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Dissertação
Concepções dos professores sobre o lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Manaus
Este estudo tem como propósito buscar relações entre as atividades lúdicas no contexto escolar a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, ao mesmo tempo, para produção de novas possibilidades interpretativas formativas na docência de quem trabalha com crianças, com contribuiç...
Autor principal: | Lima, Juliana Camurça de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6807549400288221, https://orcid.org/0009-0005-5334-9913 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10533 |
Resumo: |
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Este estudo tem como propósito buscar relações entre as atividades lúdicas no contexto escolar a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, ao mesmo tempo, para produção de novas possibilidades interpretativas formativas na docência de quem trabalha com crianças, com contribuições significativas para a compreensão do elemento lúdico enquanto forma e conteúdo, produto e processo no ato de ensinar e aprender. Trata-se da necessidade de evidenciar as atividades pedagógicas lúdicas no cotidiano escolar com o intuito de ampliar o repertório motor das crianças, tendo o brincar como eixo motriz, articulando aprendizagem e o desenvolvimento individual das crianças pelas interações sociais. É percebido em muitas realidades que as escolas valorizam intensamente a busca dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), seja no aprimoramento da leitura e da escrita, quanto nas provas formuladas pelos governos Municipal e Federal, deixando de lado o brincar como uma categoria do jogo lúdico em segundo plano. O objetivo geral é conhecer quais situações didáticas que os professores desenvolvem, considerando o elemento lúdico no contexto escolar com foco no planejamento das estratégias, conteúdos e avaliações das atividades trabalhadas e sua articulação com o PPP da escola. A questão problemática da pesquisa é: Por que e como as atividades lúdicas são desenvolvidas pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa Escola Pública Municipal de Manaus através de suas concepções e PPP da escola? Neste sentido, com base nos pressupostos teóricos de Brougere (1997 ), Huizinga (2019), Marcellino(1989), Kishimoto(2021), Vigotski (2021), Freire (2022), entre outros, nos ajudam a refletir sobre as maneiras como o lúdico é tratado no interior da escola, de modo a ressignificar sua importância no processo educativo. Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa participante com pesquisa bibliográfica, exame documental e entrevistas. A recolha das informações e análises pretendeu estar centrada nas relações de ensino vivenciadas nas atividades lúdicas realizadas no contexto escolar e no PPP da escola. Serão utilizadas entrevistas com dois professores do Ensino Fundamental, dos 1º e 2º anos, numa Escola Pública Municipal de Manaus. As entrevistas individuais tiveram o propósito de conhecer a concepção destes acerca da utilização do lúdico em sala de aula, e identificar como as atividades ocorrem no cotidiano escolar e sua articulação com o PPP da escola. |