Dissertação

O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos: “Encontro das Águas” na formação docente

Este estudo, situado na Linguística Aplicada, teve como objetivo geral investigar o ensino-aprendizagem da língua portuguesa para surdos em cursos de Letras-Libras e Letras-Libras-Língua Portuguesa em universidades federais do norte do Brasil. Os objetivos específicos foram analisar os Projetos Peda...

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Autor principal: Bastos, Elizandra de Lima Silva
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/4575976099767056
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10599
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spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-105992025-01-14T05:07:04Z O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos: “Encontro das Águas” na formação docente Bastos, Elizandra de Lima Silva Monteiro, Marta de Faria e Cunha http://lattes.cnpq.br/4575976099767056 http://lattes.cnpq.br/4672487830828193 Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios http://lattes.cnpq.br/7211102809346198 Farias, Rosejane da Mota http://lattes.cnpq.br/8461128979398997 Lingua brasileira de sinais Surdos - Educação Professores de surdos - Formação LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Ensino-aprendizagem de língua portuguesa para surdos Formação inicial de professores Currículo Libras Este estudo, situado na Linguística Aplicada, teve como objetivo geral investigar o ensino-aprendizagem da língua portuguesa para surdos em cursos de Letras-Libras e Letras-Libras-Língua Portuguesa em universidades federais do norte do Brasil. Os objetivos específicos foram analisar os Projetos Pedagógicos desses cursos e, levando em conta os documentos legais que norteiam esse ensino-aprendizagem, refletir acerca da formação de professores para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa como segunda língua para surdos. O aporte teórico abrangeu autores que discutem sobre o ensino bilíngue para surdos (FERNANDES, 2003; FERNANDES; MOREIRA, 2009; LODI, 2013; NEVES; QUADROS, 2015; PEREIRA, 2011, 2014; RIBEIRO; SANTOS; FURTADO, 2015; SOARES, 2013), como também documentos que consideram a língua brasileira de sinais e o ensino-aprendizagem de surdos (BRASIL, 2002, 2005, 2008, 2014b), além de trabalhos que tratam de currículo (APPLE, 2006a, 2006b; MACEDO, 2013; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 1999). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa (ANDRÉ, 2013; CELANI, 2005; OLIVEIRA, 2011) e se configura como um estudo de caso (CHIZZOTTI, 2006; STAKE, 2003). Os contextos de pesquisa foram cinco universidades federais do norte do Brasil e os participantes, 15 acadêmicos desses cursos. Como instrumentos, foram utilizados Questionários de Perfil e Investigativo. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011; CHIZZOTTI, 2006). Os resultados da pesquisa documental indicaram que apenas duas universidades apresentam nos Projetos Pedagógicos dos cursos analisados disciplinas em número suficiente para o ensino-aprendizagem da língua portuguesa para surdos, as outras oferecem número reduzido de disciplinas ou disciplina optativa. Os resultados da pesquisa com os participantes mostraram que os acadêmicos desses cursos percebem uma formação lacunar quanto ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa para surdos e manifestam o desejo de aprofundamento nessa área com inserção e/ou acréscimos de disciplinas que tratem dessa questão. This study in Applied Linguistics has a general objective to investigate aspects concerning the teaching-learning of Brazilian Portuguese for the deaf in the undergraduate majors of “Language–Brazilian Sign Language” and "Language–Brazilian Sign Language–Portuguese” in the federal universities of northern Brazil. Specifically, the research analyzes these majors’ teaching projects. Considering the legal documents guiding teaching-learning, we reflect on the training of teachers for the teaching-learning of Portuguese as a second language for the deaf. Our theoretical contribution is anchored in authors who have discussed bilingual education for the deaf (FERNANDES, 2003; FERNANDES; MOREIRA, 2009; LODI, 2013; NEVES; QUADROS, 2015; PEREIRA, 2011, 2014; RIBEIRO; SANTOS; FURTADO, 2015; SOARES, 2013). Our work is also grounded in documents dealing with Brazilian sign language and teaching-learning for the deaf (BRASIL, 2002; 2005, 2008, 2014b), in addition to discussions around the curriculum (APPLE, 2006a, 2006b; MACEDO, 2013; SACRISTÁN, 2000; SILVA, 1999). The research was qualitative (ANDRÉ, 2013; CELANI, 2005; OLIVEIRA, 2011) and used a case study (CHIZZOTTI, 2006; STAKE, 2003). The research contexts were five federal universities in northern Brazil, and participants were 15 academics from these majors. Profile and investigative questionnaires were used as instruments. For data analysis, content analysis was used (BARDIN, 2011; CHIZZOTTI, 2006). The documentary research indicated that, for the majors in question, only two universities’ teaching projects included enough courses for the teaching-learning of Portuguese for the deaf. Other universities offered few courses or electives. The research with participants showed that the academics in these majors perceived a lack of training regarding the teaching and learning of Portuguese for the deaf. Academics expressed a desire to deepen this area of study by adding courses that address this issue. 2025-01-14T02:26:46Z 2020-12-30 Dissertação BASTOS, Elizandra de Lima Silva. O ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa para surdos: “Encontro das Águas” na formação docente. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10599 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Letras Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Letras
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