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Dissertação
Concepções dos professores sobre o lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Manaus
Este estudo tem como propósito buscar relações entre as atividades lúdicas no contexto escolar a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, ao mesmo tempo, para produção de novas possibilidades interpretativas formativas na docência de quem trabalha com crianças, com contribuiç...
Autor principal: | Lima, Juliana Camurça de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/6807549400288221, https://orcid.org/0009-0005-5334-9913 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2024
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Acesso em linha: |
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oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105332024-12-11T05:06:24Z Concepções dos professores sobre o lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Manaus Lima, Juliana Camurça de Barros, João Luiz da Costa http://lattes.cnpq.br/6807549400288221 http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 Silva, Iolete Ribeiro da Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de https://orcid.org/0009-0005-5334-9913 CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Lúdico Desenvolvimento Práticas pedagógicas Ensino Fundamental Este estudo tem como propósito buscar relações entre as atividades lúdicas no contexto escolar a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, ao mesmo tempo, para produção de novas possibilidades interpretativas formativas na docência de quem trabalha com crianças, com contribuições significativas para a compreensão do elemento lúdico enquanto forma e conteúdo, produto e processo no ato de ensinar e aprender. Trata-se da necessidade de evidenciar as atividades pedagógicas lúdicas no cotidiano escolar com o intuito de ampliar o repertório motor das crianças, tendo o brincar como eixo motriz, articulando aprendizagem e o desenvolvimento individual das crianças pelas interações sociais. É percebido em muitas realidades que as escolas valorizam intensamente a busca dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), seja no aprimoramento da leitura e da escrita, quanto nas provas formuladas pelos governos Municipal e Federal, deixando de lado o brincar como uma categoria do jogo lúdico em segundo plano. O objetivo geral é conhecer quais situações didáticas que os professores desenvolvem, considerando o elemento lúdico no contexto escolar com foco no planejamento das estratégias, conteúdos e avaliações das atividades trabalhadas e sua articulação com o PPP da escola. A questão problemática da pesquisa é: Por que e como as atividades lúdicas são desenvolvidas pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental numa Escola Pública Municipal de Manaus através de suas concepções e PPP da escola? Neste sentido, com base nos pressupostos teóricos de Brougere (1997 ), Huizinga (2019), Marcellino(1989), Kishimoto(2021), Vigotski (2021), Freire (2022), entre outros, nos ajudam a refletir sobre as maneiras como o lúdico é tratado no interior da escola, de modo a ressignificar sua importância no processo educativo. Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de uma pesquisa participante com pesquisa bibliográfica, exame documental e entrevistas. A recolha das informações e análises pretendeu estar centrada nas relações de ensino vivenciadas nas atividades lúdicas realizadas no contexto escolar e no PPP da escola. Serão utilizadas entrevistas com dois professores do Ensino Fundamental, dos 1º e 2º anos, numa Escola Pública Municipal de Manaus. As entrevistas individuais tiveram o propósito de conhecer a concepção destes acerca da utilização do lúdico em sala de aula, e identificar como as atividades ocorrem no cotidiano escolar e sua articulação com o PPP da escola. The purpose of this study is to seek relationships between playful activities in the school context, based on the pedagogical practices developed by teachers, and at the same time to produce new formative interpretative possibilities in the teaching of those who work with children, with significant contributions to the understanding of the playful element as form and content, product and process in the act of teaching and learning. There is a need to highlight playful pedagogical activities in everyday school life in order to expand children's motor repertoire, with play as the driving force, linking learning and children's individual development through social interactions. In many realities, schools intensely value the search for the results of the Basic Education Development Index (IDEB), whether in improving reading and writing, or in the tests formulated by the Municipal and Federal governments, leaving play aside as a category of playful play in the background. The general objective is to find out what didactic situations teachers develop, considering the element of play in the school context, with a focus on planning the strategies, contents and evaluations of the activities worked on and their articulation with the school's PPP. The research question is: Why and how are play activities developed by teachers in the early years of elementary school in a municipal public school in Manaus, based on their conceptions and the school's PPP? In this sense, based on the theoretical assumptions of Brougere (1997), Huizinga (2019), Marcellino (1989), Kishimoto (2021), Vigotski (2021), Freire (2022), among others, they help us to reflect on the ways in which play is treated within the school, in order to resignify its importance in the educational process. As for the methodological procedures, this is a participant survey with bibliographical research, documentary examination and interviews. The collection of information and analysis aims to focus on the teaching relationships experienced in the play activities carried out in the school context and in the school's PPP. Interviews will be conducted with two elementary school teachers, from the 1st and 2nd grades, at a municipal public school in Manaus. The purpose of the individual interviews was to get to know their conception of the use of play in the classroom, and to identify how the activities take place in everyday school life and their articulation with the school's PPP. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2024-12-10T22:41:30Z 2024-07-24 Dissertação LIMA, Juliana Camurça de. Concepções dos professores sobre o lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Manaus. 2024. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10533 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
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