Dissertação

Gestos e movimentos do espetáculo de dança Karibaya da companhia Uatê em uma abordagem da semiótica peirceana

Este estudo investiga a recepção do espetáculo Karibaya, da UATÊ Cia de Dança, a partir da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, enfatizando a tricotomia representamen, objeto e interpretante. A pesquisa articula a semiótica, a dança e a experiência etnográfica para compreender como os s...

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Autor principal: Menezes Filho, Ismael Maciel de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3013060951010218
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10773
Resumo:
Este estudo investiga a recepção do espetáculo Karibaya, da UATÊ Cia de Dança, a partir da teoria semiótica de Charles Sanders Peirce, enfatizando a tricotomia representamen, objeto e interpretante. A pesquisa articula a semiótica, a dança e a experiência etnográfica para compreender como os signos corporais e cênicos são interpretados por espectadores de um contexto específico. As análises demonstram que a recepção do espetáculo se deu predominantemente na primeiridade e secundidade, sem alcançar a terceiridade, o que sugere que a identificação do ritual indígena representado na performance foi parcial. Os resultados indicam que a experiência prévia dos espectadores com a arte e com elementos da cultura indígena influencia diretamente a profundidade da interpretação. Além disso, ressalta-se a importância da difusão cultural e do contato do público com manifestações artísticas que dialogam com as tradições indígenas, promovendo novas possibilidades de leitura e significação.