Dissertação

Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde

A formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) requer uma abordagem crítica e contextualizada, especialmente ao considerar a integração das Ciências Ambientais. Esta pesquisa investigou como a sustentabilidade e a prática da TI Verde podem ser incorporadas à educação em TI, promoven...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Wenndisson da Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9258045359598622
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10471
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10471
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104712024-11-08T05:05:28Z Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde Souza, Wenndisson da Silva Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro http://lattes.cnpq.br/9258045359598622 http://lattes.cnpq.br/2594654340373805 Libório Filho, João da Mata Massabni, Vânia Galindo Cavalcante, Kátia Viana Sustentabilidade e meio ambiente Tecnologia da informação OUTROS: CIENCIAS Sustentabilidade Tecnologia da informação verde Formação Ciências ambientais Tecnologia da informação A formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) requer uma abordagem crítica e contextualizada, especialmente ao considerar a integração das Ciências Ambientais. Esta pesquisa investigou como a sustentabilidade e a prática da TI Verde podem ser incorporadas à educação em TI, promovendo práticas sustentáveis e a conscientização sobre os impactos ambientais das atividades de TI. O estudo adotou uma metodologia que incluiu uma revisão da literatura, oficinas de desenvolvimento de produtos educacionais e validação de um curso específico. Utilizou-se uma combinação de análise de conteúdo, estatística descritiva e técnicas de coleta de dados, como questionários e grupos focais. O desenvolvimento do curso foi realizado na plataforma Moodle, estruturado como Recurso Educacional Aberto (REA). A validação foi feita pelo feedback dos participantes, seguido por ajustes para melhorar a usabilidade e a eficácia educacional. Foram identificadas categorias relacionadas a problemas ambientais causados pela TI e formas de contribuir para a conservação ambiental. Os resultados sublinharam a importância das práticas de TI Verde no contexto da sustentabilidade, alinhandose aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 7, 9 e 12. A formação complementar em TI deve incluir a conscientização sobre o consumo de energia, reciclagem de resíduos eletrônicos e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Além das soluções práticas, a pesquisa propôs uma reflexão crítica sobre a adoção de práticas sustentáveis na área de TI, conectando-se com a instituição de Escolas Sustentáveis. The training of Information Technology (IT) professionals requires a critical and contextualized approach, especially when considering the integration of Environmental Sciences. This research investigated how sustainability and Green IT practices can be incorporated into IT education, promoting sustainable practices and raising awareness about the environmental impacts of IT activities. The study adopted a methodology that included a literature review, workshops for developing educational products, and the validation of a specific course. A combination of content analysis, descriptive statistics, and data collection techniques such as questionnaires and focus groups were used. The course was developed on the Moodle platform, structured as an Open Educational Resource (OER). Validation was carried out based on participant feedback, followed by adjustments to enhance usability and educational effectiveness. Categories related to environmental problems caused by IT and ways to contribute to environmental conservation were identified. The results underscored the importance of Green IT practices in the context of sustainability, aligning with the United Nations' Sustainable Development Goals (SDGs), particularly SDGs 7, 9, and 12. Complementary IT training should include awareness of energy consumption, electronic waste recycling, and the development of sustainable technologies. In addition to practical solutions, the research proposed a critical reflection on the adoption of sustainable practices in the IT field, connecting with the establishment of Sustainable Schools. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superior 2024-11-07T18:11:38Z 2024-08-30 Dissertação SOUZA, Wenndisson da Silva. Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10471 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Sustentabilidade e meio ambiente
Tecnologia da informação
OUTROS: CIENCIAS
Sustentabilidade
Tecnologia da informação verde
Formação
Ciências ambientais
Tecnologia da informação
spellingShingle Sustentabilidade e meio ambiente
Tecnologia da informação
OUTROS: CIENCIAS
Sustentabilidade
Tecnologia da informação verde
Formação
Ciências ambientais
Tecnologia da informação
Souza, Wenndisson da Silva
Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde
topic_facet Sustentabilidade e meio ambiente
Tecnologia da informação
OUTROS: CIENCIAS
Sustentabilidade
Tecnologia da informação verde
Formação
Ciências ambientais
Tecnologia da informação
description A formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) requer uma abordagem crítica e contextualizada, especialmente ao considerar a integração das Ciências Ambientais. Esta pesquisa investigou como a sustentabilidade e a prática da TI Verde podem ser incorporadas à educação em TI, promovendo práticas sustentáveis e a conscientização sobre os impactos ambientais das atividades de TI. O estudo adotou uma metodologia que incluiu uma revisão da literatura, oficinas de desenvolvimento de produtos educacionais e validação de um curso específico. Utilizou-se uma combinação de análise de conteúdo, estatística descritiva e técnicas de coleta de dados, como questionários e grupos focais. O desenvolvimento do curso foi realizado na plataforma Moodle, estruturado como Recurso Educacional Aberto (REA). A validação foi feita pelo feedback dos participantes, seguido por ajustes para melhorar a usabilidade e a eficácia educacional. Foram identificadas categorias relacionadas a problemas ambientais causados pela TI e formas de contribuir para a conservação ambiental. Os resultados sublinharam a importância das práticas de TI Verde no contexto da sustentabilidade, alinhandose aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 7, 9 e 12. A formação complementar em TI deve incluir a conscientização sobre o consumo de energia, reciclagem de resíduos eletrônicos e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Além das soluções práticas, a pesquisa propôs uma reflexão crítica sobre a adoção de práticas sustentáveis na área de TI, conectando-se com a instituição de Escolas Sustentáveis.
author_additional Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
author_additionalStr Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
format Dissertação
author Souza, Wenndisson da Silva
author2 http://lattes.cnpq.br/9258045359598622
author2Str http://lattes.cnpq.br/9258045359598622
title Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde
title_short Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde
title_full Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde
title_fullStr Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde
title_full_unstemmed Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde
title_sort integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de ti verde
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10471
_version_ 1831970375119929344
score 11.753735