Dissertação

O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes

Esta dissertação se ocupa de apresentar uma intervenção didática estruturada para o ensino coletivo do violão na cidade de Manaus. Diretamente ligada a primeira linha do mestrado, tem como fundamento a ação criativa e participativa de todos os atores envolvidos. Dentro do período de 24 meses, os aut...

ver descrição completa

Autor principal: Barbosa, Robert Ruan de Oliveira
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6039733760770183, https://orcid.org/0000-0003-0952-1155
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Amazonas 2025
Assuntos:
Acesso em linha: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10840
id oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-10840
recordtype dspace
spelling oai:https:--tede.ufam.edu.br-handle-:tede-108402025-04-17T05:06:21Z O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes Group Guitar Teaching at Colégio Amazonense Dom Pedro II: Developing Methodological Procedures for Integrating the Guitar Workbook into Arts Classes La enseñanza colectiva de guitarra en el Colegio Amazonense Dom Pedro II: desarrollando procedimientos metodológicos para la integración del cuaderno de guitarra en las clases de artes Barbosa, Robert Ruan de Oliveira Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros http://lattes.cnpq.br/6039733760770183 http://lattes.cnpq.br/5758033946288992 Bolis, Stephen Coffey http://lattes.cnpq.br/6644584153997412 Bezerra, José Maria Carvalho http://lattes.cnpq.br/4117249413185493 https://orcid.org/0000-0003-0952-1155 Arte - Estudo e ensino - Manaus (AM) Arte e música Violão - Estudo e ensino - Manaus (AM) LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: EDUCACAO ARTISTICA Violão Desafios Amazônicos Ensino Coletivo Artes Guitar Amazonian Challenges Collective Teaching Arts Esta dissertação se ocupa de apresentar uma intervenção didática estruturada para o ensino coletivo do violão na cidade de Manaus. Diretamente ligada a primeira linha do mestrado, tem como fundamento a ação criativa e participativa de todos os atores envolvidos. Dentro do período de 24 meses, os autores se prestaram a observar aspectos do violão como ferramenta preponderante na difusão da violonística clássica, ainda que os alunos envolvidos não estivessem totalmente preparados. É um esforço que soma conteúdo a nossa cultura e apresenta passos de um desafio no Colégio Amazonense D. Pedro II, situada no Centro Histórico da capital do Amazonas. Dessa feita, trazemos para o debate teorias relacionadas aos conceitos lineares e destaca uma breve história do violão na cidade de Manaus, nomes e fatos que podem inaugurar estudos mais profundos sobre o tema. O trabalho em si não expõe nomes e nem faces, faz via a preservar alunos e familiares envolvidos por justa posição de abordar o ensino das artes e não elementos mais pessoais. É possível verificar como processos de criação estão próximos de outras realidades e atuam como parâmetro inicial em comparação a realidades dentro e fora de nosso estado. O relato foca na aplicação de uma cartilha indicativa preliminar para o aprendizado do violão praticado na leitura e disciplina mais erudita. Por fim, esperamos com este enaltecer toda a comunidade de violonistas e amantes desse instrumento rico e popular, dar vez a sua história em nossa cidade e enriquecer outros pontos de apoio a futuras pesquisas. This dissertation presents a structured didactic intervention for collective guitar teaching in the city of Manaus. Directly linked to the first line of the master's degree, it is based on the creative and participatory action of all the actors involved. Over a period of 24 months, the authors set out to observe aspects of the guitar as a preponderant tool in the dissemination of classical guitar, even though the students involved were not fully prepared. It is an effort that adds content to our culture and presents steps of a challenge at Colégio Amazonense D. Pedro II, located in the Historic Center of the capital of Amazonas. In this way, we bring to the debate theories related to linear concepts and highlight a brief history of the guitar in the city of Manaus, names and facts that can inaugurate more in-depth studies on the subject. The work itself does not expose names or faces, it seeks to preserve students and family members involved by the fair position of addressing the teaching of arts and not more personal elements. It is possible to see how creative processes are close to other realities and act as an initial parameter in comparison to realities inside and outside our state. The report focuses on the application of a preliminary guide for learning to play the guitar, practiced in reading and more erudite disciplines. Finally, we hope to praise the entire community of guitarists and lovers of this rich and popular instrument, to give space to its history in our city and to enrich other points of support for future research. