Resumo:
Essa pesquisa parte de uma abordagem etnográfica em que busquei investigar o processo de profissionalização do RAP entre seus praticantes em Manaus. A hipótese levantada é que a consagração do RAP como gênero musical produzido e distribuído em escala global consolidou uma indústria em torno da música responsável por movimentar um mercado de “bens simbólicos”. A chegada de todo esse movimento em Manaus fez com que muitos jovens passassem a se dedicar à construção de uma carreira artística, buscando viver de RAP. Indo além da visão comum que vê na difusão do empreendedorismo um desvirtuamento de suas práticas, busquei compreender os desafios e perspectivas do trabalho que desenvolvem no âmbito da arte e cultura. Este trabalho se fundamenta nas contribuições teóricas de Gilberto Velho (2003), para a compreensão dos projetos pessoais e do campo de possibilidades, Erving Goffman (1988), em sua abordagem sobre estigma e identidade social, e Pierre Bourdieu (2005), no entendimento do RAP como parte do mercado de bens simbólicos e as dinâmicas de poder associadas a ele.