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Dissertação
Desenvolvimento de um curso a distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem
Introdução: A educação permanente em saúde, modelo de aprendizagem que ocorre no cotidiano da profissão é comprometida com o coletivo, reconhece as atividades rotineiras e habituais como lugar de invenções, de se acolher desafios e substituir de modo criativo, modelos por práticas cooperativas, cola...
Autor principal: | Lima, Sandra Costa |
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Outros Autores: | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2025
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10853 |
Resumo: |
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Introdução: A educação permanente em saúde, modelo de aprendizagem que ocorre no cotidiano da profissão é comprometida com o coletivo, reconhece as atividades rotineiras e habituais como lugar de invenções, de se acolher desafios e substituir de modo criativo, modelos por práticas cooperativas, colaborativas, integralizadas e audazes na arte da escuta da diversidade e da pluralidade no país. Objetivo: Desenvolver um Curso na modalidade a Distância para capacitação da equipe de enfermagem no atendimento humanizado e equânime ao indígena hospitalizado, com a atenção às questões culturais e especificidades desta população. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica, para desenvolvimento de um curso de curta duração à distância para capacitação em saúde indígena para profissionais de enfermagem em um Ambiente Virtual e aprendizagem, norteado pelo referencial teórico da andragogia. O percurso metodológico seguiu as três primeiras etapas do modelo ADDIE para nortear o desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem, a saber: análise, desenho e desenvolvimento. Resultados: desenvolvimento do Curso ENFERMAGEM EM SAÚDE INDÍGENA NO CONTEXTO HOSPITALAR –CURSO EAD, para educação continuada da equipe de enfermagem na assistência ao paciente indígena em contexto hospitalar, carga horária de 60h. A produção técnica e tecnológica foi mediada pela Teoria da diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger. Conclusão: O curso foi desenvolvido por meio de uma ferramenta pedagógica inovadora com foco na redução de lacunas no conhecimento acerca do cuidado à população indígena, desenvolvimento de habilidades e competências culturais para o atendimento humanizado e equânime ao indígena em ambiente hospitalar. |