Dissertação

“Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça

Este trabalho propõe refletir sobre as experiências de vida da pesquisadora e de estudantes de dança que residem em área urbana, com foco nas relações interculturais, durante o processo de produção do espetáculo “Conquistas”, no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, situado na Zona Le...

ver descrição completa

Autor principal: Pacheco, Maria Mara Correa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2461774301225400, https://orcid.org/0009-0009-3307-2135
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10826
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10826
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-108262025-04-09T05:04:39Z “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça Pacheco, Maria Mara Correa Passos, Yara dos Santos Costa http://lattes.cnpq.br/2461774301225400 http://lattes.cnpq.br/3886129763007101 Pinto, Amanda da Silva http://lattes.cnpq.br/2910246309324962 Oliveira, Valdemir https://orcid.org/0009-0009-3307-2135 Dança na educação Indígenas - Educação - Amazonas LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Dança Educação Interculturalidade Indígena Conquistas Este trabalho propõe refletir sobre as experiências de vida da pesquisadora e de estudantes de dança que residem em área urbana, com foco nas relações interculturais, durante o processo de produção do espetáculo “Conquistas”, no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, situado na Zona Leste de Manaus, dentro da linha de pesquisa “Processo de ensino, aprendizagem e criação em artes". O referencial teórico tem dois pontos norteadores: a cultura e os processos identitários, e, as relações entre a dança e a educação no contexto intercultural. No campo cultural aproximamos os autores indígenas João Paulo Barreto (2013) e Rivelino Barreto (2022). Na arte e educação contamos com Freire (1996), Marques (2010). A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso da pesquisa ação, adotando o processo do trabalho coreográfico em dança. Como resultado, possibilitamos a experiência intercultural e a formação das estudantes como intérpretes criadoras em dança, com um olhar voltado para si, para o outro e para o mundo, conscientes e críticas diante da sua realidade geográfica, social e cultural. This work aims to reflect on the life experiences of researchers and dance students residing in urban areas, with a focus on intercultural relations, during the production process of the show “Conquistas”, at Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, located in the Eastern Zone of Manaus, within the research line “Processo of teaching, learning and raising in the arts". The theoretical reference has two guiding points: culture and identity processes, and relations between dance and education in the intercultural context. In the cultural field we approach the indigenous authors João Paulo Barreto (2013) and Rivelino Barreto (2022). In art and education we have Freire (1996), Marques (2010). The methodology is a qualitative approach, with the use of current research, adopting the process of choreographic work in dance. As a result, we enable the intercultural experience and the formation of students as interpreters of dance, with an eye towards themselves, for the outside world, and for the world, conscious and critical of their geographical, social and cultural reality. Este trabajo propone reflexionar sobre las experiencias de vida del investigador y estudiantes de danza que residen en áreas urbanas, con un enfoque en las relaciones interculturales, durante el proceso de producción del espectáculo “Conquistas”, en el Centro Municipal de Educación Artística Aníbal Beça, ubicado en la Zona Este de Manaus, dentro de la línea de investigación “Proceso de enseñanza, aprendizaje y creación en las artes”. El marco teórico tiene dos ejes rectores: la cultura y los procesos de identidad y las relaciones entre danza y educación en el contexto intercultural. Nodo En el ámbito cultural reunimos a los autores indígenas João Paulo Barreto (2013) y Rivelino Barreto. (2022). En arte y educación tenemos a Freire (1996), Marques (2010). La metodología es Enfoque cualitativo, utilizando la investigación-acción, adoptando el proceso de trabajo coreográfico. en danza. Como resultado, posibilitamos la experiencia intercultural y la formación de estudiantes como intérpretes creativos en danza, con una mirada a sí mismos, a los demás y al mundo, conscientes y críticos de su realidad geográfica, social y cultural. 2025-04-08T21:25:52Z 2025-03-09 Dissertação PACHECO, Maria Mara Corrêa. “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça. 2025. 68 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10826 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Dança na educação
Indígenas - Educação - Amazonas
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança
Educação
Interculturalidade
Indígena
Conquistas
spellingShingle Dança na educação
Indígenas - Educação - Amazonas
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança
Educação
Interculturalidade
Indígena
Conquistas
Pacheco, Maria Mara Correa
“Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça
topic_facet Dança na educação
Indígenas - Educação - Amazonas
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Dança
Educação
Interculturalidade
Indígena
Conquistas
description Este trabalho propõe refletir sobre as experiências de vida da pesquisadora e de estudantes de dança que residem em área urbana, com foco nas relações interculturais, durante o processo de produção do espetáculo “Conquistas”, no Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça, situado na Zona Leste de Manaus, dentro da linha de pesquisa “Processo de ensino, aprendizagem e criação em artes". O referencial teórico tem dois pontos norteadores: a cultura e os processos identitários, e, as relações entre a dança e a educação no contexto intercultural. No campo cultural aproximamos os autores indígenas João Paulo Barreto (2013) e Rivelino Barreto (2022). Na arte e educação contamos com Freire (1996), Marques (2010). A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso da pesquisa ação, adotando o processo do trabalho coreográfico em dança. Como resultado, possibilitamos a experiência intercultural e a formação das estudantes como intérpretes criadoras em dança, com um olhar voltado para si, para o outro e para o mundo, conscientes e críticas diante da sua realidade geográfica, social e cultural.
author_additional Passos, Yara dos Santos Costa
author_additionalStr Passos, Yara dos Santos Costa
format Dissertação
author Pacheco, Maria Mara Correa
author2 http://lattes.cnpq.br/2461774301225400
https://orcid.org/0009-0009-3307-2135
author2Str http://lattes.cnpq.br/2461774301225400
https://orcid.org/0009-0009-3307-2135
title “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça
title_short “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça
title_full “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça
title_fullStr “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça
title_full_unstemmed “Conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do Centro Municipal de Arte Educação Aníbal Beça
title_sort “conquistas” diálogos interculturais em dança: processo de ensino, aprendizagem e criação com estudantes do centro municipal de arte educação aníbal beça
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10826
_version_ 1831970434611937280
score 11.753735