Dissertação

Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM

Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas com professores do ensino médio. Com o firme propósito de desvendar a inquietação que impulsionou esta pesquisa, surg...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Marcos Antonio Freitas da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4613475280342212, https://orcid.org/0000-0003-1271-5487
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10331
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10331
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-103312024-08-31T05:07:03Z Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM Silva, Marcos Antonio Freitas da Silva, Vera Lúcia Reis da http://lattes.cnpq.br/4613475280342212 http://lattes.cnpq.br/5466609811849753 Pinto, Valmir Flores Cunha, Maria Isabel da https://orcid.org/0000-0003-1271-5487 CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Práticas pedagógicas Ensino médio Tecnologias digitais Filosofia e Sociologia Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas com professores do ensino médio. Com o firme propósito de desvendar a inquietação que impulsionou esta pesquisa, surgiu o seguinte problema. Quais as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto instituído em consequência da COVID-19? Seguido do objetivo geral de compreender as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto emergencial em escolas estaduais de Coari/AM. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas, que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas à luz da lente da Análise de Conteúdo. O corpus analisado revelou o protagonismo dos professores ao adotarem iniciativas metodológicas importantes para tornar o ensino significativo, diante do cenário desafiador da pandemia. Entre os achados desta pesquisa, destacamos as idas e vindas das disciplinas Filosofia e Sociologia no currículo escolar da rede pública, as quais necessitam de políticas públicas que as valorize. Também as preocupações com os desafios geográficos da região que comprometem o acesso à internet. Os resultados indicam que situações persistentes e emergentes criam óbice para o efetivo uso de tecnologias na prática de professores, portanto, é necessário superar a falta de recursos tecnológicos nas escolas, além do despreparo dos professores em relação ao uso desses recursos somados à falta de equidade no acesso dos alunos e infraestrutura das escolas, bem como oportunizar debates sobre a concretização de políticas públicas na educação escolar pública. Diante do evidenciado, a pesquisa remete a reflexões sobre o uso das TDICs na escola como não sendo um fim em si mesmo, mas sim um meio para alcançar objetivos educacionais maiores. Portanto, é importante que o poder público garanta que a inovação tecnológica chegue às instituições de ensino, mas, para além disso, é necessário proporcionar condições para a inclusão e uso de todos os que fazem parte da escola. The object of this research is pedagogical practices and the use of digital technologies in remote education, in which data was collected through narrative interviews with secondary school teachers. With the firm purpose of unraveling the concern that drove this research, the following problem emerged. What are the perceptions of philosophy and sociology teachers in relation to the use of DICTs in teaching practices in the context of remote teaching, which has been instituted as a result of COVID-19? Followed by the general objective of understanding the perceptions of Philosophy and Sociology teachers in relation to the use of DICTs in pedagogical practices in the context of emergency remote teaching in state schools in Coari/AM. The research was based on a qualitative approach, in which the data was collected through narrative interviews, which were recorded, transcribed and then analyzed through the lens of Content Analysis. The corpus analyzed revealed the role of teachers in adopting important methodological initiatives to make teaching meaningful, in the face of the challenging scenario of the pandemic. Among the findings of this research, we highlight the comings and goings of the subjects Philosophy and Sociology in the public school curriculum, which need public policies that value them. There are also concerns about the region's geographical challenges, which compromise internet access. The results indicate that persistent and emerging situations create obstacles to the effective use of technologies in the practice of teachers. Therefore, it is necessary to overcome the lack of technological resources in schools, as well as the lack of preparation of teachers in relation to the use of these resources, in addition to the lack of equity in student access and school infrastructure, as well as providing opportunities for debates on the implementation of public policies in public school education. In light of the above, the research leads to reflections on the use of ICTs in schools as not being an end in itself, but rather a means to achieve greater educational goals. It is therefore important for public authorities to ensure that technological innovation reaches educational institutions, but it is also necessary to provide conditions for inclusion and use by all those who are part of the school. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superior 2024-08-30T14:14:53Z 2999-12-31 2024-05-02 Dissertação SILVA, Marcos Antonio Freitas da. Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM. 2024. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10331 por Acesso Embargado https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas pedagógicas
Ensino médio
Tecnologias digitais
Filosofia e Sociologia
spellingShingle CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas pedagógicas
Ensino médio
Tecnologias digitais
Filosofia e Sociologia
Silva, Marcos Antonio Freitas da
Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
topic_facet CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Práticas pedagógicas
Ensino médio
Tecnologias digitais
Filosofia e Sociologia
description Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas com professores do ensino médio. Com o firme propósito de desvendar a inquietação que impulsionou esta pesquisa, surgiu o seguinte problema. Quais as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto instituído em consequência da COVID-19? Seguido do objetivo geral de compreender as percepções de professores de Filosofia e Sociologia em relação ao uso das TDICs nas práticas pedagógicas no contexto do ensino remoto emergencial em escolas estaduais de Coari/AM. A pesquisa foi delineada pela abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas, que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas à luz da lente da Análise de Conteúdo. O corpus analisado revelou o protagonismo dos professores ao adotarem iniciativas metodológicas importantes para tornar o ensino significativo, diante do cenário desafiador da pandemia. Entre os achados desta pesquisa, destacamos as idas e vindas das disciplinas Filosofia e Sociologia no currículo escolar da rede pública, as quais necessitam de políticas públicas que as valorize. Também as preocupações com os desafios geográficos da região que comprometem o acesso à internet. Os resultados indicam que situações persistentes e emergentes criam óbice para o efetivo uso de tecnologias na prática de professores, portanto, é necessário superar a falta de recursos tecnológicos nas escolas, além do despreparo dos professores em relação ao uso desses recursos somados à falta de equidade no acesso dos alunos e infraestrutura das escolas, bem como oportunizar debates sobre a concretização de políticas públicas na educação escolar pública. Diante do evidenciado, a pesquisa remete a reflexões sobre o uso das TDICs na escola como não sendo um fim em si mesmo, mas sim um meio para alcançar objetivos educacionais maiores. Portanto, é importante que o poder público garanta que a inovação tecnológica chegue às instituições de ensino, mas, para além disso, é necessário proporcionar condições para a inclusão e uso de todos os que fazem parte da escola.
author_additional Silva, Vera Lúcia Reis da
author_additionalStr Silva, Vera Lúcia Reis da
format Dissertação
author Silva, Marcos Antonio Freitas da
author2 http://lattes.cnpq.br/4613475280342212
https://orcid.org/0000-0003-1271-5487
author2Str http://lattes.cnpq.br/4613475280342212
https://orcid.org/0000-0003-1271-5487
title Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
title_short Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
title_full Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
title_fullStr Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em Coari/AM
title_sort práticas pedagógicas e o uso de tecnologias digitais no ensino remoto: narrativas de professores do ensino médio de escolas em coari/am
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10331
_version_ 1831970354298355712
score 11.753896