Dissertação

Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea

Esta pesquisa trata da inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em uma escola de ensino médio (1º ao 3º ano), no município de Lábrea, sul do Amazonas. Tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelo professor de Educação Física para a inclusão de um aluno com def...

ver descrição completa

Autor principal: Canté, Raquel Batista
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6302278856281516, http://lattes.cnpq.br/6302278856281516
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10475
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10475
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-104752024-11-09T05:06:32Z Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea Canté, Raquel Batista Amorim, Minerva Leopoldina de Castro http://lattes.cnpq.br/6302278856281516 http://lattes.cnpq.br/5598486262343287 Oliveira, Victor José Machado de http://lattes.cnpq.br/7335514115153220 Silva, Anselmo de Athayde Costa e http://lattes.cnpq.br/4794918582092514 http://lattes.cnpq.br/6302278856281516 Educação física (Ensino médio) Jovens com deficiência - Educação Educação inclusiva Educação física para pessoas com deficiência CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA Educação física escolar Aluno com deficiência Ensino médio Colega tutor Esta pesquisa trata da inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em uma escola de ensino médio (1º ao 3º ano), no município de Lábrea, sul do Amazonas. Tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelo professor de Educação Física para a inclusão de um aluno com deficiência em suas aulas, e elaborar um Produto Educacional. Inicialmente foi realizado um levantamento de dados para identificar as escolas de ensino médio e o quantitativo de alunos com deficiência (física, visual, intelectual e auditiva) matriculados e frequentando as aulas nas escolas regulares do município de Lábrea, após esse levantamento foi feita a escolha da nossa amostra. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso no qual foi utilizado como instrumento: uma entrevista semiestruturada com o professor de Educação Física (perguntas abertas e fechadas sobre sua formação acadêmica e inclusão de alunos com deficiência nas turmas regulares), adaptada (SOUZA, 2008), que foi gravada em áudio e posteriormente transcrita, para a realização da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A filmagem de 03 aulas foi feita em ângulo aberto para captar uma imagem ampla das atividades realizadas (antes da Formação). Não foi focado nenhum aluno em especial, as imagens foram do todo. Este instrumento envolveu a observação da participação dos estudantes nas aulas, variáveis do contexto escolar e o comportamento do professor. Para a observação foi considerado três conjuntos de informações: identificação geral, identificação das condições em que a observação ocorreu, e registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais (DANNA, 2011). Os resultados desta pesquisa indicam que as técnicas de auxílio do Colega tutor podem ser utilizadas por professores de Educação Física/EF como uma possível estratégia para incluir os alunos com deficiência nas aulas do Ensino Médio. O Produto Educacional resultante desta pesquisa é um Curso de Extensão para a utilização da estratégia do Colega Tutor que pode ser acessado no repositório da UFAM, do ProEF e do IFAM. This research deals with the inclusion of students with disabilities in Physical Education classes at a high school (1st to 3rd year), in the municipality of Lábrea, south of Amazonas. Its objective is to identify the strategies used by Physical Education teachers to include a student with disabilities in their classes, and to develop an Educational Product. Initially, a data survey was carried out to identify high schools and the number of students with disabilities (physical, visual, intellectual and auditory) enrolled and attending classes in regular schools in the municipality of Lábrea, after this survey the choice was made of our sample. The research is characterized as a case study in which the following instruments were used: a semi-structured interview with the Physical Education teacher (open and closed questions about his academic background and inclusion of students with disabilities in regular classes), adapted (SOUZA, 2008), which was recorded in audio and later transcribed, to carry out content analysis (BARDIN, 1977). The filming of 03 classes was taken at a wide angle to capture a broad image of the activities carried out (before the Training). No particular student was focused on, the images were of the whole. This instrument involved observing student participation in classes, school context variables and teacher behavior. For observation, three sets of information were considered: general identification, identification of the conditions under which the observation occurred, and recording of behaviors and environmental circumstances (DANNA, 2011). The results of this research indicate that the peer tutor's assistance techniques can be used by Physical Education/PE teachers as a possible strategy to include students with disabilities in high school classes. The Educational Product resulting from this research is an Extension Course for using the Colleague Tutor strategy that can be accessed in the UFAM, ProEF and IFAM repository. Não aparece a opção específica do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF. 2024-11-08T17:36:28Z 2024-07-30 Dissertação CANTÉ, Raquel Batista. Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea. 2024. 83 f. Dissertação, (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10475 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Física e Fisioterapia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação Física
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Educação física (Ensino médio)
Jovens com deficiência - Educação
Educação inclusiva
Educação física para pessoas com deficiência
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
Educação física escolar
Aluno com deficiência
Ensino médio
Colega tutor
spellingShingle Educação física (Ensino médio)
Jovens com deficiência - Educação
Educação inclusiva
Educação física para pessoas com deficiência
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
Educação física escolar
Aluno com deficiência
Ensino médio
Colega tutor
Canté, Raquel Batista
Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea
topic_facet Educação física (Ensino médio)
Jovens com deficiência - Educação
Educação inclusiva
Educação física para pessoas com deficiência
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
Educação física escolar
Aluno com deficiência
Ensino médio
Colega tutor
description Esta pesquisa trata da inclusão dos alunos com deficiência nas aulas de Educação Física em uma escola de ensino médio (1º ao 3º ano), no município de Lábrea, sul do Amazonas. Tem como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelo professor de Educação Física para a inclusão de um aluno com deficiência em suas aulas, e elaborar um Produto Educacional. Inicialmente foi realizado um levantamento de dados para identificar as escolas de ensino médio e o quantitativo de alunos com deficiência (física, visual, intelectual e auditiva) matriculados e frequentando as aulas nas escolas regulares do município de Lábrea, após esse levantamento foi feita a escolha da nossa amostra. A pesquisa se caracteriza como estudo de caso no qual foi utilizado como instrumento: uma entrevista semiestruturada com o professor de Educação Física (perguntas abertas e fechadas sobre sua formação acadêmica e inclusão de alunos com deficiência nas turmas regulares), adaptada (SOUZA, 2008), que foi gravada em áudio e posteriormente transcrita, para a realização da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A filmagem de 03 aulas foi feita em ângulo aberto para captar uma imagem ampla das atividades realizadas (antes da Formação). Não foi focado nenhum aluno em especial, as imagens foram do todo. Este instrumento envolveu a observação da participação dos estudantes nas aulas, variáveis do contexto escolar e o comportamento do professor. Para a observação foi considerado três conjuntos de informações: identificação geral, identificação das condições em que a observação ocorreu, e registro dos comportamentos e circunstâncias ambientais (DANNA, 2011). Os resultados desta pesquisa indicam que as técnicas de auxílio do Colega tutor podem ser utilizadas por professores de Educação Física/EF como uma possível estratégia para incluir os alunos com deficiência nas aulas do Ensino Médio. O Produto Educacional resultante desta pesquisa é um Curso de Extensão para a utilização da estratégia do Colega Tutor que pode ser acessado no repositório da UFAM, do ProEF e do IFAM.
author_additional Amorim, Minerva Leopoldina de Castro
author_additionalStr Amorim, Minerva Leopoldina de Castro
format Dissertação
author Canté, Raquel Batista
author2 http://lattes.cnpq.br/6302278856281516
http://lattes.cnpq.br/6302278856281516
author2Str http://lattes.cnpq.br/6302278856281516
http://lattes.cnpq.br/6302278856281516
title Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea
title_short Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea
title_full Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea
title_fullStr Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea
title_full_unstemmed Estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de Lábrea
title_sort estratégias para a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física: um estudo de caso no município de lábrea
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2024
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10475
_version_ 1831970375593885696
score 11.753735