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Portal bem ajustado e de fácil entendimento para preencher os campos corretamente. O anexo final do meu trabalho é uma das partes mais importantes dele, pois foi o resultado obtido em toda a minha dissertação. Por se tratar de um mestrado profissional, além do trabalho escrito, objetivamos o desenvolvimento de uma cartilha voltada para a leitura de partitura no violão, que é este anexo em questão. 2025-04-17T01:53:19Z 2025-03-07 Dissertação BARBOSA, Robert Ruan de Oliveira. O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10840 por Acesso Aberto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ application/pdf Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Artes Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Artes
institution TEDE - Universidade Federal do Amazonas
collection TEDE-UFAM
language por
topic Arte - Estudo e ensino - Manaus (AM)
Arte e música
Violão - Estudo e ensino - Manaus (AM)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: EDUCACAO ARTISTICA
Violão
Desafios Amazônicos
Ensino Coletivo
Artes
Guitar
Amazonian Challenges
Collective Teaching
Arts
spellingShingle Arte - Estudo e ensino - Manaus (AM)
Arte e música
Violão - Estudo e ensino - Manaus (AM)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: EDUCACAO ARTISTICA
Violão
Desafios Amazônicos
Ensino Coletivo
Artes
Guitar
Amazonian Challenges
Collective Teaching
Arts
Barbosa, Robert Ruan de Oliveira
O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes
topic_facet Arte - Estudo e ensino - Manaus (AM)
Arte e música
Violão - Estudo e ensino - Manaus (AM)
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: EDUCACAO ARTISTICA
Violão
Desafios Amazônicos
Ensino Coletivo
Artes
Guitar
Amazonian Challenges
Collective Teaching
Arts
description Esta dissertação se ocupa de apresentar uma intervenção didática estruturada para o ensino coletivo do violão na cidade de Manaus. Diretamente ligada a primeira linha do mestrado, tem como fundamento a ação criativa e participativa de todos os atores envolvidos. Dentro do período de 24 meses, os autores se prestaram a observar aspectos do violão como ferramenta preponderante na difusão da violonística clássica, ainda que os alunos envolvidos não estivessem totalmente preparados. É um esforço que soma conteúdo a nossa cultura e apresenta passos de um desafio no Colégio Amazonense D. Pedro II, situada no Centro Histórico da capital do Amazonas. Dessa feita, trazemos para o debate teorias relacionadas aos conceitos lineares e destaca uma breve história do violão na cidade de Manaus, nomes e fatos que podem inaugurar estudos mais profundos sobre o tema. O trabalho em si não expõe nomes e nem faces, faz via a preservar alunos e familiares envolvidos por justa posição de abordar o ensino das artes e não elementos mais pessoais. É possível verificar como processos de criação estão próximos de outras realidades e atuam como parâmetro inicial em comparação a realidades dentro e fora de nosso estado. O relato foca na aplicação de uma cartilha indicativa preliminar para o aprendizado do violão praticado na leitura e disciplina mais erudita. Por fim, esperamos com este enaltecer toda a comunidade de violonistas e amantes desse instrumento rico e popular, dar vez a sua história em nossa cidade e enriquecer outros pontos de apoio a futuras pesquisas.
author_additional Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
author_additionalStr Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros
format Dissertação
author Barbosa, Robert Ruan de Oliveira
author2 http://lattes.cnpq.br/6039733760770183
https://orcid.org/0000-0003-0952-1155
author2Str http://lattes.cnpq.br/6039733760770183
https://orcid.org/0000-0003-0952-1155
title O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes
title_short O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes
title_full O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes
title_fullStr O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes
title_full_unstemmed O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes
title_sort o ensino coletivo de violão no colégio amazonense dom pedro ii: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes
publisher Universidade Federal do Amazonas
publishDate 2025
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10840
_version_ 1831970437070848000
score 11.753896