/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde
A formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) requer uma abordagem crítica e contextualizada, especialmente ao considerar a integração das Ciências Ambientais. Esta pesquisa investigou como a sustentabilidade e a prática da TI Verde podem ser incorporadas à educação em TI, promoven...
Autor principal: | Souza, Wenndisson da Silva |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/9258045359598622 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10471 |
id |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10471 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104712024-11-08T05:05:28Z Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde Souza, Wenndisson da Silva Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro http://lattes.cnpq.br/9258045359598622 http://lattes.cnpq.br/2594654340373805 Libório Filho, João da Mata Massabni, Vânia Galindo Cavalcante, Kátia Viana Sustentabilidade e meio ambiente Tecnologia da informação OUTROS: CIENCIAS Sustentabilidade Tecnologia da informação verde Formação Ciências ambientais Tecnologia da informação A formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) requer uma abordagem crítica e contextualizada, especialmente ao considerar a integração das Ciências Ambientais. Esta pesquisa investigou como a sustentabilidade e a prática da TI Verde podem ser incorporadas à educação em TI, promovendo práticas sustentáveis e a conscientização sobre os impactos ambientais das atividades de TI. O estudo adotou uma metodologia que incluiu uma revisão da literatura, oficinas de desenvolvimento de produtos educacionais e validação de um curso específico. Utilizou-se uma combinação de análise de conteúdo, estatística descritiva e técnicas de coleta de dados, como questionários e grupos focais. O desenvolvimento do curso foi realizado na plataforma Moodle, estruturado como Recurso Educacional Aberto (REA). A validação foi feita pelo feedback dos participantes, seguido por ajustes para melhorar a usabilidade e a eficácia educacional. Foram identificadas categorias relacionadas a problemas ambientais causados pela TI e formas de contribuir para a conservação ambiental. Os resultados sublinharam a importância das práticas de TI Verde no contexto da sustentabilidade, alinhandose aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 7, 9 e 12. A formação complementar em TI deve incluir a conscientização sobre o consumo de energia, reciclagem de resíduos eletrônicos e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Além das soluções práticas, a pesquisa propôs uma reflexão crítica sobre a adoção de práticas sustentáveis na área de TI, conectando-se com a instituição de Escolas Sustentáveis. The training of Information Technology (IT) professionals requires a critical and contextualized approach, especially when considering the integration of Environmental Sciences. This research investigated how sustainability and Green IT practices can be incorporated into IT education, promoting sustainable practices and raising awareness about the environmental impacts of IT activities. The study adopted a methodology that included a literature review, workshops for developing educational products, and the validation of a specific course. A combination of content analysis, descriptive statistics, and data collection techniques such as questionnaires and focus groups were used. The course was developed on the Moodle platform, structured as an Open Educational Resource (OER). Validation was carried out based on participant feedback, followed by adjustments to enhance usability and educational effectiveness. Categories related to environmental problems caused by IT and ways to contribute to environmental conservation were identified. The results underscored the importance of Green IT practices in the context of sustainability, aligning with the United Nations' Sustainable Development Goals (SDGs), particularly SDGs 7, 9, and 12. Complementary IT training should include awareness of energy consumption, electronic waste recycling, and the development of sustainable technologies. In addition to practical solutions, the research proposed a critical reflection on the adoption of sustainable practices in the IT field, connecting with the establishment of Sustainable Schools. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal e Nível Superior 2024-11-07T18:11:38Z 2024-08-30 Dissertação SOUZA, Wenndisson da Silva. Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde. 2024. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10471 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Centro de Ciências do Ambiente Brasil UFAM Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
institution |
TEDE - Universidade Federal do Amazonas |
collection |
TEDE-UFAM |
language |
por |
topic |
Sustentabilidade e meio ambiente Tecnologia da informação OUTROS: CIENCIAS Sustentabilidade Tecnologia da informação verde Formação Ciências ambientais Tecnologia da informação |
spellingShingle |
Sustentabilidade e meio ambiente Tecnologia da informação OUTROS: CIENCIAS Sustentabilidade Tecnologia da informação verde Formação Ciências ambientais Tecnologia da informação Souza, Wenndisson da Silva Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde |
topic_facet |
Sustentabilidade e meio ambiente Tecnologia da informação OUTROS: CIENCIAS Sustentabilidade Tecnologia da informação verde Formação Ciências ambientais Tecnologia da informação |
description |
A formação de profissionais de Tecnologia da Informação (TI) requer uma abordagem crítica
e contextualizada, especialmente ao considerar a integração das Ciências Ambientais. Esta
pesquisa investigou como a sustentabilidade e a prática da TI Verde podem ser incorporadas à
educação em TI, promovendo práticas sustentáveis e a conscientização sobre os impactos
ambientais das atividades de TI. O estudo adotou uma metodologia que incluiu uma revisão da
literatura, oficinas de desenvolvimento de produtos educacionais e validação de um curso
específico. Utilizou-se uma combinação de análise de conteúdo, estatística descritiva e técnicas
de coleta de dados, como questionários e grupos focais. O desenvolvimento do curso foi
realizado na plataforma Moodle, estruturado como Recurso Educacional Aberto (REA). A
validação foi feita pelo feedback dos participantes, seguido por ajustes para melhorar a
usabilidade e a eficácia educacional. Foram identificadas categorias relacionadas a problemas
ambientais causados pela TI e formas de contribuir para a conservação ambiental. Os resultados
sublinharam a importância das práticas de TI Verde no contexto da sustentabilidade, alinhandose aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 7, 9
e 12. A formação complementar em TI deve incluir a conscientização sobre o consumo de
energia, reciclagem de resíduos eletrônicos e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
Além das soluções práticas, a pesquisa propôs uma reflexão crítica sobre a adoção de práticas
sustentáveis na área de TI, conectando-se com a instituição de Escolas Sustentáveis. |
author_additional |
Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro |
author_additionalStr |
Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro |
format |
Dissertação |
author |
Souza, Wenndisson da Silva |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9258045359598622 |
author2Str |
http://lattes.cnpq.br/9258045359598622 |
title |
Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde |
title_short |
Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde |
title_full |
Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde |
title_fullStr |
Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde |
title_full_unstemmed |
Integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de TI verde |
title_sort |
integração das ciências ambientais na formação de profissionais de tecnologia da informação: promovendo a sustentabilidade e práticas de ti verde |
publisher |
Universidade Federal do Amazonas |
publishDate |
2024 |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10471 |
_version_ |
1831970375119929344 |
score |
11.753735 |