/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
“Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça
Este trabalho propõe refletir sobre as experiências de vida da pesquisadora e de estudantes de dança que residem em área urbana, com foco nas relações interculturais, durante o processo de produção do espetáculo “Conquistas”, no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, situado na Zona Le...
Autor principal: | Pacheco, Maria Mara Correa |
---|---|
Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2461774301225400, https://orcid.org/0009-0009-3307-2135 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10826 |
Resumo: |
---|
Este trabalho propõe refletir sobre as experiências de vida da pesquisadora e de estudantes de
dança que residem em área urbana, com foco nas relações interculturais, durante o processo de
produção do espetáculo “Conquistas”, no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça,
situado na Zona Leste de Manaus, dentro da linha de pesquisa “Processo de ensino,
aprendizagem e criação em artes". O referencial teórico tem dois pontos norteadores: a cultura e
os processos identitários, e, as relações entre a dança e a educação no contexto intercultural. No
campo cultural aproximamos os autores indígenas João Paulo Barreto (2013) e Rivelino Barreto
(2022). Na arte e educação contamos com Freire (1996), Marques (2010). A metodologia é de
abordagem qualitativa, com uso da pesquisa ação, adotando o processo do trabalho coreográfico
em dança. Como resultado, possibilitamos a experiência intercultural e a formação das
estudantes como intérpretes criadoras em dança, com um olhar voltado para si, para o outro e
para o mundo, conscientes e críticas diante da sua realidade geográfica, social e cultural. |