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Tese
Efeitos de uma intervenção pedagógica na habilidade de escrita manual e autoeficácia de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta a coordenação motora e habilidades motoras finas em crianças, com interferências negativas na habilidade de escrita manual e sentimentos de autoeficácia. O objetivo principal deste estudo foi investigar se a intervenção pedagógica interfere na es...
Autor principal: | Maia, Samia Darcila Barros |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/0032683197971095, https://orcid.org/0000-0003-0863-1432 |
Grau: | Tese |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10830 |
Resumo: |
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O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta a coordenação motora e habilidades motoras finas em crianças, com interferências negativas na habilidade de escrita manual e sentimentos de autoeficácia. O objetivo principal deste estudo foi investigar se a intervenção pedagógica interfere na escrita manual e nos aspectos de autoeficácia de crianças com TDC. A pesquisa foi conduzida em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Manaus-Amazonas, participaram crianças com idade entre 8 anos e 11 anos e 11 meses. Tratou-se de uma pesquisa de associação com interferência entre variáveis, que estudou a relação de causa e efeito. Tivemos a intervenção pedagógica como variável independente e como como variáveis dependentes a escrita à mão e autoeficácia. Os dados foram analisados estatisticamente de forma descritiva e inferencial com cálculo do tamanho do efeito. Os resultados a respeito do protocolo de intervenção pedagógica foram estatisticamente promissores em ambos os aspectos (proficiência em escrita e autoeficácia), confirmando a hipótese este estudo com efeito de magnitude grande, apresentando um efeito de tamanho grande estatisticamente e nos revelando a eficácia deste protocolo de intervenção e de seus benefícios práticos para promoção de uma educação escolar mais inclusiva, minimizando os efeitos negativos do TDC nas AVE dos alunos participantes deste estudo. |