Dissertação

A inclusão escolar do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aprendizagem de conceitos científicos à luz da Gestaltpedagogia

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é uma desordem neurológica, de origem genética, que afeta principalmente o desenvolvimento da linguagem e comunicação no indivíduo, bem como a capacidade de desenvolvimento das habilidades sociais desde os primeiros anos de vida. Essa condição afeta...

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Autor principal: Rossi, Rosemary
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2184351661259159
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10418
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104182024-10-12T05:06:11Z A inclusão escolar do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aprendizagem de conceitos científicos à luz da Gestaltpedagogia The school inclusion of students with Spectrum Disorder Autistic (ASD) in learning scientific concepts in light of Gestaltpedagogy Rossi, Rosemary Oliveira, Irlane Maia de http://lattes.cnpq.br/2184351661259159 http://lattes.cnpq.br/3156688483798707 Alves, Priscila Pires Dolzane, Maria Ione Feitosa CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Inclusão Autismo Aprendizagem de conceitos científicos Gestaltpedagogia O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é uma desordem neurológica, de origem genética, que afeta principalmente o desenvolvimento da linguagem e comunicação no indivíduo, bem como a capacidade de desenvolvimento das habilidades sociais desde os primeiros anos de vida. Essa condição afeta milhões de pessoas no mundo, no Brasil ainda não se tem estudos estatísticos que possam determinar com clareza os números de ocorrências do transtorno entre os brasileiros, há apenas uma estimativa de alguns milhões de pessoas. Segundo dados da secretaria de educação da cidade de Manaus, atualmente há mais de oito mil estudantes autistas matriculados na rede pública, mas ainda não se tem informações precisas e publicadas sobre como está ocorrendo o processo de inclusão desses estudantes. A inserção dos estudantes com TEA no ambiente escolar é uma das questões mais discutidas no campo da educação na atualidade. Nesse contexto, esta pesquisa de abordagem qualitativa respondeu à seguinte questão: Como se dá o processo de inclusão do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aprendizagem de conceitos científicos no ensino fundamental em Manaus? Os objetivos, em suma, foram analisar e descrever o processo de inclusão desses estudantes em duas escolas públicas localizadas em Manaus, identificando as dificuldades enfrentadas pelos professores neste contexto e quais as impressões dos familiares responsáveis pelos estudantes durante esse processo. A pesquisa foi do tipo descritiva e de cunho exploratório, onde os instrumentos para o levantamento de dados se deu a partir da observação-reflexão, à luz da Gestaltpedagogia e da aplicação de entrevistas semiestruturadas, todos os registros foram feitos em um diário de bordo. Os participantes foram 11 professoras, sendo 04 de Ciências, 05 PAEEs e 02 da sala de recursos multifuncionais. Adicionalmente, foram entrevistados 07 pais/responsáveis dos estudantes com TEA. Os resultados foram analisados de forma comparativa e sob a perspectiva da hermenêutica, evidenciando que a inclusão social destes estudantes já foi iniciada, mas a inclusão escolar ainda enfrenta muitos obstáculos nas diversas esferas do processo educativo, em específico, na formação inicial de professores. Autism Spectrum Disorder (ASD) or autism is a neurological disorder, of genetic origin, which mainly affects the development of language and communication in the individual, as well as the ability to develop social skills from the first years of life. This condition affects millions of people around the world. In Brazil, there are still no statistical studies that can clearly determine the number of occurrences of the disorder among Brazilians, there is only an estimate of a few million people. According to data from the education department of the city of Manaus, there are currently more than eight thousand autistic students enrolled in the public network, but there is still no precise and published information on how the process of inclusion of these students is taking place. The inclusion of students with ASD in the school environment is one of the most discussed issues in the field of education today. In this context, this qualitative research answered the following question: How is the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in learning scientific concepts in elementary school in Manaus? The objectives, in short, were to analyze and describe the process of inclusion of these students in two public schools located in Manaus, identifying the difficulties faced by teachers in this context and the impressions of the family members responsible for the students during this process. The research was descriptive and exploratory in nature, where the instruments for collecting data were based on observation-reflection, in the light of Gestaltpedagogy and the application of semi-structured interviews, all records were made in a logbook. The participants were 11 teachers, 04 from Science, 05 from PAEEs and 02 from the multifunctional resource room. Additionally, 7 parents/guardians of students with ASD were interviewed. The results were analyzed in a comparative way and from the perspective of hermeneutics, showing that the social inclusion of these students has already begun, but school inclusion still faces many obstacles in the different spheres of the educational process, specifically, in initial teacher training. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-10-11T19:17:33Z 2024-04-17 Dissertação ROSSI, Rosemary. A inclusão escolar do estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na aprendizagem de conceitos científicos à luz da Gestaltpedagogia. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10418 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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