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Dissertação
O ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de Manaus: implicações linguísticas sobre a formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II
O fluxo migratório na cidade de Manaus impactou a realidade da comunidade escolar e linguística amazonense. Diante desse cenário, esta pesquisa pretendeu discutir as políticas linguísticas vigentes no estado do Amazonas e identificar nos documentos oficiais da educação básica e na grade curricular d...
Autor principal: | Silva, Glenda Mendes da |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6778869745351411 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105132024-12-04T05:05:31Z O ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de Manaus: implicações linguísticas sobre a formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II Silva, Glenda Mendes da Silva, Raynice Geraldine Pereira da http://lattes.cnpq.br/6778869745351411 http://lattes.cnpq.br/6871299150014070 Teixeira, Wagner Barros Witschoreck, Mirley Tereza Correia da Costa Professor - Formação Professores de português - Formação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Formação de professores PFOL Políticas Linguísticas Ensino de Português O fluxo migratório na cidade de Manaus impactou a realidade da comunidade escolar e linguística amazonense. Diante desse cenário, esta pesquisa pretendeu discutir as políticas linguísticas vigentes no estado do Amazonas e identificar nos documentos oficiais da educação básica e na grade curricular da graduação de Letras- Língua e Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) implicações linguísticas em torno da formação do professor de Língua Portuguesa no intuito de propor uma formação no ensino do Português para Falantes de Outras Línguas com base no modelo reflexivo de ensino. Ainda propôs a análise dos dados levantados junto à Coordenadoria Distrital de Educação 06 da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC-AM) sobre o perfil dos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II que trabalham com alunos imigrantes, considerando o desafio que é lidar com o encontro de diversas culturas e identidades linguísticas em sala de aula e auxiliar na integração desses alunos, com o objetivo de avaliar as suas crenças sobre o ensino do Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL). Utilizamos como arcabouço teórico os estudos de Almeida Filho (1992,2015), Furtoso (2001,2011), Freitas (1992), Geraldi (2015), Oliveira (2011), Rajagopalan (2003), Calvet (2007), dentre outros autores. Como procedimento metodológico endossamos a pesquisa na abordagem quanti-qualitativa, com viés descritivo-analítico e de análise documental e telematizada. Dessa forma, os resultados alcançados visam discutir as possibilidades de formação inicial e continuada dos professores de Língua Portuguesa da região no ensino do Português para Falantes de Outras Línguas. The migratory flow in the city of Manaus impacted the reality of the Amazonian school and linguistic community. Given this scenario, this research is intended to discuss the language policies in force in the state of Amazonas and identify in the official documents of elementary education and the curriculum of the Literature - Portuguese Language and Literature degree at the Federal University of Amazonas (UFAM) and the State University of Amazonas (UEA) linguistic implications surrounding the training of Portuguese language teachers to support training in teaching Portuguese speakers of other languages based on the reflective teaching model. Furthermore, it proposed the analysis of data collected from the District Education Coordination 06 of the Department of Education of the State of Amazonas (SEDUC-AM) on the profile of Portuguese Language teachers in elementary school who work with immigrant students, considering the challenge that is to deal with the encounter of diverse cultures and linguistic identities in the classroom and assist in the integration of these students, to evaluate their beliefs about teaching Portuguese for Speakers of Other Languages (PSOL). We used as a theoretical framework the studies of ALMEIDA FILHO (1992–2015), FURTOSO (2001,2011), FREITAS (1992), GERALDI (2015), OLIVEIRA (2011), RAJAGOPALAN (2003), and CALVET (2007), among other authors. As a methodological procedure, we endorse research using a quantitative-qualitative approach with a descriptive-analytical bias and documentary and telematics analysis. In this way, the results achieved aim to boost the initial or continued training of Portuguese language teachers in the region in Teaching Portuguese to speakers of Other Languages. 2024-12-03T22:24:53Z 2024-01-15 Dissertação SILVA, Glenda Mendes. O ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de Manaus: implicações linguísticas sobre a formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. 2024. 92 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10513 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras |
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