Dissertação

As práticas pedagógicas no ensino de geografia: conservação e conscientização ambiental

Atualmente, a degradação ambiental consiste em uma preocupação à nível mundial. Sendo assim, a integração da educação ambiental ao ensino de Geografia nas instituições de ensino básico torna-se importante, pois possibilita aos estudantes conhecimentos acerca de questões pertinentes à sua realidade....

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Autor principal: Lima, Emilly Cristina da Silva
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/6598142886203969
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10463
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104632024-11-06T05:06:14Z As práticas pedagógicas no ensino de geografia: conservação e conscientização ambiental Lima, Emilly Cristina da Silva Albuquerque, Adoréa Rebello da Cunha https://lattes.cnpq.br/6598142886203969 http://lattes.cnpq.br/3916324527868398 Fortes, Mircia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/4896746518476681 Oliveira, Ercivan Gomes de http://lattes.cnpq.br/7685375634493790 Educação ambiental Geografia (Ensino fundamental) - Estudo e ensino CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Geografia Educação ambiental Práticas pedagógicas Conscientização Preservação Atualmente, a degradação ambiental consiste em uma preocupação à nível mundial. Sendo assim, a integração da educação ambiental ao ensino de Geografia nas instituições de ensino básico torna-se importante, pois possibilita aos estudantes conhecimentos acerca de questões pertinentes à sua realidade. As práticas pedagógicas têm o propósito de desenvolver o senso crítico, instigar a participação ativa e conscientizar para a conservação do ambiente, construindo assim, o caráter consciente e preservacionista no local onde se vive. Desse modo, o objetivo deste estudo constitui-se em propor por meio da Educação Ambiental projetos voltados a conscientização do ambiente a partir de três eixos norteadores: a problematização das práticas de educação ambiental no ensino de Geografia; as dificuldades de implementar a educação ambiental no ensino fundamental II e a análise do processo de inserção da educação ambiental no contexto da geografia escoar. A metodologia adotada para a obtenção dos dados respalda-se sobre as dez premissas de Minayo (2012) nas quais depreende-se que o processo de análise da pesquisa qualitativa, para ser fidedigno, precisa conter os termos estruturantes da investigação qualitativa que são os verbos: compreender e interpretar; e os substantivos: experiência, vivência, senso comum e ação social. Dentre as dez premissas, destaca-se que a análise se inicia com a compreensão e a internalização dos termos filosóficos e epistemológicos que norteiam a investigação. Neste contexto, evidencia-se na metodologia ativa a Aprendizagem Baseada em Problema como ferramenta pedagógica, cujo o objetivo é estabelecer um método pedagógico focado no aprendiz, sendo a meta, a aprendizagem a partir da colaboração e motivação. Assim, os estudantes utilizam situações problemas como tópico de pesquisa e estímulo para o desenvolvimento de um pensamento crítico e habilidade de solução que irão culminar no aprendizado e na aquisição de conhecimentos sobre o estudo em questão. Com a realização de cada projeto desenvolvido, os estudantes não apenas aprenderam a respeito das categorias e conceitos geográficos, mas também desenvolveram valores e atitudes sustentáveis que podem ser levados para a vida. Além disso, a participação ativa contribuiu para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como trabalho em equipe, responsabilidade e a empatia com o local em que vivem. O ato de aprender Geografia não se limitou apenas à leitura de mapas, pautou-se na verdade, em desenvolver o senso crítico do indivíduo, para os problemas no ambiente e na comunidade em que está inserido. Environmental degradation is currently a worldwide concern. As such, integrating environmental education into geography teaching in basic education institutions is important, as it provides students with knowledge about issues pertinent to their reality. Pedagogical practices aim to develop critical thinking, encourage active participation and raise awareness of environmental conservation, thus building a conscious and preservationist character in the place where people live. Thus, the aim of this study is to propose, through environmental education, projects aimed at raising awareness of the environment based on three guiding principles: problematization of environmental education practices in geography teaching; the difficulties of implementing environmental education in elementary school; and the analysis of the process of inserting environmental education in the context of school geography. The methodology adopted to obtain the data is based on Minayo's (2012) ten premises, in which it emerges that the process of analyzing qualitative research, in order to be reliable, needs to contain the structuring terms of qualitative research, which are the verbs: understand and interpret; and the nouns: experience, living, common sense and social action. Among the ten premises, it stands out that the analysis begins with understanding and internalizing the philosophical and epistemological terms that guide the investigation. In this context, the active methodology highlights Problem-Based Learning as a pedagogical tool whose aim is to establish a pedagogical method focused on the learner, with the goal being learning based on collaboration and motivation. Thus, students use problem situations as a research topic and stimulus for developing critical thinking and solution skills that will culminate in learning and the acquisition of knowledge about the study in question. With the realization of each project developed, the students not only learned about geographical categories and concepts, but also developed sustainable values and attitudes that can be taken into their lives. In addition, active participation contributed to the development of socio-emotional skills such as teamwork, responsibility and empathy for the place in which they live. The act of learning Geography wasn't just about reading maps, it was actually about developing the individual's critical sense of the problems in the environment and the community in which they live. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2024-11-05T18:35:29Z 2024-09-20 Dissertação LIMA, Emilly Cristina da Silva. As práticas pedagógicas no ensino de geografia: conservação e conscientização ambiental. 2024. 191 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10463 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Geografia
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