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Dissertação
Uso da modelagem como estratégia didática para potencializar o processo de ensino e aprendizagem de oxirredução sob o olhar microscópico
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a relação entre o aspecto microscópico das atividades experimentais de modelagem e a aprendizagem do conteúdo de oxirredução. E para alcançar esse objetivo, foram seguidos os seguintes objetivos específicos: I. Elaborar e expressar os modelos ment...
Autor principal: | Jesus, Aline Samara Lima de |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2527069377807588, https://orcid.org/0000-0002-7167-9749 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10834 |
Resumo: |
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Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a relação entre o aspecto microscópico
das atividades experimentais de modelagem e a aprendizagem do conteúdo de
oxirredução. E para alcançar esse objetivo, foram seguidos os seguintes objetivos
específicos: I. Elaborar e expressar os modelos mentais prévios dos alunos sobre
oxirredução; II. Analisar a transição entre os níveis representacionais e as modificações
dos modelos mentais durante atividades experimentais de oxirredução com o auxílio do
microscópio USB; III. Avaliar a influência dos aspectos experimentais nos modelos
mentais em relação ao processo de ensino e aprendizagem. A metodologia adotada foi
qualitativa, utilizando uma variedade de instrumentos de coleta de dados, como
formulário de conhecimentos prévios, folhas de atividades, entrevistas do tipo teachback
e grupo focal. Os participantes foram 40 estudantes do segundo ano do ensino médio de
uma escola pública de Manaus/AM, divididos em seis grupos. As atividades ocorreram
ao longo de oito encontros: um para a aplicação do formulário inicial, cinco para
atividades práticas de modelagem, um para entrevistas e outro para o grupo focal. As
atividades de modelagem foram desenvolvidas visando potencializar a compreensão das
características de oxirredução, promovendo uma transição entre os diferentes níveis
representacionais. Os resultados indicaram que as atividades experimentais de
modelagem, associadas ao uso do microscópio USB, facilitaram a visualização das
especificações submicroscópicas, resultando em uma melhor compreensão dos processos
de oxirredução. Os estudantes evoluíram em seus modelos mentais, aprimorando suas
representações ao longo das atividades e transições mais consistentes entre os níveis
representacionais. O grupo focal, em particular, revelou percepções e reflexões que não
foram capturadas durante as atividades práticas, mostrando a importância do diálogo e da
reflexão coletiva para a consolidação do conhecimento. As evidências encontradas
sugerem que o uso de atividades experimentais e a modelagem são estratégias eficazes
para promover a aprendizagem significativa de conceitos abstratos. A pesquisa reforça a
importância de atividades planejadas que considerem o contexto do aluno, desenvolvam
suas habilidades científicas e promovam uma visão crítica e reflexiva sobre o processo de
construção do conhecimento. Futuros desdobramentos incluem a exploração de outras
características químicas com base em modelagem e investigação sobre o impacto a longo
prazo dessas práticas pedagógicas. |