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Dissertação
Entre rios, um estudo do Sistema Educacional do Ensino Presencial Mediado por Tecnologias em uma Comunidade no Município de Careiro da Várzea-AM, Possibilidades e Desafios
Esta pesquisa analisa o modelo educacional do Sistema Estadual de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (SEEPMT) no Estado do Amazonas, com foco nos desafios e nas possibilidades de uma política pública no território das águas, a partir de um estudo de caso na Escola Municipal Julieta Falcão de O...
Autor principal: | Santos, Tairone Silva dos |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1157377461719227, https://orcid.org/0009-0005-9815-9099 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10342 |
Resumo: |
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Esta pesquisa analisa o modelo educacional do Sistema Estadual de Ensino Presencial Mediado por Tecnologia (SEEPMT) no Estado do Amazonas, com foco nos desafios e nas possibilidades de uma política pública no território das águas, a partir de um estudo de caso na Escola Municipal Julieta Falcão de Oliveira, Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Costa do Marimba - Município de Careiro da Várzea-AM. A investigação busca compreender os impactos deste modelo de ensino no cotidiano e no processo de ensino-aprendizagem, considerando o contexto da educação do campo e a realidade de uma comunidade ribeirinha. O objetivo é analisar as contribuições, desafios e perspectivas do SEEPMT para a educação, levando em conta as especificidades do ciberespaço, tempo e as redes dos sujeitos e atores envolvidos. Dentre as problemáticas elencadas; quais as implicações e impactos deste modelo educacional para a comunidade? considerando o direito à educação de qualidade e os desafios de infraestrutura, a acessibilidade, a conectividade e a interação com a realidade local?. A pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, com abordagem fenomenológica de estudo de caso. Os métodos utilizados foram: revisão bibliográfica, análise documental e legislação educacional, trabalho de campo com observação participante, entrevistas semiestruturadas com profissionais do Centro de Mídias (CEMEAM), professores e alunos, e coleta de relatos escritos e mapas mentais dos estudantes. A análise dos dados se baseou na Análise de relatos e narrativas, utilizando categorias que refletem as questões centrais da pesquisa: O SEEPMT como política pública e sua aplicação no contexto amazônico; A percepção dos sujeitos; Os desafios e as possibilidades de aprimoramento do programa; as parcerias privadas. A pesquisa também evidenciou as potencialidades do SEEPMT para democratizar o acesso à educação em áreas “remotas”, mas também revelou a necessidade de adaptações e melhorias no atendimento às realidades das comunidades do Estado do Amazonas. Pois dentre as principais dificuldades sinalizadas, temos; a infraestrutura precária das escolas na ponta, o difícil acesso à internet e à energia elétrica, a falta de equipamentos adequados, a de diálogo e comunicação, falta de material didático de apoio, a necessidade urgente de uma reformulação deste modelo de ensino em vigor, considerando a qualidade da educação e o ensino em contextos de vulnerabilidades. A análise dos dados trouxe à tona a discussão da função social da escola, a importância de políticas públicas e a necessidade de diálogo e participação da comunidade e do público alvo da educação no debate e nas tomadas de decisões. O estudo também demonstra que o programa, embora represente uma iniciativa importante para a universalização do acesso à educação, ainda enfrenta desafios para garantir a qualidade e a equidade do ensino, pois o discurso institucional validado e reproduzido impõe ao território a culpa pela omissão e inércia do Estado em agir. Portanto é fundamental que este tipo de política seja constantemente monitorada e reavaliada, com foco em investimentos estruturais que atendam de forma eficaz às necessidades da população e promova uma educação de qualidade para todos. |