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Dissertação
A Modelagem Matemática como perspectiva metodológica aplicada à Aprendizagem Sociocultural
As aulas de matemática geralmente são consideradas as mais desafiadoras para a maioria dos estudantes, pois eles têm dificuldade em relacionar os cálculos e fórmulas com situações reais que possam ter vivenciado. A Modelagem Matemática pode contribuir para minimizar essas dificuldades, podendo surgi...
Autor principal: | Magno, Dayane Vieira |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/2591787354364149 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10843 |
Resumo: |
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As aulas de matemática geralmente são consideradas as mais desafiadoras para a maioria dos estudantes, pois eles têm dificuldade em relacionar os cálculos e fórmulas com situações reais que possam ter vivenciado. A Modelagem Matemática pode contribuir para minimizar essas dificuldades, podendo surgir como uma proposta que visa potencializar o processo de ensino por meio da interação, proporcionando significado aos conhecimentos matemáticos do currículo apresentados em sala de aula. Do exposto, este trabalho foi norteado pela seguinte Questão de Pesquisa “De que forma a Modelagem Matemática pode ser efetivamente utilizada para promover a Aprendizagem Sociocultural de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais?”. Dessa forma, esta pesquisa objetivou analisar as potencialidades da Modelagem Matemática como perspectiva metodológica aplicada à luz da Teoria Sociocultural para promover a aprendizagem de estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em consonância com os objetivos desta pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa, dentro do âmbito das pesquisas qualitativas definiu-se a abordagem pesquisa-ação na pesquisa educacional. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A pesquisa foi realizada em um contexto amazônico com estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em uma escola pública no município de Codajás, no interior do Amazonas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a Modelagem Matemática, enquanto perspectiva metodológica, demonstrou-se eficaz para promover a aprendizagem em contexto sociocultural. Ao longo das diferentes etapas do processo, observou-se o desenvolvimento de competências importantes nos estudantes, tais como o pensamento investigativo, a autonomia, o pensamento crítico e o aprimoramento de funções psicológicas superiores, trazendo avanços significativos na aprendizagem. Além disso, foi possível identificar que, durante as etapas da Modelagem Matemática, ocorreram aspectos da aprendizagem sociocultural, a qual se manifestou por meio de práticas de ensino estabelecidas na interação e na construção do conhecimento teórico inserido em um contexto sociocultural específico. |