Dissertação

Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus

Esta dissertação investigou as significações produzidas por pessoas idosas em seu processo educativo no contexto da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), vinculando-se à linha de pesquisa Processos Psicossociais do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal...

ver descrição completa

Autor principal: Holanda, Ellen Oliveira Nobre
Outros Autores: https://lattes.cnpq.br/4484015651833057, https://orcid.org/0009-0006-4711-5077
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10667
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10667
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-106672025-02-13T05:06:57Z Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus Meanings of the educational process with elderly people produced by students of the Foundation Universidade Aberta da Third Age In Manaus Holanda, Ellen Oliveira Nobre Gomes, Fábio Alves https://lattes.cnpq.br/4484015651833057 http://lattes.cnpq.br/4750985697939221 Silva, Iolete Ribeiro da http://lattes.cnpq.br/6024598140248335 Magalhães, Luciana Rocha de Oliveira http://lattes.cnpq.br/3973900409352992 Silva, Rosângela Fernandes da http://lattes.cnpq.br/4994105403319235 https://orcid.org/0009-0006-4711-5077 Idosos - Educação (Superior) CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA Envelhecimento Educação para a terceira idade UNATI Significações Esta dissertação investigou as significações produzidas por pessoas idosas em seu processo educativo no contexto da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), vinculando-se à linha de pesquisa Processos Psicossociais do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e integrando-se ao macroprojeto do orientador, que explora a dimensão subjetiva dos fenômenos sociais. Embasada nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético e da psicologia sóciohistórica, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória e explicativa. Para a produção de informações, utilizou-se um questionário misto e grupo focal, que promoveu a troca de experiências entre os participantes, criando um espaço coletivo de reflexão. A análise e interpretação das informações foram produzidas a partir dos núcleos de significação. Os resultados explicitam que os participantes significam a FUnATI como um espaço central para a promoção de aprendizado contínuo e bem-estar, atuando de importante forma no desenvolvimento da resiliência e na superação de desafios pessoais e sociais. A instituição é significada como um ambiente acolhedor e estimulante, fomentando às atividades múltiplas e o fortalecimento dos laços sociais, além de promover a autonomia e o protagonismo das pessoas idosas. Nesse sentido, as atividades educacionais oferecidas pela FUnATI são significadas como fundamentais para a redescoberta de capacidades, interesses e habilidades socioemocionais, evidenciando que o processo educacional na terceira idade transcende o aprendizado formal e abarca a construção de novas significações e formas de viver o envelhecimento. O estudo reforça a importância de espaços educativos destinados à população idosa no Amazonas, destacando seu papel na promoção da saúde mental e física, bem como na melhoria da qualidade de vida. Ao aprofundar a compreensão das significações do processo educacional da pessoa idosa, esta pesquisa contribui para o campo da psicologia ao evidenciar os benefícios de iniciativas voltadas para a educação permanente na terceira idade, ressaltando a relevância da FUnATI como uma instituição que potencializa a transformação pessoal e coletiva dos seus participantes, promovendo, assim, um envelhecimento mais ativo, saudável e participativo. Palavras-chave: Envelhecimento; Educação para a terceira idade; UNATI; Significações This dissertation investigated the meanings produced by elderly individuals in their educational process within the context of the Open University for the Third Age Foundation (FUnATI). It is linked to the research line Psychosocial Processes of the Graduate Program in Psychology at the Federal University of Amazonas (UFAM) and integrates the macroproject led by the advisor, which explores the subjective dimension of social phenomena. Based on the theoretical-methodological assumptions of historical-dialectical materialism and sociohistorical psychology, the research adopts a qualitative, exploratory, and explanatory approach. Information was gathered using a mixed questionnaire and focus group, which promoted the exchange of experiences among participants, creating a collective space for reflection. The analysis and interpretation of the information were conducted using the core meanings technique. The results show that participants perceive FUnATI as a central space for the promotion of continuous learning and well-being, playing an important role in developing resilience and overcoming personal and social challenges. The institution is perceived as a welcoming and stimulating environment, fostering multiple activities and strengthening social bonds, as well as promoting autonomy and the protagonism of elderly individuals. In this sense, the