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Dissertação
Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas com professores do ensino médio. Com o firme propósito de desvendar a inquietação que impulsionou esta pesquisa, surg...
Autor principal: | Silva, Marcos Antonio Freitas da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/4613475280342212, https://orcid.org/0000-0003-1271-5487 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10331 |
Resumo: |
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais
no ensino remoto em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas com
professores do ensino médio. Com o firme propósito de desvendar a inquietação que
impulsionou esta pesquisa, surgiu o seguinte problema. Quais as percepções de professores de
Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do
ensino remoto instituído em consequência da COVID-19? Seguido do objetivo geral de
compreender as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das
TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto emergencial em escolas
estaduais de Coari/AM. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, em que os dados
foram coletados por meio de entrevistas narrativas, que foram gravadas, transcritas e
posteriormente analisadas à luz da lente da Análise de Conteúdo. O corpus analisado revelou o
protagonismo dos professores ao adotarem iniciativas metodológicas importantes para tornar o
ensino significativo, diante do cenário desafiador da pandemia. Entre os achados desta pesquisa,
destacamos as idas e vindas das disciplinas Filosofia e Sociologia no currículo escolar da rede
pública, as quais necessitam de políticas públicas que as valorize. Também as preocupações
com os desafios geográficos da região que comprometem o acesso à internet. Os resultados
indicam que situações persistentes e emergentes criam óbice para o efetivo uso de tecnologias
na prática de professores, portanto, é necessário superar a falta de recursos tecnológicos nas
escolas, além do despreparo dos professores em relação ao uso desses recursos somados à falta
de equidade no acesso dos alunos e infraestrutura das escolas, bem como oportunizar debates
sobre a concretização de políticas públicas na educação escolar pública. Diante do evidenciado,
a pesquisa remete a reflexões sobre o uso das TDICs na escola como não sendo um fim em si
mesmo, mas sim um meio para alcançar objetivos educacionais maiores. Portanto, é importante
que o poder público garanta que a inovação tecnológica chegue às instituições de ensino, mas,
para além disso, é necessário proporcionar condições para a inclusão e uso de todos os que
fazem parte da escola. |