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Dissertação
Ciências Ambientais no Ensino Médio: integração interdisciplinar e perspectiva intercultural
O trabalho apresentado trata da complexidade dos processos educativos escolares e de suas relações com o contexto educacional contemporâneo, considerando as convergências e divergências existentes que aparecem necessariamente na escola. No que concerne ao contexto educacional, dois elementos comp...
Autor principal: | Prado, Andrea Costa do |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/1735222070359574 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10608 |
Resumo: |
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O trabalho apresentado trata da complexidade dos processos educativos escolares e
de suas relações com o contexto educacional contemporâneo, considerando as
convergências e divergências existentes que aparecem necessariamente na escola.
No que concerne ao contexto educacional, dois elementos compõem o fundamento
das discussões contemporâneas, a saber, o paradigma metodológico da
interdisciplinaridade, e o elemento convergente com ele, o paradigma epistemológico
da interculturalidade. No âmbito das questões vigentes na sociedade e da discussão
em torno do ambiente natural, reflexões de teóricos como Vera Maria Candau, Enrique
Leff, Boaventura Sousa Santos e outros aparecem dando a tônica deste trabalho. É
nesse contexto que a pesquisa apresentada se insere, com o objetivo de contribuir
para a integração das Ciências Ambientais ao ensino do Ifam campus Itacoatiara, por
meio do desenvolvimento de um produto didático interdisciplinar intercultural. As
metodologias empregadas para a realização da pesquisa podem ser classificadas
como pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica. Para subsidiar a elaboração do produto
educacional, um grupo de professores do Ifam campus Itacoatiara se reuniu em três
oficinas para discussão e prática da metodologia interdisciplinar e das epistemologias
interculturais. Os fundamentos teóricos para essas categorias foram pesquisados na
bibliografia dos teóricos mencionados. Enquanto resultados, pode-se dizer que foram
satisfatoriamente alcançados: a elaboração de um protocolo para orientação de
atividades e processos educativos escolares; e a demonstração do diálogo existente
entre os diversos teóricos da educação, atualizando os sujeitos da educação acerca
dos conceitos atualmente discutidos. |