educational activities offered by FUnATI are seen as fundamental for rediscovering capacities, interests, and socio-emotional skills, highlighting that the educational process in old age transcends formal learning and encompasses the construction of new meanings and ways of experiencing aging. The study reinforces the importance of educational spaces aimed at the elderly population in Amazonas, emphasizing their role in promoting mental and physical health, as well as improving quality of life. By deepening the understanding of the meanings attributed to the educational process of the elderly, this research contributes to the field of psychology by highlighting the benefits of initiatives aimed at lifelong learning for the elderly, underlining the relevance of FUnATI as an institution that enhances the personal and collective transformation of its participants, thereby promoting a more active, healthy, and participatory aging. Keywords: Aging; Education for the elderly; UNATI; Meanings. 2025-02-12T19:16:48Z 2024-11-27 Dissertação HOLANDA, Ellen Oliveira Nobre. Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10667 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Psicologia Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Psicologia
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Idosos - Educação (Superior)
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Envelhecimento
Educação para a terceira idade
UNATI
Significações
spellingShingle Idosos - Educação (Superior)
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Envelhecimento
Educação para a terceira idade
UNATI
Significações
Holanda, Ellen Oliveira Nobre
Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus
topic_facet Idosos - Educação (Superior)
CIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Envelhecimento
Educação para a terceira idade
UNATI
Significações
description Esta dissertação investigou as significações produzidas por pessoas idosas em seu processo educativo no contexto da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), vinculando-se à linha de pesquisa Processos Psicossociais do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e integrando-se ao macroprojeto do orientador, que explora a dimensão subjetiva dos fenômenos sociais. Embasada nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético e da psicologia sóciohistórica, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória e explicativa. Para a produção de informações, utilizou-se um questionário misto e grupo focal, que promoveu a troca de experiências entre os participantes, criando um espaço coletivo de reflexão. A análise e interpretação das informações foram produzidas a partir dos núcleos de significação. Os resultados explicitam que os participantes significam a FUnATI como um espaço central para a promoção de aprendizado contínuo e bem-estar, atuando de importante forma no desenvolvimento da resiliência e na superação de desafios pessoais e sociais. A instituição é significada como um ambiente acolhedor e estimulante, fomentando às atividades múltiplas e o fortalecimento dos laços sociais, além de promover a autonomia e o protagonismo das pessoas idosas. Nesse sentido, as atividades educacionais oferecidas pela FUnATI são significadas como fundamentais para a redescoberta de capacidades, interesses e habilidades socioemocionais, evidenciando que o processo educacional na terceira idade transcende o aprendizado formal e abarca a construção de novas significações e formas de viver o envelhecimento. O estudo reforça a importância de espaços educativos destinados à população idosa no Amazonas, destacando seu papel na promoção da saúde mental e física, bem como na melhoria da qualidade de vida. Ao aprofundar a compreensão das significações do processo educacional da pessoa idosa, esta pesquisa contribui para o campo da psicologia ao evidenciar os benefícios de iniciativas voltadas para a educação permanente na terceira idade, ressaltando a relevância da FUnATI como uma instituição que potencializa a transformação pessoal e coletiva dos seus participantes, promovendo, assim, um envelhecimento mais ativo, saudável e participativo. Palavras-chave: Envelhecimento; Educação para a terceira idade; UNATI; Significações
author_additional Gomes, Fábio Alves
author_additionalStr Gomes, Fábio Alves
format Dissertação
author Holanda, Ellen Oliveira Nobre
author2 https://lattes.cnpq.br/4484015651833057
https://orcid.org/0009-0006-4711-5077
author2Str https://lattes.cnpq.br/4484015651833057
https://orcid.org/0009-0006-4711-5077
title Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus
title_short Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus
title_full Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus
title_fullStr Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus
title_full_unstemmed Significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade em Manaus
title_sort significações do processo educativo com a pessoa idosa produzidas pelos discentes da fundação universidade aberta da terceira idade em manaus
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10667
_version_ 1831970411339841536
score 11.753735