Dissertação

Interesses profissionais e inclinações motivacionais em estudantes universitários

Interesses profissionais podem ser definidos como preferências por atividades profissionais e as inclinações motivacionais como motivações internas que se direcionam às escolhas profissionais, dois construtos que se relacionam e são construídos ao longo da trajetória de vida das pessoas e influencia...

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Autor principal: Feroldi, David Conceição
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9523904610162198, https://orcid.org/0000-0002-1346-7983
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2024
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10518
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105182024-12-05T05:05:10Z Interesses profissionais e inclinações motivacionais em estudantes universitários Feroldi, David Conceição Resende, Gisele Cristina http://lattes.cnpq.br/9523904610162198 http://lattes.cnpq.br/0524959272545250 Torres, Marck de Souza http://lattes.cnpq.br/5839048686058921 Aguillera, Fernanda http://lattes.cnpq.br/4017876750149256 https://orcid.org/0000-0002-1346-7983 CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Interesses Profissionais Inclinações Motivacionais Estudantes Universitários Orientação Profissional e de Carreira (OPC) Interesses profissionais podem ser definidos como preferências por atividades profissionais e as inclinações motivacionais como motivações internas que se direcionam às escolhas profissionais, dois construtos que se relacionam e são construídos ao longo da trajetória de vida das pessoas e influenciam nas escolhas de carreira e saúde mental. Esta dissertação, inserida na Linha de Pesquisa de Processos Psicológicos e Saúde do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAM, teve como objetivo geral avaliar os interesses profissionais e inclinações motivacionais de estudantes universitários na cidade de Manaus, capital do Amazonas. Foram realizados dois estudos. O primeiro, de natureza quantitativa, envolveu 220 estudantes de diferentes cursos e áreas do conhecimento, com maior participação feminina (70,45%), seguido por masculina (28,64%) e não-binária (0,91%), com idade média de 23 anos, desvio padrão 4,66. Utilizando a Escala de Avaliação dos Tipos Profissionais de Holland (ATPH), aplicada em formato virtual, observou-se maior predominância dos tipos Investigativo (média 2,55; desvio padrão 0,71) e Social (média 2,27; desvio padrão 0,75). Esses perfis indicam que os estudantes se voltam para atividades de investigação e pesquisa, bem como para áreas relacionadas à cura, educação e auxílio humano. Diferenças estatisticamente significativas (p ≤ 0,05) foram identificadas entre áreas do conhecimento e os tipos profissionais Realista, Social e Convencional, mas não entre os gêneros feminino, masculino e não-binário em relação aos perfis do modelo RIASEC. O segundo estudo, qualitativo e de casos múltiplos, analisou as inclinações motivacionais de seis universitários dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Os resultados destacaram tendências para atividades ligadas ao cuidado, toque e sensibilidade (radical W) e ao senso social, com foco em saúde, reabilitação e dinamismo no tratamento humano (radical S), alinhando-se ao perfil dessas profissões. A dissertação enfatiza a importância dos instrumentos ATPH e BBT-Br em processos de Orientação Profissional e de Carreira, evidenciando que suas aplicações podem apoiar intervenções voltadas ao autoconhecimento e planejamento de carreira, contribuindo para decisões mais assertivas no contexto universitário. Professional interests can be defined as preferences for professional activities, while motivational inclinations refer to internal motivations that guide career choices. These two constructs are interconnected and develop throughout an individual’s life, influencing career decisions and mental health. This dissertation, part of the Research Line on Psychological Processes and Health within the Graduate Program in Psychology at UFAM, aimed to assess the professional interests and motivational inclinations of university students in Manaus, the capital of Amazonas. Two studies were conducted. The first study, quantitative in nature, involved 220 students from various courses and fields of knowledge, with a majority of female participants (70.45%), followed by male (28.64%) and non-binary (0.91%) participants, with a mean age of 23 years and a standard deviation of 4.66. Using the Holland Assessment of Professional Types Scale (ATPH), administered virtually, the study found a predominance of the Investigative (mean 2.55; standard deviation 0.71) and Social (mean 2.27; standard deviation 0.75) types. These profiles indicate that students tend to engage in research and investigative activities, as well as areas related to healing, education, and human assistance. Statistically significant differences (p ≤ 0.05) were found between fields of knowledge and the Realistic, Social, and Conventional professional types, but no significant differences were identified between female, male, and non-binary participants concerning the RIASEC model profiles. The second study, qualitative and based on multiple case analyses, examined the motivational inclinations of six university students enrolled in Physical Education and Physiotherapy programs. The results highlighted tendencies toward activities involving care, touch, and sensitivity (radical W), as well as social engagement, focusing on health, rehabilitation, and dynamic human treatment (radical S), aligning with the profiles of these professions. The dissertation underscores the importance of the ATPH and BBT-Br tools in Professional and Career Guidance (OPC) processes, demonstrating that their application can support interventions aimed at self-awareness and career planning, contributing to more assertive decision-making in the university context. FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas 2024-12-04T14:07:36Z 2024-11-19 Dissertação FEROLDI, David Conceição. Interesses profissionais e inclinações motivacionais em estudantes universitários. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10518 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia
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