Dissertação

Uso da modelagem como estratégia didática para potencializar o processo de ensino e aprendizagem de oxirredução sob o olhar microscópico

Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a relação entre o aspecto microscópico das atividades experimentais de modelagem e a aprendizagem do conteúdo de oxirredução. E para alcançar esse objetivo, foram seguidos os seguintes objetivos específicos: I. Elaborar e expressar os modelos ment...

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Autor principal: Jesus, Aline Samara Lima de
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2527069377807588, https://orcid.org/0000-0002-7167-9749
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10834
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a relação entre o aspecto microscópico das atividades experimentais de modelagem e a aprendizagem do conteúdo de oxirredução. E para alcançar esse objetivo, foram seguidos os seguintes objetivos específicos: I. Elaborar e expressar os modelos mentais prévios dos alunos sobre oxirredução; II. Analisar a transição entre os níveis representacionais e as modificações dos modelos mentais durante atividades experimentais de oxirredução com o auxílio do microscópio USB; III. Avaliar a influência dos aspectos experimentais nos modelos mentais em relação ao processo de ensino e aprendizagem. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando uma variedade de instrumentos de coleta de dados, como formulário de conhecimentos prévios, folhas de atividades, entrevistas do tipo teachback e grupo focal. Os participantes foram 40 estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Manaus/AM, divididos em seis grupos. As atividades ocorreram ao longo de oito encontros: um para a aplicação do formulário inicial, cinco para atividades práticas de modelagem, um para entrevistas e outro para o grupo focal. As atividades de modelagem foram desenvolvidas visando potencializar a compreensão das características de oxirredução, promovendo uma transição entre os diferentes níveis representacionais. Os resultados indicaram que as atividades experimentais de modelagem, associadas ao uso do microscópio USB, facilitaram a visualização das especificações submicroscópicas, resultando em uma melhor compreensão dos processos de oxirredução. Os estudantes evoluíram em seus modelos mentais, aprimorando suas representações ao longo das atividades e transições mais consistentes entre os níveis representacionais. O grupo focal, em particular, revelou percepções e reflexões que não foram capturadas durante as atividades práticas, mostrando a importância do diálogo e da reflexão coletiva para a consolidação do conhecimento. As evidências encontradas sugerem que o uso de atividades experimentais e a modelagem são estratégias eficazes para promover a aprendizagem significativa de conceitos abstratos. A pesquisa reforça a importância de atividades planejadas que considerem o contexto do aluno, desenvolvam suas habilidades científicas e promovam uma visão crítica e reflexiva sobre o processo de construção do conhecimento. Futuros desdobramentos incluem a exploração de outras características químicas com base em modelagem e investigação sobre o impacto a longo prazo dessas práticas pedagógicas.