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Dissertação
Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus
Esta dissertação investigou as significações produzidas por pessoas idosas em seu processo educativo no contexto da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), vinculando-se à linha de pesquisa Processos Psicossociais do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal...
Autor principal: | Holanda, Ellen Oliveira Nobre |
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Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/4484015651833057, https://orcid.org/0009-0006-4711-5077 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10667 |
Resumo: |
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Esta dissertação investigou as significações produzidas por pessoas idosas em seu processo
educativo no contexto da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI),
vinculando-se à linha de pesquisa Processos Psicossociais do Programa de Pós-graduação em
Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e integrando-se ao macroprojeto do
orientador, que explora a dimensão subjetiva dos fenômenos sociais. Embasada nos
pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético e da psicologia sóciohistórica, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória e explicativa. Para a
produção de informações, utilizou-se um questionário misto e grupo focal, que promoveu a
troca de experiências entre os participantes, criando um espaço coletivo de reflexão. A análise
e interpretação das informações foram produzidas a partir dos núcleos de significação. Os
resultados explicitam que os participantes significam a FUnATI como um espaço central para
a promoção de aprendizado contínuo e bem-estar, atuando de importante forma no
desenvolvimento da resiliência e na superação de desafios pessoais e sociais. A instituição é
significada como um ambiente acolhedor e estimulante, fomentando às atividades múltiplas e
o fortalecimento dos laços sociais, além de promover a autonomia e o protagonismo das pessoas
idosas. Nesse sentido, as atividades educacionais oferecidas pela FUnATI são significadas
como fundamentais para a redescoberta de capacidades, interesses e habilidades
socioemocionais, evidenciando que o processo educacional na terceira idade transcende o
aprendizado formal e abarca a construção de novas significações e formas de viver o
envelhecimento. O estudo reforça a importância de espaços educativos destinados à população
idosa no Amazonas, destacando seu papel na promoção da saúde mental e física, bem como na
melhoria da qualidade de vida. Ao aprofundar a compreensão das significações do processo
educacional da pessoa idosa, esta pesquisa contribui para o campo da psicologia ao evidenciar
os benefícios de iniciativas voltadas para a educação permanente na terceira idade, ressaltando
a relevância da FUnATI como uma instituição que potencializa a transformação pessoal e
coletiva dos seus participantes, promovendo, assim, um envelhecimento mais ativo, saudável e
participativo.
Palavras-chave: Envelhecimento; Educação para a terceira idade; UNATI; Significações |